BEIRA LITORAL - Flora Monteiro e Lurdes Ribeiro

5/11/2009 10:46:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Região de Portugal continental que ocupa uma ampla faixa litoral do centro de Portugal e compreende concelhos dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém.Antiga província portuguesa, formalmente instituída em 1936 e administrativamente extinta com a Constituição de 1976, a região da Beira Litoral confina com as regiões do Douro Litoral a norte, da Beira Alta e da Beira Baixa a leste, e do Ribatejo e da Estremadura a sul. É banhada pelo oceano Atlântico, a oeste.
...
A agricultura e a pecuária continuam a ser importantes no tecido económico regional, sendo bastante significativas as produções nas áreas irrigadas dos vales do Mondego e do Vouga, bem como o sector da produção de leite. A Beira Litoral apresenta, nos seus principais pratos típicos, o leitão - sobretudo da Anadia e da Bairrada, os buchos recheados e a chanfana de borrego; a caldeirada de enguias e as bolas de bacalhau e de sardinha; as barricas de ovos-moles, o arroz-doce e o vinho espumante.
...
Nos seus monumentos reflecte-se a história do nosso país. São de destacar o românico dos primórdios da nação na Sé Velha de Coimbra, o gótico da Batalha, não esquecendo também os exemplos de arte rupestre do distrito de Aveiro e as ruínas romanas de Conímbriga. Para além da considerável riqueza arquitectónica, é nesta província que se encontra o mais antigo estabelecimento de ensino universitário do país e um dos mais antigos da Europa - a Universidade de Coimbra.
...

0 comentário(s):