Festas em honra de São Sebastião

1/17/2012 09:16:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Um grupo de senhoras da Capela de São Sebastião, em Anadia, não querendo deixar morrer a tradição de celebrar a festa em honra do padroeiro de Anadia (S. Sebastião) vai levar a efeito as festividades.


O programa é o seguinte:

Dia 20: 19h30 – Missa na Capela S.Sebastião com o coro da Igreja
Dia 21: Os gaiteiros “Katembas” percorerá as principais ruas de Anadia
Dia 22: 8h00: Salva de 21 tiros
10h00: Missa na Capela S.Sebastião, seguida de procissão
15h30: Animação no jardim em frente à Capela.

Região Bairradina

Foto de Paulo Cagido

25 comentário(s):

  1. Cagido disse...

    Os mais velhos fazem ver aos mais novos.
    Ajuventude em Anadia está muito fraca.

  2. Sérgio Bandeira disse...

    Então, porquê?

  3. Anónimo disse...

    Não concordo consigo. Apesar de entender a sua posição penso que Anadia ainda tem jovens com algum valor e talento. A JSD de Anadia terá um papel fundamental durante estes dois anos, para que opiniões como a sua (à qual eu respeito imenso) sejam extintas.

  4. Anónimo disse...

    ass: Fábio Vieira.

  5. Sérgio Bandeira disse...

    "ainda"??? "algum"???
    Anadia tem muitos jovens bons!
    Realmente, o que a JSD fizer ou deixar de fazer deve afetar muito os jovens de Anadia... hihihi

    Se compararmos com os adultos, os jovens de Anadia até são extraordinários. O que é que os pais destes jovens já fizeram pelo seu município ou pela sua freguesia? Apareceu algum adulto à altura de liderar este concelho? Os adultos de Anadia têm evoluído?
    Salvo algumas exceções...
    Enfim...

    Só temos o que semeamos...

  6. Anónimo disse...

    Mas semeia-se alguma coisa?!

  7. Sérgio Bandeira disse...

    Então, não?
    Alhos-porros, ervas daninhas, equipamentos culturais sem programação, betão, betão e betão, emprego com força, custo de vida, apoio ao associativismo... sei lá... tanta coisa... PDMs, créditos, offshores, sucatas nos pinhais...

  8. Fábio Vieira disse...

    Para que serve JSD então? É com comentários desses e a pensar assim nunca saíremos da cepa torta.. Apesar dessa ironia toda respeito a sua opinião.

  9. Sérgio Bandeira disse...

    A JSD serve, de acordo com o Artigo 1)º dos seus estatutos, para promover e defender a democracia política, económica, social e cultural(...).
    Apenas refere a faixa etária da juventude quando refere a sua emancipação, educação e consciência cívica e formação política e a fiscalização do exercício do poder público.

    Mas nem é tanto por aí.
    Ó Fábio, por melhor que seja uma juventude partidária, no contexto actual, não afeta muito os jovens.
    Os jovens, hoje, tal como a generalidade da sociedade civil, não se interessam muito pela política, fruto exatamente das políticas passadas.
    Eu espero que a JSD faça muita coisa e boas coisas, que consiga mudar muita coisa em Anadia e que chegue a mudar pessoas, assim como desejo que outras forças partidárias juvenis cresçam e apareçam.
    Da mesma forma que espero que essas forças partidárias não arrebanhem jovens só porque sim, não se intrometam nas eleições das associações (em particular das de estudantes).
    Da mesma forma que nunca me passou pela cabeça que a JSD Anadia pudesse responder que não tem nada a ver com a Reforma das Autarquias Locais... e aconteceu.

    De qualquer forma, FORÇA!!! ;)

  10. Fábio Vieira disse...

    Se calhar a JSD não tem trabalhado da melhor forma mas a cada ano que passa a JSD tem melhorado, a meu ver. Posso-te dizer que a JSD cresceu cerca de 35 militantes e há muitos que participam nas atividades. No que diz respeito a woorkshops, conferências, ida a Aveiro apoiar Passos Coelho e Cavaco Silva (onde quase enchemos um auto-carro com cerca de 15/20 jovens e algumas pessoas de idade), atividades (Taça Laranja, campo de férias etc) todas essas atividades, à qual eu participei, vejo jovens. Até podem ser coisas que muitas pessoas não achem muito gratificante mas a JSD de Anadia fez!
    A meu ver a política vem por acrescímo, não há ninguém que consiga obrigar alguém a gostar de política, isso vai na consciência e no pensamento de cada um. Para já a JSD deve ser conhecida pelos jovens (acredito que há muitos que nem sabem que ela existe).
    Fazer atividades que os jovens gostem, ou seja, conquista-los, e depois tudo virá por acréscimo.
    Nunca esquecendo que a J terá de fazer algo pelo concelho, tudo a seu tempo.
    É minha opinião errada ou certa é esta.
    Cumprimentos,

  11. João Silva disse...

    JSD fazer algo pelo concelho???!!!!
    Só podem estar a brincar aos meninos ou então às escondidas :))
    Pelo concelho faz a JP- Juventude Popular, com a coragem que teve em denunciar a situação da offshore do Presidente da Câmara e da sua filha (sua funcionária), quando até alguns adultos com responsabilidade política e associativa se calaram com medo. Os jovens não são nenhuns mentecaptos, são interventivos e vão à luta...só é preciso mostrar o caminho...

  12. Fábio Vieira disse...

    Volte a ler a minha frase:
    "a J TERÁ DE FAZER"!
    Alguém disse que fez?? Eu não fui de certeza!

  13. Sérgio Bandeira disse...

    Lamento que seja essa a tua opinião (o que não significa que seja a opinião da própria JSD, ressalvo).
    Uma juventude partidária não deveria ser como um clube de futebol, uma associação recreativa ou um grupo religioso.
    Acho muito boas algumas dessas atividades, outras nem tanto. Mas merecem a minha total reprovação se o objectivo for o rebanhismo ("conquistá-los").
    O primeiro princípio da Democracia é a tolerância e o respeito pelas escolhas. Se usarmos um marketing foleiro para "conquistá-los" para "depois tudo virá por acréscimo" estamos a destroir a Democracia, pois as escolhas não estão a ser conscientes, mas adulteradas.
    É pena... mas, efectivamente, é assim que a política se encontra presentemente.
    Daí a Democracia ser, hoje, apenas um mito... aproveitado por muitos.

    A "J" tem de fazer algo pelo Concelho, hoje, já, tal como os cidadãos eleitos para o efeito e todos os munícipes.

    Se é a tua opinião e chegares à conclusão que está errada, seria bom mudá-la.

    Tudo isto, como é óbvio, também é apenas a minha opinião.

  14. Fábio Vieira disse...

    Caro Sérgio, opiniões dividem-se, tens a tua e eu tenho a minha. Posso ter um ponto de vista errado mas é o meu e não o vou mudar só porque alguém diz.

    Boa continuação,

  15. Sérgio Bandeira disse...

    Eu nunca pedi, nem nunca vou pedir para mudares a tua opinião apenas porque não coincide com a minha.

    Mas peço (a ti e a toda a gente) que pondere as suas opiniões numa base fundada e informada, não apenas porque alguém o diz.

    É que tu pões a hipótese da tua opinião estar errada...
    A opinião é tua, portanto nunca pode estar errada para ti... ou algo vai mal nessa cabeça.

    Está provada a teoria do rebanho! :p

  16. Fábio Vieira disse...

    Teoria do rebanho?

  17. Anónimo disse...

    Na JSD, na JP, na JS...
    Caprinal comportamento seguidista, deve ser a isso que o Sr Sérgio Bandeira se refere: fazem o que os mais velhos mandam, como manda, quando mandam!

  18. Anónimo disse...

    A JSD de Anadia já tinha conhecimento do off shore e nunca disse nada, assim como a concelhia do PSD também tinha conhecimento de tudo isto há muitos meses e nunca disse nada. Estão todos caladinhos porque devem ter telhados de vidro...

  19. Farplex disse...

    Antes de mais convém definir o que se entende por "juventude"...
    Depois, ser jovem, não é sinónimo de pertencer a "J"...
    Da mesma forma que não é por pertencer ou não a "J" ou partidos, que as pessoas se interessam mais ou menos por política!
    A cada dia que passa, os partidos são estruturas em evidente descrédito democrático...
    Considerar actividades como "ir aplaudir Passos ou Cavaco a Aveiro" como actividades concelhias só poderá ser anedota!
    Relativamente às "beneméritas" Jotas... Ficam as perguntas:
    Andamos mesmo à procura da democracia? Ou só de emprego?

    Cumprimentos

  20. Diogo Bandeira disse...

    Fábio Vieira, é realmente estranho achares que a JSD nada tem feito e estares numa lista que se re-candidata à CPC, num tom de continuidade do (não) trabalho que tem desempenhado. Quanto à política de rebanho, comprova-se realmente essa situação, já que, como outros referiram, as actividades que para ti são importantes são aquelas que chamam pessoas e não aquelas que formam pessoas. É bom uma Jota fazer de tudo, mas terá claramente que envolver os jovens num processo de crescimento político, e para isso há inumeras actividades, como a que surgirá agora, a Universidade da Europa. A meu ver, as Jotas, não devem servir para arrebatar pessoas para jogadas políticas, mas sim, despertar os jovens para o sentido de cidadania e responsabilidade social. E nesse sentido, tá clara a má posição da JSD-Anadia, ao rejeitar participar no processo do documento verde. E, para que fique claro, não estou aqui a pôr nenhuma instituição abaixo, tanto que sou militante da JSD, mas como cidadão, não devo incobrir o que está mal, é com base na transparência e abertura que se voltará a credibilizar a democracia.

  21. André Ferreira de Oliveira disse...

    É positivo que mesmo aqueles que pertencem a juventudes partidárias pensem e ajam diferente do que (infelizmente) tem sido a norma!
    Diogo, é certeira a crítica ao alheamento das juventudes partidárias (todas!) na análise e debate acerca do Documento Verde da Reforma da Administração Local.
    Na próxima 5ª-feira, dia 26 de Janeiro, pelas 21h30, no D. João, Curia e aberta a todos os munícipes e fregueses, terá lugar uma iniciativa (Conversa no Café), que visa esclarecer a matéria e dar uma oportunidade ao diálogo público e cívico.
    Haja cidadania!

  22. Sérgio Bandeira disse...

    Boa sorte para amanhã!
    ... principalmente para/por Anadia!

  23. Cagido disse...

    Quando falei que os mais velhos fazem ver aos mais novos foi no sentido mais social e não partidário, meus meninos.
    Também festivais de cerveja e de barulho, dispenso-os.

  24. Anónimo disse...

    entao qual foi o resultado das eleiçoes para a JSD de Anadia?

  25. Sérgio Bandeira disse...

    100-0
    ...em percentagem... :p