Autárquicas: a polémica continua...

3/28/2009 10:21:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

A polémica em torno da escolha do candidato social-democrata à Câmara Municipal de Anadia nas próximas eleições autárquicas está “para lavar e durar”. Notícias ainda não confirmadas oficialmente dão conta de que o actual presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Ribeiro – escolhido pela comissão política concelhia, mas chumbado pela distrital –, terá sido novamente recusado pelo PSD de Aveiro, no âmbito de uma segunda reunião para debater o assunto. Ao que tudo indica, a distrital terá renovado a sua confiança política em Litério Marques, e parece manter-se irredutível na decisão de apoiar o actual presidente da câmara na corrida a um novo mandato autárquico. Ao lado de José Manuel Ribeiro, que ainda não rompeu o silêncio a que se votou aquando do primeiro chumbo do seu nome, estão Lígia Seabra, cabeça-de-lista dos Delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro, e Pedro Esteves, presidente da JSD de Anadia, que nos últimos dias vieram a público considerar “ilegítima”, “abusiva” e “sem qualquer fundamento”, a actuação do PSD de Aveiro em todo este processo.

Outras polémicas
O caso de Anadia não é único no país, e nem sequer no seio do PSD: no Município de Olhão, por exemplo, a candidatura de Gonçalo Amaral foi anunciada pela concelhia local e dias depois reprovada pela distrital, acabando por ser retirada, com o aval da direcção nacional do partido. Também no PS há pelo menos dois casos semelhantes, mas com uma pequena nuance: Narciso Miranda, o histórico “senhor de Matosinhos” que foi presidente de câmara durante mais de duas décadas, demonstrou vontade de regressar à liderança dos destinos do concelho, mas a comissão política concelhia local e a distrital portuense preteriram o seu nome, a favor do actual autarca, e seu antigo número dois, Guilherme Pinto. Já no Município de Valongo, também integrado na Área Metropolitana do Porto, a vereadora socialista Maria José Azevedo, que em 2005 conseguiu o melhor resultado de sempre do PS no concelho, foi chumbada, tendo a concelhia e a distrital optado por lançar Afonso Lobão contra o social-democrata Fernando Melo.

Candidatura independente?
Diante da resposta negativa das cúpulas dos seus partidos, Gonçalo Amaral, Narciso Miranda e Maria José Azevedo anunciaram já a intenção de liderar candidaturas independentes àqueles concelhos, mas poderá o mesmo suceder no Município de Anadia? Que futuro poderá ter José Manuel Ribeiro, cujo empenho na vida do concelho é amplamente reconhecido em diversos quadrantes, se ousar quebrar os laços que o unem ao PSD? E se isso porventura acontecer, que impacto terá a sua possível candidatura nos resultados da votação? Poderá esta clivagem no seio do PSD contribuir para a derrota do partido e para uma viragem no cenário político anadiense? O que pensa o leitor de tudo isto?

Fotografia de Ana Jesus Ribeiro

1 comentário(s):

  1. Leiam a imagem disse...

    um "artigo brioso", com princípio/meio/fim. "voltinhas bem dadas" por quem está dentro do jornalismo, da política além fronteiras, e sabe com fundamento, de mais casos polémicos de políticos, como o do PSD de Anadia. Bem vinda à realidade anadiense! Profissionais assim, e pela "re e inovação".