Inauguração Velódromo Nacional de Sangalhos

9/09/2009 12:26:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

Inauguração do Velódromo Nacional, Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, esta sexta-feira dia 11 de Setembro, pelas 17 horas.

Presença do Sr. Primeiro Ministro, José Sócrates e do Sr. Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.

[Imagem Direitos de Autor de "Leiam a imagem"]

14 comentário(s):

  1. Artur Salvador disse...

    Está quase! A população local, e o pais muito terão a ganhar com esta infraestrutura.
    Sangalhos ficou mais bonito; as rotundas ganharam vida; a estrada nacional ganhou passeios; as pessoas ganharam ânimo, afinal, estamos orgulhosos da terra que ganhou nome, não só, mas também pelo ciclismo, que se reinventa agora na alta competição e alto rendimento. Simplesmente fantástico!

  2. António disse...

    Não era mal pensado colocar os candidatos às Autarquias a (con)correrem numas "pasteleiras" no velódromo em vez da votação na urna!
    Público não faltaria...eh eh eh

  3. Cagido disse...

    O sr. PM não vei cá a Anadia quando as urgências do nosso hospital encerraram. Se não me engano durante o seu mandato é a 1.ª vez que vem cá e agora com uma inauguração de um edifício já se desloca ao nosso concelho. Eleições à porta. E que tal um protesto organizado pelo Movimento Unidos pela Saúde na recepção do PM. Não era má ideia pois não.

  4. Zé de Lírios disse...

    ò Cagido. Cai na "réal" pá.Já ninguém se lembra do episódio. Só aqueles que, por cegueira ideológica, não vêm as extraordinárias vantagens do actual hospital, sobre o anterior serviço a que, erradamente, chamavam de urgências, podem sentir saudades e querer voltar atrás.
    Vou-lhe revelar um episódio ocorrido há uns anos. Uma filha minha, de 8 anos, foi conduzida às ditas urgências, por um familiar porque eu estava ausente. Ela tinha desmaiado. Quando regressei encontrei esse familiar de regresso do hospiatal, com uma carrada de medicamentos para combater uma infecção urinária. Não sendo eu médico mas também não sendo burro, dirigi-me a Coimbra ao pediátrico.Sabe como resolveram, imediatamente o problema da miúda? com um Microlax, porque problema do desmaio era provocado por acumulação de gases nos intestinos.
    É anedótico mas real.Imagine se eu tratava a minha filha de uma infecção urinária, que não existia.

  5. JP disse...

    Creio que esse não será o melhor argumento para defender a não existência de urgências em Anadia.

    Erros médicos existem em todo o lado.

    A grande questão que se coloca não é as urgências mas sim a falta de atendimento nocturno. É que de noite as pessoas também adoecem e sofrem acidentes.

    Um Centro de Saúde a funcionar 24 horas por dia em condições, e que não funcione apenas como um depósito de idosos que necessitam de mudar um penso ou de uma nova receita ou talvez de uma vacina, acompanhado por um Hospital com especialidades era, sem dúvida, o ideal.

    Anadia fez cair Correia de Campos simplesmente porque o senhor não se soube explicar. Se se tivesse encerrado logo as urgências neste momento poderíamos, quiçá, estar melhor servidos.

    Mas deixo aqui claro que na altura o entendimento da população era diferente por culpa do então ministro, que não se soube fazer entender.

    E sem estar a apontar dedos, pois agora é muito fácil, o professor Litério (que acredito que tenha feito o que achou melhor para o concelho) talvez devesse ter sido melhor apoiado pela sua equipa de modo a tentar entender desde logo este (mal explicado) programa de remodelação.

  6. Sérgio Bandeira disse...

    E quem é que está disposto a pagar isso?
    Eu não sou nada capitalista, mas temos que ser realistas.
    E se o actual primeiro ministro fizesse uma proposta aos Anadienses: um médico e um enfermeiro todas as noites no hospital de Anadia se todos os Anadienses pagarem mais um impostozito (50€/ano)?
    Caiam-lhes todos em cima, não era?

    Mesmo que hovesse serviço nocturno, quantos utentes iriam receber?
    Não é rentável, pá!

    Agora, se pagarem alguma coisa por um serviço de piquete (garantindo que em 30 minutos há um médico e um enfermeiro no hospital), isso é outra conversa... Se calhar até é uma boa ideia...

  7. Zé de Lírios disse...

    É injusto Classificar um dos melhores serviços de cuidados continuados do distrito, senão mesmo da região centro norte, como um depósito de idosos que precisam mudar pensos. Não é só injusto para com o hospital mas também com o pessoal que, com competência e grande entrega, contribui para essa excelência. Provavelmente o sr(a) terá a sorte de não ter ninguém a necessitar deles, pois se assim fosse não desvalorizava.
    Não é possível negar, a não ser por má fé, que esta, a par de outras que foram criadas,é uma valência importantíssima, para quem tem pessoas idosas em situação de saúde grave ou mesmo crítica e não pode cuidar delas.
    Quanto à falta das 24H de atendimento, já passarou mais e um 1 ano e meio desde a sua supressão e, que eu saiba, nada de anormal aconteceu porque as alternativas que existem, são vantajosas.
    Portanto meu caro penso que é tempo de perceber que o benefício é bem maior do que o custo. Meu caro hoje em dia, quer queiramos ou não, tudo tem que ser olhado em termos de custo benefício.Este é o pragmatismo, que nos tem faltado para colocar Portugal no mesmo nível dos outros países desenvolvidos, ao qual nós não estamos habituados.

  8. JP disse...

    "Classificar um dos melhores serviços de cuidados continuados do distrito" - depois de ler isto qualquer coisa que venha a seguir não pode merece a minha resposta, Sr. (a) Zé de lírios, uma vez que não classifiquei o serviço mas sim a estrutura física.

    Em questão de serviços existem ainda, entre outros que eu próprio já usufrui, acompanhamento familiar, e até rastreios que já tiveram problemas de diagnósticos, o que na sua argumentação inicial levaria a que deixássemos de ter confiança neles. O CS de Anadia é uma obra recente de extrema necessidade para o concelho e que merece todo o nosso respeito e até o nosso obrigado a quem conseguiu que esta obra se tornasse uma realidade. Eu ainda me lembro do antigo Centro de Saúde.

    Uma verdade que tenho de salientar, antes de prosseguir (uma vez que posso estar a dizer algo extremamente errado), é que há já há alguns tempos que não vou ao Centro de Saúde, mas não há muito tempo os utentes do CS tinham de esperar imenso tempo por uma consulta, sem falar no número enorme de utentes por médico de família... O problema não está no CS de Anadia ou nos seus profissionais, que vão trabalhando na ponta da faca para dar resposta a todos os problemas que vão surgindo diariamente. Na minha opinião (e é só a minha opinião, baseada na minha curta experiência de vida, não é baseada em qualquer estudo ou contacto com os profissionais), creio que é necessário um serviço de atendimento permanente no CS e não no Hospital. Neste campo defendo a ideia de Correia de Campos quanto à função de um hospital... quanto a pagar para ser atendido na área da saúde é algo que não entendo. As taxas moderadoras ainda aceito e compreendo, mas taxas como as de internamento são inqualificável.

    Confesso a minha culpa quando penso em grande, e peço que não me levem a mal. Mas a conseguir nos próximos anos aumentar a população, aumentar as zonas industriais que funcionam de noite, não necessitamos também de serviços de atendimentos nocturnos assegurados? No caso de ser preciso saber que há lá alguém nos acuda? Eu penso que sim, mas sublinho que posso estar errado.

    "Provavelmente o sr(a) terá a sorte de não ter ninguém a necessitar deles, pois se assim fosse não desvalorizava." - Provavelmente não leu o meu primeiro post senão sabia que eu me chamo João Pereira, provavelmente se ler bem vê que eu não desvalorizei nada (ou pelo menos não era minha intenção), provavelmente tem alguém doente que costuma ir ao CS ou então, provavelmente, até está ligado ao CS. Mas é tudo na base da especulação, não é?! :)

  9. JP disse...

    Sérgio,
    "um médico e um enfermeiro todas as noites no hospital de Anadia se todos os Anadienses pagarem mais um impostozito (50€/ano)?" a isto chama-se seguro de saúde.

    Mas para os impostos que pagamos... bem merecemos um SNS gratuito (+/-), não?! Não é preciso estar um médico de plantão em noites em que até pode não aparecer ninguém, mas profissionais de prevenção caso seja necessário.
    Mais uma vez estou a pensar mais no futuro do que no presente. Defeito meu... mas sou assim!

  10. Artur Salvador disse...

    E no fim de semana 12 e 13, a pista vai aquecer com a realização das primeiras voltas, com a realização da “I Copa Ibérica de Pista".

    http://www.uvp-fpc.pt/ficheirossite/05092009104959.pdf

  11. Sérgio Bandeira disse...

    Eu não vou continuar a defender ideia nenhuma, porque não vale a pena. Nem aqueles que conhecem os estudos e são especialistas do assunto se conseguem entender quanto mais eu...

    Só quero explicar que o serviço de urgências que Anadia tinha servia um enorme número de utentes por dia, um número razoável de doentes por dia e um número bastante diminuto de urgências por dia. Este é que era o problema!

  12. JP disse...

    100% de acordo

  13. Cagido disse...

    Quando os que foram a favor do encerramento das urgências tiverem a idade dos nossos avòs, talvez mudem de opinião.
    Qto ao Zé dos Lírios que relatou o episódio da filha (há 8 oito anos), pois foi, há 8 anos.
    O serviço tinha sido requalificado ampliado quase há 2 anos, no triplo e melhorado em todos os aspectos (humanos, físicos, etc.).
    Agora o que me dói mais é haver anadienses a favor da extinção de uma mais valia do concelho. Podiamos ter as consultas todas que vieram mais urgência, mais os cuidados continuados, a convalescensa etc. houvesse boa vontade e não interesses particulares e políticos.

  14. Sérgio Bandeira disse...

    Tem razão, Cagido! Claro que podíamos...

    E até podíamos deixar de olhar por uns instantes para o nosso próprio umbigo. Mas isto são questões do foro ideológico político, social e civizacional...

    Sabe qual é a grande diferença nas nossas opiniões?
    É que eu não me importo de ceder um pouco do meu concelho para o resto do país.
    Sim, eu acho que o país está mais bem gerido sem as urgências em Anadia.
    Sim, também acho que Anadia fica pior sem as urgências. É óbvio, penso que ninguém acha o contrário (pelo menos deste parágrafo).

    Se fizerem o obséquio de não ligar às cores políticas, por favor: o governo esteve bem, geriu bem o país; o município esteve mal, porque não conseguiu criar condições para que fizesse sentido manter as urgências em Anadia.

    Quando refiro "município", não estou enganado. Não é "autarquia", nem "executivo camarário", nem "câmara municipal", nem "assembleia municipal", é "município", porque a culpa disto é de TODOS! Todos nós que não criámos condições, que não criámos emprego, que não criámos soluções políticas alternativas, que não fizemos crescer Anadia!