Instalações da GNR preocupam José Manuel Ribeiro

7/03/2009 01:02:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

O edifício onde está instalada a GNR de Anadia encontra-se em condições muito deficientes. É esta a conclusão a que chega o deputado anadiense na Assembleia da República, José Manuel Ribeiro, após uma visita ao local. A situação é tão grave que exigiu, na última semana, esclarecimentos ao ministro da Administração Interna, sobre o estado do imóvel e as condições em que os militares trabalham. "Problemas ao nível da rede eléctrica e de canalização, infiltração e humidades e tectos falsos a ameaçar ruína", são alguns dos identificados pelo deputado.
O edifício onde está instalada a GNR foi inaugurado em 1970, originalmente como prisão, e mais tarde adaptado a posto da GNR. De lá para cá, os gastos em manutenção têm sido mínimos e a situação tem vindo a agravar-se, com o peso dos anos. O alojamento dos militares é "surreal", admite José Manuel Ribeiro, confirmando que as antigas celas deram lugar a quartos para os militares, muito embora a Inspecção Geral da Administração Interna impeça a sua utilização para prender criminosos, "por falta de condições". Cada cela serve de quarto a quatro militares, avança, denunciando ainda que a cozinha e zona de lazer são "terceiro-mundistas" e que nem o arquivo se salva.
Este funciona no sótão e para aceder ao mesmo só através de um buraco no tecto, sendo necessário colocar uma escada móvel. Por isso, conclui que a mera realização de obras já não solucionará os problemas existentes, pelo que só novas instalações de raiz solucionam o problema. Por isso, questiona o ministro Rui Pereira sobre a situação da GNR de Anadia, pretendendo saber como é que o Governo vai solucionar o problema, se através de obras profundas no imóvel ou através da construção de novas instalações, assim como quando pensa o Governo iniciar as obras, caso opte por um novo edifício.

Texto: Catarina Cerca (Jornal da Bairrada)
Foto: Carla Teixeira

15 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    O estado do pais é assimq ue se mede; não se investe e não se promove qualquer manutenção. Assim depois cai por si, ou manda-se deitar a baixo... e entra o prof. Literio que é o especialista no deita a baixo.

  2. Anónimo disse...

    É pena que o senhor "Dr" José Ribeiro não esteja preocupado em esclarecer qual a posição da Concelhia do PSD sobre a candidatura de Litério Marques à Câmara.

    Tanto silêncio...

    Em que ficamos?

  3. Anónimo disse...

    É esta a conclusão a que chega o deputado anadiense na Assembleia da República, José Manuel Ribeiro... portanto está tudo dito.
    Um deputado da republica outro autarca local.
    Cada macaco no seu galho.
    Sobre o MAI pois, tem bom remedio: transfira por favor o comando para sangalhos, que gastou lá o nosso dinheirinho e tem lá condições de excelencia para alojar os militares, promovendo um melhor serviço, e dignidade para os agentes.
    Sangalhos merece; Anadia merece.

  4. Anónimo disse...

    Po que é que esta gente gosta de fazer os comentários como anónimo? Tem medo de dar a cara e o nome? Este blog deverá a passar a chamar-se "Anadia sem rosto".

  5. Cagido disse...

    Mas eu não gosto de dar a cara e por isso assino sempre os meus comentários com o nome "Cagido".

  6. Anónimo disse...

    O anonimo das 22:41, que não gosta de comentários anonimos, sabe que é:
    - Jolly Jumper (administrador/autor)
    - Leiam a Imagem (autora)
    - ML (autora)
    Eu não sei, e por isso mesmo, aprecio muito os assuntos, mas não sei que estou a escrever na secreta, por isso escrevo sob capa.
    Se conhece-se as pessoas ou elas estivessem identificas as coisas mudem de figura.
    Mas o mote do blog é "anadia sem gente"; mas pode ser "anadia anonima"...
    POr outro lado ao assinar como anonimo, sei que os visados vão dar voltas a cabeça para tentar descobrir o autor, e até de umas cenas caricatas; portanto nem tudo é mau.
    Quanto ao posto da GNR, só estão nestas condições porque sim... alternativas não faltam; só falta vontade!

  7. Anónimo disse...

    Boas..

    A propósito dos comentários a desvalorizar quem se apresenta como Anónimo....esse velho argumento desgastado!!

    No meu entender, cada um se apresenta como quer, o sistema permite-o, logo não vejo problema algum em utilizar o anonimato, se os conteúdos, temas e conceitos apresentados por cada um forem dignos e à altura do contexto em questão, o Anónimo em causa também o será.

    É tão simples quanto isto.

    Cumprimentos

  8. Carla Teixeira disse...

    Há neste blog pelo menos uma autora que nada tem de anónimo: chama-se Carla Teixeira, assina o que escreve com o seu nome e é assim que gosta de ser e de estar. No entanto, é como diz o comentador anterior: se o assunto for importante, actual e suscitar o debate e a participação, não importa quem o assina. Importa sim debater Anadia, e é isso que aqui se tem feito. Com visões diversas da realidade, mas sobretudo com elevação e sem represálias para quem quer que seja. São todos bem-vindos, independentemente das opiniões que professem, desde que sejam educados e venham por bem.

  9. Carla Teixeira disse...

    Acrescento ainda que a colaboradora "Leiam a imagem" tem um blog, que está linkado aqui ao lado, no qual assume a sua identidade em pleno. Só não sabe quem ela é quem estiver realmente distraído. É certo que é só um nome - Ana Jesus Ribeiro - como o meu também é apenas um nome, que pouco ou nada acrescenta a quem não conhece as pessoas em causa. No entanto, é uma assinatura, que nada tem de anónimo ou de eventualmente perigoso. Nada tema quem aqui passa e deixa a sua marca. Gostamos de vos receber e de ler as vossas opiniões. Os vossos nomes serão bem-vindos se os quiserem deixar. Caso contrário, tudo bem na mesma. Até sempre!

  10. Anónimo disse...

    Não creio que tivesse falado no nome de "Carla Teixeira"... e no momento que as pessoas não se assumem aqui, não é meu dever ir à procura de quem são.
    Cada um é como é, e assume-se como tal.
    Quanto ao resto... "Nada tema quem aqui passa e deixa a sua marca". Demagogia.
    É certo que o 25 de Abril já lá vai, mas o facto de eu dizer aqui que o Prof. Literio é um homem sem escrupulos, que tem privado o concelho de investimentos prioritários a favor dos pessoais, não é uma afirmação que nada teme; se lhe der nome, estou a colocar-me a jeito para ter de o justificar, e não é essa a minha função.
    Como anonimo posso-o dizer, é yum direito que conquistei ao 25, e suscito assim debate e discução.

  11. António disse...

    Viva a liberdade de expressão!
    Seja bem vindo quem vier por bem!
    Cada qual à sua maneira...

  12. Anónimo disse...

    É isso mesmo.

    Não é determinante ter fotografia ou assinatura.

    O importante é ter linha de pensamento, fomentar a participação com ideias audazes, pontos de vista livres mas de carácter lógico, e em conformidade com os valores da sociedade em que vivemos.

    Já repararam que o anonimato pode ser uma base para que muitos possam iniciar-se nestas lides??

    Será que não devemos conceder-lhes esse beneficio da dúvida?

    Será que este não será o meio certo para recrutar novos cérebros para a politica da nossa Anadia?

    Talvez o anonimato concedido hoje, possa dar belos frutos daqui a uns anos.

    abram as mentes, sejam livres, e não se finjam a conceitos e normas rígidas, quando o que se discute é tão banal, e até já foi uma batalha ganha.
    "liberdade de ideias e de expressão"


    Para mim isto do anonimato;
    Sempre foi uma falsa questão;
    Logo que se assegure de facto;
    A compostura e educação;

    Cumprimentos

  13. Carla Teixeira disse...

    Estou totalmente de acordo. Será sempre bem-vindo quem vier por bem. Quando o Jolly Jumper me fez o convite para participar neste blog, colocou-me a questão do anonimato. Se quisesse podia ser anónima. Eu recusei, porque não é essa a minha forma de estar. Gosto de dizer o que penso e de dar a cara por isso. Não considero, no entanto, que os anónimos sejam menos dignos. Às vezes é um recurso necessário, para que, sem medo de represálias, possam dizer o que pensam. Desde que sejam bem educados e contribuam para a melhoria do estado das coisas em Anadia, serão sempre bem acolhidos. O importante não é quem escreve, é o que escreve. Obrigada a todos.

  14. Anónimo disse...

    O Zé está é preocupado com o lugar que vai ter na pocilga do sogro.

  15. António disse...

    Eu gosto de dar as "bentas" ao manifesto. Sou assim! Sou como os politicos, que nunca serei...(nunca digas desta água não beberei)