A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada informa que se encontra novamente disponível, na Delegação da Associação em Anadia, o GIP (Gabinete de Inserção Profissional). O GIP é um espaço criado a partir de uma parceria entre o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e a ACIB, com o objectivo de apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Este gabinete coloca ao dispor dos seus utentes (jovens/adultos desempregados) intervenções especializadas em diferentes âmbitos:
Informações sobre ofertas de emprego/estágio ou formação
• Está desempregado, à procura do 1º emprego ou em busca de novo emprego? • Gostaria de realizar um estágio? • Gostaria de ser informado sobre ofertas de emprego disponíveis? • Está interessado em frequentar um curso de formação profissional? • Não tem a escolaridade obrigatória? • Sabe o que é um RVCC ou EFA?
Técnicas de procura de activa de emprego
• Tem um curriculum vitae bem elaborado e actualizado? • Sabe redigir uma carta de apresentação? • Sabe como responder a um anúncio de oferta de emprego? • Sabe como comportar-se numa entrevista de emprego? • Para além da inscrição no Centro de Emprego, que outras estratégias conhece para facilitar a procura de emprego?
O GIP disponibiliza, junto dos seus utentes, informação detalhada e actualizada sobre cada uma destas situações, encaminhando-o para o (s) programa (s) de emprego ou formação mais adequados à sua situação.
No que toca às empresas, o GIP disponibiliza os seguintes serviços:
Recolha de ofertas de emprego por parte de empresas ou particulares
• Precisa de contratar alguém para a sua empresa ou para lhe prestar um serviço? • Tem conhecimento do programa Estágios Profissionais? • Tem conhecimento dos programas de Apoios à Contratação?
O GIP promove a divulgação das ofertas de emprego ou estágio oferecidas pelas empresas e instituições da região, encaminhamento ou pré-selecção de candidatos cujo perfil se adequa ao pretendido pela empresa e informação e apoio relativo a programas de emprego promovidos pelo IEFP.
Inscreva-se ou envie a sua oferta de emprego
Local de funcionamento:
Avenida Eng.º Tavares da Silva Edifício do Paço, Bloco 1, Loja A 3780-203 Anadia
Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª-feira, das 9h às 12:30h e das 14h às 18h.
Para qualquer informação, contacte por telefone: 231 516 761 ou via e-mail: gip@acib.pt
[Joana Costa - Departamento de Relações Públicas da ACIB]
Há milhares de dentistas, sobretudo no Norte e Centro do país, a quem o Estado deve dezenas de milhar de euros, desde o ano passado, por serviços prestados no âmbito dos cheques-dentista. Os lesados, indignados, dizem que os cheques do Governo são "carecas".
"Conheço colegas, em início de carreira, que estão a passar muito mal, porque, não tendo ainda clientela, contavam com os cheques-dentista para pagar despesas fixas decorrentes do exercício da actividade. Só que, como o Estado é o primeiro a dar o mau exemplo, é mau pagador, esses colegas não têm, agora, como pagar, até, os materiais usados com os pacientes enviados pelo Ministério da Saúde", assegurou, ao JN, um médico do Porto, a quem a Administração Regional de Saúde do Norte deve cerca de seis mil euros, desde Outubro de 2009. (...)
As ARS que pagam pior são as do Norte e Centro. As que pagam melhor são as do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.(...)
A João Pedro Oliveira, da Clínica do Cértoma, em Anadia, a ARS Centro deve, desde há meio ano, cerca de dez mil euros.(...)
1. Paredes do Bairro: PDM e saneamento principais carências O presidente da Junta de Freguesia de Parades do Bairro, Joaquim Cruz aponta o Plano Director Municipal (PDM) como a principal carência da Freguesia. “Sem a revisão do PDM aprovado estamos isolados, no que respeita às construções” desabafa o autarca, acrescentando que “precisamos do documento aprovado quase como que do pão para a boca. As obras pararam em Paredes do Bairro”.
Termina hoje, 26 de Fevereiro, o desafio que o Banco Espírito Santo lançou aos craques da bola portugueses.
O objectivo é encontrar 20 artistas da bola para contracenar com o Cristiano Ronaldo, em Madrid, no próximo anúncio do BES que será gravado em Março.
Para ser seleccionado os aspirantes a estrela de tv têm de mostrar que conseguem manter uma bola no ar ao estilo freestyle, gravando a proeza em vídeo e fazendo o seu upload, até ao final do dia de hoje, em www.voufilmarcomoronaldo.sapo.pt.
Em exibição no Cineteatro Anadia, nas sessões 26, 27 e 28 de Fevereiro (sexta, sábado e Domingo) Classificação: M6 anos Horário das Sessões (sexta-feira e sábado): 21h30 (domingo): 15h00
A aventura desenrola-se numa a casa assombrada onde se esconde o segredo do “Espírito do Mundo”, um diamante vermelho de 95 quilates, único no planeta e com poderes mágicos, protegido pelos fantasmas de uma civilização desaparecida há 500 anos…
Horário de Bilheteira:
Sexta-feira das 20h:00h às 22h00 Sábado das 20:00h às 22h00 Domingo: 14h00 às 15h30
... A Selecção Nacional de Futebol Sub-21 defronta na próxima terça-feira, 2 de Março, a Suécia, no Estádio Municipal de Anadia.
O encontro de preparação, tendo em vista a fase de qualificação para o próximo Campeonato da Europa a realizar no próximo ano na Dinamarca, é transmitido em directo pela TVI a partir das 18h15.
Nos últimos quatro encontros entre as selecções sub-21 de Portugal e Suécia, a equipa lusa saiu vitoriosa por quatro vezes, tendo empatado e perdido por uma vez. A última derrota foi em 2004, no jogo do grupo B do Europeu de futebol. Na altura Portugal perdeu por 3-1. Desde então Portugal já venceu um jogo, na disputa do 3 e 4 lugar do Europeu de 2004, e empatou a zero, na Suécia, em jogo amigável realizado em 2008.
O bilhete para a partida de terça-feira custa 5 euros. As crianças e atletas federados têm entrada gratuita.
Segundo o JB, o Fundo Social tem um valor aproximado de 66 mil e 500 euros. Até agora, e segundo o periódico, existem «cerca de “meia dúzia” de candidaturas já entregues à autarquia» que aguardam apreciação.
Para terminar, o título da peça do JB («Donativos ascendem os 66 mil euros») é um pouco exagerado no meu ponto de vista, já que os bilhetes da FVV não podem ser considerados donativos e os 30 mil euros da Câmara também não.
Antes de mas queremos agradecer a todos os que têm interagido com o ASG via Facebook. Foi através desta rede social que o Miguel Marques contribuiu para a construção do nosso álbum de Anadia Antiga. Aqui ficam os nossos agradecimentos ao Miguel. Mais uma vez apelamos a todos os que nos seguem: Caso tenham fotografias antigas da nossa terra, enviem para anadia100gente@gmail.com O ASG lança também o desafio: Caso reconheçam alguém nas fotos escrevam um comentário com a informação (identificando tb o número da foto) Ficam as fotografias.
A gastronomia de Sever do Vouga, e a doçaria de Vouzela, vão “ casar “ com os vinhos Bairrada, num jantar Eno-Gastronómico.
Realiza-se no próximo dia 2 de Março, pelas 20h30 no Museu do Vinho Bairrada, mais um jantar temático, onde a gastronomia de outras regiões e os vinhos excelência Bairrada, voltam a cruzar-se, num jantar animado com fados.
Este é o primeiro jantar promovido pela autarquia de Sever do Vouga, com a colaboração dos municípios de Vouzela e de Anadia, e tem como objectivos divulgar o Festival da Lampreia e da Vitela que se realiza na vila Severense de 5 a 14 de Março.
Para além da lampreia, servida à bordalesa ou com o tradicional arroz, os “ comensais “ podem optar caso não apreciem este peixe, pelo prato de vitela assada à moda de Sever, com o famoso arroz de forno.
Para sobremesa a autarquia de Sever do Vouga irá servir mirtilo, em doce e gelado, enquanto que a autarquia de Vouzela irá apresentar a sua doçaria, com especial destaque para os estaladiços e cremosos, pastéis de Vouzela, uma iguaria de grande qualidade, que encerra o “ festim “ desta viagem gastronómica.
Todos os interessados em participar no jantar Eno-Gastronómico, podem inscrever-se directamente para o Museu do Vinho, até ao próximo dia 26 (sexta-feira ), através do tel. 231 519 785, o valor da inscrição é de 25,00 €, e a sala terá o limite de 50 lugares.
O executivo da Câmara Municipal de Anadia já decidiu publicamente apoiar o avanço do Eixo 4 (considerando ser o que menos penaliza o concelho), embora considere necessário algumas correcções ao mesmo. Sendo Óis do Bairro e S. Lourenço do Bairro duas localidades que mais preocupações oferecem devido à existência dos chamados corredores de protecção.
Com o apoio de PSD e PS fica a faltar saber a posição oficial do CDS-PP e PCP. Contactados pelo ASG a 8 de Fevereiro, os populares, por intermédio de João Tiago Castelo Branco, garantiram uma resposta à questão para "breve", o que não se verificou até ao momento.
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai organizar, em pareceria com o Projecto Limpar Portugal (PLP), uma sessão de esclarecimentos a 02 de Março, pelas 14h, no Auditório do Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, com o objectivo de esclarecer sobre a iniciativa.
O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico altruísta que tem como intenção a sensibilização e educação ambiental da população em geral e que culminará no dia 20 de Março com a limpeza das lixeiras ilegais dos espaços verdes e florestas de Portugal.
Para mais informações e/ou inscrições, contacte a ACIB através do telefone: 234 730 320 ou via o e-mail: acib@acib.pt
O Anadia FC foi à Tocha empatar a duas bolas. Com este resultado, os "Trevos" desceram para a terceira posição. Na segunda divisão, o Pampilhosa venceu em casa o Académico de Viseu por 1-0, mantendo assim a liderança da classificação. Enquanto que o Oliveira do Bairro foi a Tondela perder, por 3-0, com a equipa local.
A aplicação da verba do Fundo Social foi também questionada por João Morais (CDU). O presidente da Câmara Municipal afirmou que o fundo "está constituído", mas não foi "aplicado no terreno". Numa próxima reunião "serão criadas as condições para aplicar as verbas disponíveis para o efeito", concluiu.
Agora, e segundo informações a que o ASG teve acesso (blogue do Egas e Becas), teve que ser Lino Pintado (da oposição) a esclarecer João Tiago Castelo-Branco (da oposição) sobre o Fundo que teoricamente já estará a funcionar mas que ninguém sabe como.
... Litério Marques terá mesmo dito que «“A gestão do fundo pertence à Câmara Municipal de Anadia. Ao acompanhar as deliberações é possível saber que a autarquia está a mexer com o fundo”. ...
Acompanhando as deliberações até Dezembro o ASG ficou a saber que a Câmara ainda não tinha feito nada.
... Agora, e depois da entrevista e intervenção de João Tiago Castelo-Branco, a CMA dá finalmente a conhecer o Fundo Social:
A Câmara Municipal de Anadia assume a promoção do Fundo Social, “Por uma causa social!”, como um contributo para a melhoria das condições de vida dos seus Munícipes. Desta forma, a Autarquia implementa medidas de apoio às famílias do Município de Anadia mais afectadas pela actual crise económica. Os agregados familiares podem apresentar a candidatura à Câmara Municipal de Anadia, tendo em conta as condições de acesso e as demais disposições que constam no Regulamento do Fundo Social, aprovado em reunião do executivo camarário. A candidatura deverá ser apresentada no Gabinete da Rede Social (Centro Cultural de Anadia).
Estive a ler o regulamento e não entendo uma coisa. E atenção que não estou a criticar. Apenas não entendo:...
«Para concretização deste Regulamento é criado o Fundo Social, que será constituído pela receita proveniente da venda dos bilhetes da Feira da Vinha e do Vinho e ainda por todos os donativos efectuados por pessoas singulares ou colectivas públicas ou privadas».
Já desde algum tempo que nos chegavam diversas petições dos moradores, dos proprietários das lojas e mesmo dos Munícipes em geral que utilizam aquele espaço, manifestando o seu desagrado pelo deficiente estado de conservação nos acessos ao referido prédio. Contudo, num processo de licenciamento mais recente, caberia aos condóminos procederem às obras de beneficiação nos espaços de logradouros. Trata-se pois, de um processo de licenciamento mais antigo e que face ao estado de degradação dos espaços, a Câmara não poderia ficar alheia.
É no âmbito da Regeneração do Centro Urbano da Cidade, que temos em elaboração vários estudos e que gradualmente iremos colocar em prática.
No caso em concreto, pretende-se fazer uma remodelação dos pavimentos, melhorar as acessibilidades, as infra-estruturas eléctricas, colocação de novos postes de iluminação, enquadrar a localização dos contentores de resíduos sólidos urbanos e de um ecoponto, bem como a colocação de mobiliário urbano e a remodelação da zona ajardinada. Trata-se de uma obra que está a ser executada por Administração directa tendo em conta que temos os meios necessários para a executar e que requer alguma assistência por parte de várias entidades que dispõem de infra-estruturas nos locais e que por vezes obrigam a alguns ajustamentos em obra do traçado inicial do projecto.
As obras a realizar no âmbito da Regeneração, incluem também a reformulação da rede viária, do Largo Costa Almeida/ Rua dos Olivais/Alameda Poeta Cavador, com a redefinição dos passeios, dos separadores centrais, a recolocação dos postes de iluminação pública e a sinalização vertical e horizontal.
Outras intervenções se seguirão, das quais a seu tempo daremos conhecimento.
Quero agradecer o apoio da Câmara Municipal de Anadia, por disponibilizarum camião, uma retroescavadora, entre outros materiais. Agradeço também por colocar ao nosso dispor quatro pessoas que nos ajudaram com todo o empenho:
- Sr. José Gomes - Sr. Pedro Fontes - Sr. Fernando Aires - Sr. José Amaral
Sem todo este apoio, não seria possível realizar todo este trabalho em tão pouco tempo.
Muito Obrigado.
Agradeço também à AnadiPlanta, que nos deu as árvores para plantar. Foram plantadas 26 árvores.
Os voluntários que contribuíram, debaixo de chuva, junto com o pessoal da Câmara Municipal, para este resultado foram:
- Sra. Carla Saturnino - Anadia - Sr. Manuel Bastos - Famalicão - Sr. Agostinho Coelho - Tamengos - Sra. Albertina Coelho - Tamengos - Sr. Manuel Costa - Ribafornos
A eliminação destas lixeiras gerou 3 camiões com 3.5 toneladas de lixo, cada um, portanto 10.5 toneladas foram eliminadas por 9 pessoas neste fim-de-semana em Anadia.
Se criticámos antigas atitudes de inércia, louvamos este apoio dado pela CM Anadia. Há que reconhecer os bons gestos, mesmo que sejam gestos que o município moralmente esteja "obrigado" a realizar.
Entretanto, na pausa de Carnaval, o treinador aproveitou para ir dar alguns conselhos ao José Mourinho...
Ele assumiu que tem andado atento ao nosso trajecto e que é Anadiense desde pequenino... Acabou por vestir a camisola e queria, mesmo, ficar com ela...
David Beckham não aceitou vir jogar para a nossa equipa porque, segundo ele, precisa de jogar para ir ao Mundial e na nossa equipa acha que não tem lugar...
Pélé assumiu, com um sorriso, que já ouviu falar da enorme qualidade da equipa de Escolas B do Anadia e que pretende, um dia, vir assistir a um dos nossos jogos!
Wayne Rooney já festeja as nossas vitórias...
Steven Gerrard, tal como Beckham, não aceitou o convite porque teria que largar a braçadeira de capitão...
Posto isto, Barack Obama, perante a minha presença, e sendo prémio Nobel da Paz, enalteceu a dignidade, o respeito e a amizade que prolifera na nossa equipa, dizendo que é um exemplo a seguir...
Quase de partida, mas ainda com tempo de fazer uma perguntinha: Eu ouvi mal, ou diz-se que vão deitar abaixo a Capela S. Sebastião e a Casa da Música?!
Espero que seja só o "diz-que-disse"...
A Capela é Património Arquitectónico e Religioso A Capela de S. Sebastião, situada em pleno centro da vila de Anadia, sofreu intervenções em períodos distintos, séculos XVII, XVIII e XIX. Esta capela guarda, entre outras,as imagens de Santa Catarina e da Virgem com o Menino, ambas em madeira, de finais do século XVII. ... De salientar, também, o crucifixo em pedra, do século XVII, o qual se julga ter sido cruz de caminho. Esta capela, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Anadia, encontra-se distinguida como valor concelhio. in: Município de Anadia
Desde o derrube da Cadeia, que em tempos idos foi abaixo não se sabe muito bem por alma de quem, passando por outros e até aos nossos dias como é o caso dos Serviços Municipalizados, o Cineteatro... entre outros, lamento o facto que esta terra tudo se destrói para que nada de jeito seja construído.
Depois de uma tentativa, que ficou muito aquém do esperado, do RB alterar o seu trabalho online. ... É a vez do JB apostar numa nova página online. Mais bonita, mais funcional... Tudo isto em forma de blogue através do Wordpress. ... Uma forma muito bem conseguida de transmitir a informação de forma profissional e ao mesmo tempo jovem e actual. ... Falta agora ver se este trabalho de layout é acompanhado por notícias actualizadas e postagens constantes. Ficamos a aguardar para ver, com a certeza que este é o caminho correcto para o jornalismo regional. ...
O II Circuito Squash Cidade de Anadia, vai iniciar-se já a 27 de Fevereiro de 2010.
Estão abertas as inscrições para o Torneio Squash Esc. Sec. Anadia, a realizar no dia 27 de Fevereiro de 2010 no Pavilhão de Desportos de Anadia.
Este torneio é o primeiro (de quatro), que constitui o II Circuito Squash Cidade de Anadia e apurará os 16 melhores para o Masters a realizar em Dezembro,c omo condição fundamental é a participação no mínimo em dois torneios.
Este torneio está limitado a 32 participantes e cada um desses participantes realizará no mínimo 3 jogos.Terá Quadro Principal e Placas.
O valor da inscrição é de 10€ (seguro incluído). Para atletas até 18 anos 5€(seguro incluído). Alunos do Clube Squash da Escola Sec. de Anadia - 4€ (seguro incluído)
Inscrições - squashesa@gmail.com ou 915193276
A data limite das inscrições é dia 25 de Fevereiro ás 13.00h.
Ainda sobre o facto de Litério Marques dizer que se registou no último ano um "êxito de afluência de espectadores" ao Cineteatro de Anadia, tenho a demonstrar que é capaz de haver um dicionário que tenha expressões mais acertadas para aquilo que é a afluência dos anadienses ao Cineteatro. ...
... Deixo ainda o repto aos nossos leitores. Leiam o dicionário e deixem nos comentários o adjectivo ou expressão que melhor classifica o "reinado literiano" em Anadia.
Apesar do 100 (de sem) número de gente, factos ou acontecimentos que todos nos queixamos, é difícil imaginar Anadia desta forma. No entanto parece tão viva ... São imagens do passado que certamente apelarão às recordações de muitos.
Este fim-de-semana estará em exibição no Cineteatro de Anadia o filme Sherlock Holmes. Um filme que já tive a oportunidade de ver e que me agradou. Acção e muito humor à mistura num enredo que peca pela falta do inesperado. Mas que, no entanto, deixa antever uma sequela.
...
"Sherlock Holmes"
Em exibição no Cineteatro Anadia, nas sessões de 19 e 20 de Fevereiro Classificação: M12 anos Horário das Sessões (sexta-feira e sábado): 21h30
"Numa nova abordagem ao mais famoso personagem de Arthur Conan Doyle, "Sherlock Holmes", o detective e o seu leal parceiro Watson, encontram o seu último desafio. Revelando habilidades de luta tão letais quanto o seu lendário intelecto, Holmes vai lutar como nunca para derrubar um novo inimigo e desvendar uma conspiração mortal que pode destruir o país.
Horário de Bilheteira:
Sexta-feira das 20h:00h às 22h00 Sábado das 20:00h às 22h00
Jovem colhido por comboio este fim-de-semana em Anadia foi hoje a enterrar na Moita. ... O rapaz, 22 anos, dirigia-se a pé junto à linha ferroviária quando o pior aconteceu. Centenas de pessoas prestaram há momentos a sua homenagem, numa cerimónia marcada pela presença maciça de jovens anadienses que assim quiseram deixar um último adeus. ... O ASG não podia deixar de se juntar a esta manifestação de pesar e deixar os sentidos pêsames à família do jovem Jorge.
(...) Em alguns pode ler-se que na Tailândia, por exemplo, há quem use aparelhos ortodônticos falsos "porque é moda". Outros revelam a existência de pessoas com fetiches pelos arames e elásticos na boca, daí que optem por cores o mais agressivas possível, desenhos e formas ousadas.(...)
Sónia Camilo, de Lisboa, admite que alguns usam aparelho por ser moda. "Se não fosse, não usariam as aplicações com cores, transparentes, etc.", justifica.
O médico Philip Fonseca, com clínica em Anadia, conta que uma paciente, com influências góticas, pediu-lhe um aparelho com elásticos pretos. "Abria a boca e era tudo negro!", brinca. "São gostos! Tenho 35 tonalidades. As crianças querem logo as que dão mais nas vistas", nota o médico bairradino.
Philip Fonseca diz que lhe chegam vários pacientes, sobretudo crianças, que querem instalar aparelhos "claramente por ser moda". "Tem a ver com a filosofia de grupo. Um colega ou familiar também usa e ele não quer ficar atrás", justifica o médico.
Isabel Moreira, de 37 anos, residente na Mealhada, socorre-se da sua experiência na área da Comunicação Social para defender que este boom na procura/uso de aparelho resulta da maior consciencialização das pessoas para as vantagens da boa saúde oral e maior conhecimento dos tratamentos ao dispor. Factores decorrentes da era da comunicação global em que vivemos, segundo diz, ela que usa aparelho nos dentes há um ano, "por razões estéticas". ... MIGUEL GONÇALVES no JN