Não entendo... mas a culpa deve ser minha

8/11/2009 08:55:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Anda na moda fazer geminações. É uma moda que eu não entendo, simplesmente porque não compreendo as vantagens desses protocolos.
...

São Lourenço dos Órgãos já têm irmã gémea

No passado dia 09 de Agosto a Câmara de São Lourenço dos Órgão passou a contar com uma irmã gémea. Foi assinado o protocolo de Geminação com a Câmara de Anadia Portugal.

...
Publicado em São Lourenço dos Órgãos
...
Para quem não sabe onde é que fica São Lourenço dos Órgãos (nome macabro), há a dizer que é um concelho de Cabo Verde, na ilha de Santiago. Segundo a wikipedia, este concelho "foi criado em 2005, quando uma freguesia do antigo Concelho de Santa Cruz foi separada para formar o Concelho de São Lourenço dos Órgãos."

15 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Dou um doce a kem souber o que separou Litério do Ribeiro (sogro).
    1-Terá sido política?
    2-Terá sido um interesse pessoal?

  2. Anónimo disse...

    3 - Estratégia...

  3. Artur Salvador disse...

    A geminação de Anadia com qualquer território global, vejo-o sempre com bons olhos.
    Logo à partida, a geminação será sempre um instrumento que regula duas vontades de aproximação num contexto global, ou seja, são factores económicos, culturais, sociais, e afins que ditam os territórios a geminar.
    A partir de 9 de Agosto, Anadia passa a consumir cultura de São Lourenço e a enviar para lá o que de melhor se faz. Não podemos esquecer que a ilha de Santiago, parte constituinte de Cabo Verde, detém um importante rácio relativamente ao turismo, desenvolvimento económico, investimento, e com eles só temos a aprender (e vice-versa).
    Serão abertos a partir de agora, canais económicos privilegiados, agentes culturais de ambas a facções, trocarão pedaços e raízes de cultura; cresceremos em conjunto, é este o significado mais esclarecido que encontro e é bom. Faz-nos lembrar que as cidades são cada vez menos isoladas e que necessitam de relacionamentos abertos e ao mesmo tempo abrangentes, para promoverem índices elevados de crescimento urbano, e das suas populações.
    Com a geminação, ambas as cidades serão obrigadas a honrar compromissos e a preocuparem-se umas com as outras… ok, dir-me-ão: preocupar-se com outras pessoas e outras cidades (?), então e a nossa cidade e as nossas pessoas? Faz tudo parte do mesmo pacote de preocupação e pode mesmo não passar das fotos e da assinatura do protocolo, mas fica criado o instrumento necessário e que irá agilizar dinâmicas sócio-económicas. Se funciona ou não, depende de quem toca a viola e dos dedos…

  4. Jolly Jumper disse...

    Isso é tudo muito lindo mas é no papel... infelizmente!

  5. Artur Salvador disse...

    Pois claro que sim, como tantas coisas que se fixam ao papel e não saem de lá; mas este é um instrumento de trabalho e está assinado. O resto é outra musica...
    Ainda outra coisa é certa, Anadia no contetxo da Região do Baixo Vouga tem sempre uma postura de previlégio e cabe-lhe definir o rumo de medidas potenciadoras de desenvolimento territorial.
    Vejo esta geminação com bons olhos, existem outras, que como esta, pouco saem do papel.
    Espero sinceramente que as geminações sejam bem mais do que locais descobertos em tempos de ferias.

  6. Anónimo disse...

    E a compra do terreno com promessa de estrada para viabilizar a construção?

  7. Sérgio Bandeira disse...

    Já viram a toalhinha da mesa?
    Será que o ti'Litério vai encomendar uma dúzia para a CMA?

  8. António disse...

    Ao anónimo:
    Não aceito doces de gente desconhecida. É isto que sempre nos ensinaram e nós aos nossos filhos...por isso não posso responder à questão colocada!

    As geminações não fazem mal, com certeza trará algo positivo, por pouco que seja.

  9. Anónimo disse...

    Este tipo de geminaçoes apenas serve para o Jorge Sampaio andar a passear à conta do dinheiro dos contribuintes anadienses.

    Vejam a geminação com Iurmala, na Letónia. O que é que tem dado de concreto. Nada! Apenas uns passeios do vereador àquele país do Báltico.

  10. Sérgio Bandeira disse...

    E é mau?
    Como disse o António, "(...) por pouco que seja".

    Mas eu ainda continuo obsecado pela toalha... :p

  11. Anónimo disse...

    Pois essa da letónia é outra, no entanto tudo pode ser diferente. Claro que entretanto entrámos em recessão, e cada um com os seus problemas. A Letonia que está bem pior que nós, que se amanhe, ou seja, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat, podemos verificar que Portugal tem pelo menos mais nove países da UE com pior desempenho. A lista é liderada pela Letónia cuja economia recuou no primeiro trimestre deste ano 18,6 por cento face a igual período do ano passado.
    Concluindo, mais vale fugir das estatistias e das gemeniações europeias, e tentar a sorte noutro continente...

  12. Unknown disse...

    E turismo ( junta economico/social/cultural)?? Também podemos expandir Anadia a nível de turismo? Se pudermos teria todo o gosto e preferência para apresentar o meu projecto em Cabo Verde. ;)

  13. PENSADOR disse...

    POR FALAR EM TURISMO E ACORDO ASSINADO NO PAPEL, VEJAM O PROTOCOLO ASSINADO PELA REFER E A CÂMARA PARA A ESTAÇÃO DA CURIA, ATÉ HOJE É O QUE SE VÊ.
    TEMOS QUE COMEÇAR POR DAR O EXEMPLO EM NOSSA CASA...:(

    Ó ANTÓNIO E SÉRGIO VOCÊS SÃO UNS TENDENCIOSOS LARANJINHAS, QUANDO É PARA A CÂMARA ENCONTRAM SEMPRE ALGO BOM,CASO CONTRÁRIO NADA É BOM.
    NÃO SEJAM OVELHAS...

  14. Sérgio Bandeira disse...

    É isso mesmo PENSADOR (tudo em maiúsculas)!

    Mais do que laranjinhas, eu gosto é de cenourinhas, acredite.

    Leia melhor, leia melhor!!!

    Só aqui no Anadia Sem Gente, já critiquei o PSD, o PS, o CDS, a Câmara Municipal de Anadia.
    É verdade que também já elogiei todas estas entidades.

    Agora pense!

  15. Anónimo disse...

    Realmente fazer geminações no sec XXI, só para atrasados. Estes senhores da CMA vivem ainda no sec XX. Será que não conhecem o Programa Comunitário INTERREG. É muito mais interessante (financiado a 75%)e, além da troca de conhecimentos, os parceiros em trabalho a visitam-se e são obrigados a elaborar um documento de boas práticas que sirva toda a CE.
    Com a mentalidade deste Executivo não vamos a lado nenhum, quer dizer passaremos a ser contribuintes de uma qualquer agência de viagens com sócios ....