Pérola

4/08/2009 03:36:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Há uns tempos, quando o Zézinho Ribeiro foi escolhido pela concelhia para ser o próximo candidato, o JN noticiou o seguinte:

O candidato escolhido pelos militantes de Anadia do PSD - que amanhã dará uma conferência de imprensa - não se mostra preocupado com a possibilidade de Litério Marques se apresentar como independente."Não tenho qualquer receio porque a força aqui em Anadia não é desta ou de outra pessoa. A força é do PSD", salientou. "As pessoas acreditam que a escolha do partido é a que melhor serve os interesses de Anadia", referiu José Manuel Ribeiro.

Com esta belíssima afirmação Zézinho está a jogar com um pau de dois bicos. A população de Anadia começa a mudar, devagar é certo, de mentalidade e já não vota somente nas "setas viradas para o céu". Se este jovem pensa que o simples facto de ser apoiado pelo PSD garante uma vitória, pode estar enganado.
.
Compreendo que tenha de defender o Partido e a concelhia, pois são estes que estão a assegurar a sua luta a possível candidato. Mas entre dizer o que disse e estar calado, era preferível ter estado calado.
.
Ou terei sido o único a achar que este menino chamou de burro ao povão?! Infelizmente esta é a mentalidade dos políticos, não admira o descrédito que têm. O que defendem é algo como:
.
- Não interessa se és bom se não fores apoiado pelo Partido certo.
.
O pior de tudo, é que em Anadia isto foi durante muito tempo uma realidade, e não sei se não continuará a ser.

17 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Não percebi onde quer chegar? Desculpe a minha ignorância.

  2. Jolly Jumper disse...

    Sublinho duas partes do post. Se mesmo assim não entender, não leve a mal, mas a culpa deve ser minha.

    "Não tenho qualquer receio porque a força aqui em Anadia não é desta ou de outra pessoa. A força é do PSD", "O que defendem é algo como:
    - Não interessa se és bom, se não fores apoiado pelo Partido certo".

    O Sr. Zé Manuel disse uma verdade, é certo. Mas é uma verdade que:
    1- demonstra que vivemos num concelho sem alternativas partidárias ou pessoais. (não acredito que não existam pessoas competentes para o cargo);
    2- não deve ser dita porque custa a engolir;
    3- dá vontade, da minha parte, de mostrar que está completamente enganado.

    P.S. Sim, estou revoltado com a profundidade da questão (mais do que a afirmação em si, que é mais ou menos grave vinda de quem veio). Sim, estou revoltado com o facto de haver uma pessoa que não consiga ver o problema.

  3. Anónimo disse...

    Mas pelo seus artigos anteriores pensei que apoiava J M Ribeiro, ou estava enganado?
    Em conversa há dois dias atrás com alguém, que desempenha importantes funções políticas locais, disse-me que J M Ribeiro é uma pessoa muito organizada e se calhar a indicada para concorrer à câmara.
    E para si?

  4. Jolly Jumper disse...

    Eu não apoio nem nada nem ninguém! Aqui analisam-se situações da vida anadiense, este blogue não tem ligações partidárias. Cada elemento do blogue (somos três actualmente) é responsável pelo que escreve.
    Se me perguntar quem é eu acho que deverá ser o próximo presidente da CMA, digo-lhe que pelos candidatos que têm dado a cara, JMR é, quiçá, o melhor. Não quer com isto dizer que não diga coisas que não deva dizer. Como foi o caso. Para mim, esteve mal ao fazer aquela afirmação.
    Aqui mostra-se e apoia-se o que está bem. Critica-se e explica-se o que está mal.
    Ao ver os prós e contras cada um é que tem de fazer a sua própria analise e formar uma opinião.

  5. Anónimo disse...

    Agradecido pelo seu esclarecimento. Faço minhas as suas palavras, nesta sua análise.

  6. Jolly Jumper disse...

    Só para esclarecer:
    É talvez o melhor candidato não por ser apoiado pelo PSD (Anadia) mas pelas competências pessoais que demonstra.
    E esta minha opinião vai completamente contra a afirmação que ele fez que as pessoas votam no Partido e não nas pessoas.

  7. Anónimo disse...

    O que o Zé Manuel quis dizer é que, em Anadia, um burro com a camisola do PSD ganha a Câmara Municipal, independentemente da sua competência e capacidade. Infelizmente, é o povo que temos e estes políticos sabem-se aproveitar dessa situação.

  8. Carla Teixeira disse...

    Creio que a intenção de José Manuel Ribeiro não era a de dizer que o PSD garante qualquer vitória, embora esteja em crer que ele acredite (mau era se assim não fosse...) que o seu partido constitui a melhor alternativa. Acho que o que o líder da concelhia pretendeu dizer é que o actual presidente de câmara poderá concorrer como independente, mas não terá, certamente, os mesmos resultados do que teria concorrendo pelo PSD. Ainda não conheço bem a realidade política anadiense, mas uma coisa parece-me indiscutível: José Manuel Ribeiro tem um vastíssimo currículo político e não é, como em muitos municípios se vê, um candidato de trazer por casa. É um homem com uma leitura nacional, com elevado reconhecimento interno e com provas dadas em termos das suas capacidades políticas. Apesar de ainda jovem, é o número dois da bancada parlamentar social-democrata (e se todos pensarem do número um aquilo que eu penso, JMR deveria mesmo ser o presidente do grupo). Claro que ninguém tem o condão de dizer sempre a coisa mais certa, mas neste caso nem acho que José Manuel Ribeiro tenha dito algo errado. Acho é que ele não fez a leitura que o nosso amigo Jolly fez das suas palavras. E muitas vezes uma pequena nuance altera todo um cenário... :)

  9. Anónimo disse...

    Infelizmente é uma verdade... Quem for o candidato pelo psd tem a vitória assegurada. É vergonhoso e revoltante mas é verdade.

  10. Anónimo disse...

    É evidente que se Litério concorrer como independente não tem a mesma votação se for com a bandeira do PSD. Mas isso não significa que não possa ganhar, depende de quem o PSD apresentar. Tirando o José Manuel não vejo mais ninguém que possa fazer frente a Litério, mesmo como independente. Mesmo com Ribeiro, tenho as minhas dúvidas que o PSD conseguisse a maioria para governar à vontade.
    Litério pode ser "bronco", mas tem conseguido fazer obra e trazer grandes investimentos quer se goste ou não. Nisso tem o seu mérito.

  11. Anadiense disse...

    Eu acho que JMR conseguiria ganhar se concorresse como independente. Defendo o Jolly Jumper quando diz que a população tem de votar nas pessoas e não nos partidos.
    E como ele, tb acho que o pau tem dois bicos, porque um político inscrito num determinado partido não pode deixar de dizer estas barbaridades. Mas entre falar e estar calado. Sem dúvida, estar calado...

  12. Carla Teixeira disse...

    A política começa a mudar - e com ela talvez comece a mudar o mundo e tudo o que ele encerra de menos positivo - no dia em que os políticos puderem libertar-se de espartilhos e ser apenas homens, dizendo, livremente como qualquer comum cidadão, o que pensam das coisas, sem máscaras nem regimes de obediência partidária. Utopia? Talvez. Mas seria certamente uma política mais limpa e mais honesta do que a que temos actualmente.

  13. Anónimo disse...

    Mas veja-se o exemplo do PS: não ganha nada, não tem hipóteses de ganhar, mas o seu líder supremo, Lino Pintado, "fez a folha" ao líder da JS para o afastar, só poeque este pensa pela sua cabeça e não diz amén e meeeeh a tudo...

  14. Mikinha Neves disse...

    Habituado a ler os independentes posts do jolly jumper quando li este estranhei a sua postura! Acho até que perdeu a compostura... Zézinho??? Zézinho Ribeiro??? Não lhe fica bem! Gostando ou não dele trate-o pelo nome de forma correcta. Assim pode perder a razão... Depois pergunto-me o motivo de só agora falar disto. Referiu que o JN noticiou isto "há uns tempos" mas só agora se lembrou de dissecar o que foi dito??? Isto foi a um mês? Dois? Três? Quatro? Informem-se e ficarão surpreendidos... Caricato... Será que o Sr. Jornalista "Jolly Jumper" terá perdido a independência??? Esperemos que não... Anadia precisa que ele a mantenha. Já temos demasiados "cavalos" tendenciosos...

  15. Jolly Jumper disse...

    Só agora é que li o artigo, o timing não faz parte de nenhuma Campanha Negra, nem rosa, nem laranja, nem vermelha, nem amarela. (nem de outra cor qualquer)
    Se ler os comentários para cima verá que este post foi apenas um "grito". Foi mais um berro do que um grito, um berro, diria, esganiçado... Bem, acho que me fiz entender com a comparação!
    O título do post bem que se podia chamar "Como fugir à «linha editorial» do blog", de resto quase que concordo consigo.
    Tirando a parte do Senhor e a parte do jornalista. Se bem que sempre ouvi dizer que há um dentro de cada português.

  16. Anónimo disse...

    Que raio... Então o Jolly é jornalista... Grd surpresa!!! Quem o diz é a Mikinha... O que saberá ela mais???? Diz lá mais qq coisa Mikinha...

  17. Anónimo disse...

    Pois claro, jolly é o mesmo que anonimo; e os restantes tocam pela mesma bitola;
    Apresentar um blog, que se prevê serio, em que não se conhecem os autores, como é obvio, só na capa do anonimato se consegue escrever, mesmo que bárbaro, simplesmnete para entreter.
    Sei lá por trás do Jolly, se não está um jornalista, fotografo, presidente, vereador, policia, fisco, a tentar pescar qualquer coisa para quem sabe sei lá...