Hospital de Anadia para a Misericórdia

7/11/2011 09:19:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

As Misericórdias podem voltar a gerir os hospitais dos quais são proprietários, mas que desde o 25 de Abril estão nas mãos do Estado.

De acordo com o Diário de Notícias, a medida já está a ser avaliada pelo Governo, que pretende delegar mais competências ao sector social.

Se avançar, a medida vai ao encontro do apelo deixado este fim de semana pelo presidente da república.

Cavaco Silva defendeu que caso o Estado não tenha capacidades para assegurar todos os cuidados de saúde deve delegá-los a outras organizações.

Na lista dos hospitais que poderão regressar à gestão das Misericóridas estão os hospitais de Santo António, Serpa, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Amarante, Cantanhede, Viana do Castelo, Alcobaça, Anadia e Vila Nova de Gaia.

6 comentário(s):

  1. Hakeem disse...

    Eu passo-me com esta linguagem... "As Misericórdias podem voltar a gerir os hospitais dos quais são proprietários". Pois... O dinheiro foi de todos, mas o hospital é deles... Ou então tinham uma máquina de fazer dinheiro...

  2. Anónimo disse...

    Historicamente os hospitais são das Misericórdias!

    Porque é que foram parar às mãos do estado é outra estória...

  3. Hakeem disse...

    Estória mesmo é as Misericórdias terem sido "donas" dos hospitais. Mais uma vez pergunto: onde é que as Misericórdias desencantaram o dinheiro para fazer os hospitais? Foi o dinheiro de todos (do ESTADO!) e o dinheiro de doações, ou as Misericórdias imprimiram o seu próprio dinheiro?

  4. Jolly Jumper disse...

    O dinheiro não ia, certamente, de "todos" e muito menos de "nós"!

    Antes de prosseguir, permite-me dizer que entendo o que quiseste dizer.

    O dinheiro que as Misericórdias tinham eram donativos dados pelos cidadãos mais ricos da sociedade e serviam na sua essência para curar os mais desfavorecidos. Inicialmente, hospital era a casa onde o hóspede recebia cuidados, entre outros, do corpo e da alma. Mais tarde é que se vieram a especializar as áreas de cuidados de saúde e os hospitais começaram a ter o aspecto e divisão que hoje conhecemos.

    Prefiro ver o lado bom e secular das Misericórdias, sem esconder que possa ter havido, por vezes, pessoas menos bem intencionadas à sua frente.

  5. Hakeem disse...

    Olha que o dinheiro ia mesmo de todos. As misericórdias foram criadas com a ajuda do Estado no tempo de D. Maria II. Sempre foram recebendo algumas ajudas estatais e sempre usufruiram de benefícios fiscais. Além disso, as doações partiram dos cidadãos ricos e dos pobres também. É óbvio que os ricos contribuiram muito mais (e tiveram direito a placas e estátuas por isso...), mas isso só aconteceu porque eram aquelas as pessoas ricas.

    Mas, na realidade, esta nem é a questão principal. A questão a que o anónimo fez referência é muito importante: estes hospitais pertenciam às Misericórdias antes do 25 de Abril. Se formos a ver a qualidade do sistema de Saúde antes da Revolução e depois da Revolução, nota-se uma diferença gigantesca. Passamos de país de 3º mundo para um dos melhores do mundo. Não quero com isto dizer que a culpa era só das Misericórdias - o Estado Social ridículo que existia foi o grande culpado, e as Misericórdias fizeram, talvez..., o melhor possível dentro das restrições impostas pela ditadura salazarenta. Agora, que estamos a arriscar-nos a impor um atraso civilizacional, isso estamos!

  6. JJ disse...

    Ok, entendi-te! Sim... poderá ser um grave revés.