Anadia uma (nece)cidade

11/30/2009 11:04:00 da tarde Publicado por JP

Li aqui no Anadia Sem Gente que a CM Anadia vai comemorar o 5º aniversário da elevação de Anadia a cidade.
...
Sem dúvida que é de louvar tal facto. Mesmo mantendo eu as minhas incertezas quanto ao facilitismo com que se atribui, neste país, tal título a uma localidade.
...
Já houve quem dissesse neste blogue que se devia mostrar o antes e depois. Isto é, a (leia-se cidade de) Anadia há 5 anos e a Anadia tal como está hoje. Há diferenças? Quais são? Lembro-me rapidamente de algumas: temos um novo Cine-Teatro, piscinas municipais (têm menos de 5 anos, certo?), um novo pavilhão desportivo... Não me recordo de mais nada! Ah! O Mercado... deve haver outras coisas, mas assim de repente não me vêm à cabeça.
...
Para mim, que há quase 5 anos estou a viver a muitos quilómetros de distância, Anadia parece estar na mesma. Com umas quantas lombas e rotundas a mais!
...
Mas em Anadia não há muito mais e mesmo assim a Câmara de Anadia "obriga-se" neste dia de comemoração a promover as poucas (talvez demasiadas tendo em conta a adesão dos anadienses) coisas que há:
  • uma inauguração na Biblioteca Municipal de Anadia;
  • uns ateliers e visitas no Museu do Vinho da Bairrada;
  • umas aulas no Complexo Desportivo de Anadia;
  • um Espectáculo de Variedades no Cineteatro de Anadia;
Para mim esta parece ser uma forma desesperada e barata de promover estas novas infraestruturas.
...
Quem me leu até aqui deve pensar que esta é uma crítica à Câmara de Anadia. Mas não é! Esta é uma crítica à cidade de Anadia (e na qual me incluo), da qual faz parte o executivo camarário mas sobretudo o povo anadiense.
...
Continuo sem entender se o povo de Anadia não adere porque não há, ou se em Anadia não há porque as pessoas não aderem!
...
Quem saiu um dia de Anadia e agora olha para esta cidade sabe do que falo: Anadia não é atractiva nem do ponto de vista profissional, nem turístico, nem cultural...

1 comentário(s):

  1. pedro disse...

    olha bela brincadeira com o título, o resto não comento, acho que este buraco não devia ser cidade