A destruição ofensiva de ícones do concelho

9/01/2009 04:02:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

A cidade e o município de Anadia estão a assistir, com a maior passividade, a uma destruição gradual, vergonhosa e ofensiva, da nossa cultura e do legado deixado pelos nossos antepassados, levada a efeito pelo Executivo Municipal.

Esta destruição de espaços identitários, tais como o edificado da Quinta dos Cabrais, a remodelação das Praças do Município/Visconde de Seabra (mais conhecidas para quem nos visita como pista de kart), o antigo Cineteatro de Anadia, a Fábrica de Cerâmica de Anadia e muitos outros espalhados pelos diversos lugares do concelho, sem consulta à população nem apresentação de soluções alternativas mais contidas (por que não um concurso de ideias?), resultaram em soluções que só contribuíram para apagar a memória dos espaços intervencionados.

Prepara-se agora este Executivo, ”…sempre com o cunho pessoal do seu Presidente”, no âmbito de um processo duvidoso de Regeneração do Centro Urbano de Anadia, para demolir o antigo Mercado Municipal de Anadia, um símbolo marcante do comércio tradicional, projectado pelo Arquitecto Luís Benavente, cuja traça se enquadra na arquitectura do Estado Novo, inaugurado no ano de 1966, pelo então Presidente da Câmara, Dr. Adelino Ferreira da Silva, para comemorar os 40 anos da Revolução Nacional.


Se valores mais altos não se levantassem (tais como a participação pública, etc.), bastaria ter alguma sensibilidade para as questões Ambientais para perceber que a demolição é sempre a pior solução possível, pela simples razão que os resíduos da demolição terão de ser depositados no meio ambiente e os materiais necessários à nova construção irão delapidar recursos naturais.

Colocação das imagens

A intervenção minimalista que se apresenta nesta montagem poderia ser uma das soluções, aproveitando-se os espaços construídos existentes – encerrados com envidraçados - para comércio de produtos biológicos de produção local, artesanato, espaço de lazer para crianças, o tal Domus cibercafé, exposições ou até para incubadora de empresas/serviços. Enfim, um sem numero de possibilidades que teriam de ser equacionadas antes de se lá colocar o “camartelo”.

Chegou o momento de dizer BASTA! Enquanto cidadãos, cabe-nos o dever de participar e o direito de expressar os nossos pontos de vista em matérias fundamentais que põem em causa, como é o caso, referenciais simbólicos que consolidam a identidade do Concelho.

Daí o apelo. Manifeste-se contra a demolição do antigo Mercado Municipal. Envie uma mensagem para presidencia@cm-anadia.pt ou uma carta dirigida ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Anadia.


Maria do Céu Castelo-Branco e Sidónio Carvalho Simões


[Artigo e imagens enviadas por Maria do Céu Castelo-Branco, pelo CDS/PP de Anadia, aos jornalistas para publicação]

6 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Totalmente de acordo!!

    Continuem a votar nele (Presidente), que ele continua a encher o papinho e apanhar "tosgas" sem querer saber de mais nada...

    enfim... como é possível ainda votarem neste senhor?! è daquelas coisas inexplicáveis!!

  2. Anónimo disse...

    Ora aí está a primeira ideia do eng, Sidónio, transformar o antigo mercado municipal num parque urbano, onde as pessoas possam passear. Grande ideia.

    É pena que venha um pouco tarde!

    Se as eleições tivessem sido em 2008, era possível aproveitar o espaço. Agora não há nada a fazer.

  3. Sérgio Bandeira disse...

    Concordo e discordo.

    Antes de mais, concordo que se pense em alternativas antes de destruir.
    Depois, também concordo que se destrua para se construir novo e melhor.
    E, por fim, discordo que se mantenham os edifício ou edificações apenas porque já existiram.

    Se o CDS-PP tivesse a oportunidade de ter o espaço do antigo mercado limpo sem edificação nenhuma, o que é que faria lá? O que lá está hoje? Claro que não...

    Sejamos honestos... pelo menos...

  4. Anónimo disse...

    Faz-me mais confusão o deita abaixo da cerâmica e do antigo teatro do que deitar a baixo este "mercado". Este espaço necessita de ser remodelado, reaproveitado e modernizado a pensar no futuro.

    Além do mais... estão mais bonecos nestas fotos do que pessoas nas ruas de Anadia durante o fim-de-semana (exceptuando a zona do mercado ao sábado de manhã).

  5. Anadiense disse...

    Acho que a ideia é boa, aproveitar o património edificado e moderniza-lo para o futuro, ou seja chamar pessoas ao centro da cidade.
    Acho que não é tarde para lutar!!!
    Acho que tem que haver uma discussão pública sobre o aproveitamento deste espaço e as eleições até ajudam.
    Também acho que o que lá está tem muito valor cultural e o seu aproveitamento não tem que passar pela sua total destruição.
    A construção civil é para os privados e não para a câmara.
    A câmara tem que fazer obra públicas necessárias às pessoas.
    Acham necessário um parque subterrâneo de 500 lugares numa zona alagadiça e que por isso vai custar 3 milhões de euros?!!?
    É muito mais necessário um sitio onde as pessoas possam ter algum lazer, onde as crianças possam ter actividades lúdicas.
    Não me esqueço quando a paróquia fez um circuito de teatro pelas bancas da praça, onde aliaram as novas tecnologias ao espaço edificado, foi bonito e gostei muito.
    Anadia tem gente e pode ter mais... acreditem!

  6. Anónimo disse...

    Aposto que esta gente, que apresenta esta idílica perspectiva do velho mercado, quando ele foi útil, sequer tremoços, lá foram comprar.
    Querem aproveita-lo para quê?
    Esquecem-se que nem sempre está sol? que também há dias e noites de chuva, trovoada e vento?
    Só gostaria de saber quem é o atrevido do malandrote que leva a mão no tutu da menina.