Óis do Bairro e S. Lourenço são “pontos negros” do TGV

5/24/2009 01:20:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Várias entidades preocupadas com o impacto do corredor da alta velocidade ferroviária. Mas Litério Marques não acredita na concretização

Óis do Bairro e S. Lourenço do Bairro são as duas localidades que mais preocupações oferecem, no concelho de Anadia, com os chamados corredores de protecção no traçado do TGV. “Estes poderemos dizer que serão os pontos negros ou os que mais preocupação merecem” no traçado projectado como a melhor alternativa para o concelho.

O entendimento é de Litério Marques, presidente da autarquia anadiense, dando conta de um encontro recente que juntou à mesma mesa a RAVE - entidade nacional que estudou os corredores de protecção do TGV no país -, o presidente da Câmara e ainda representantes de várias entidades locais que dizem ter preocupações com o impacto que o traçado previsto poderá ter.

Entre eles estão a Comissão Vitivinícola de Anadia e a Confraria dos Enófilos, bem como as juntas de freguesia de Óis do Bairro, S. Lourenço do Bairro, Paredes do Bairro, Amoreira da Gândara, Tamengos e Ancas.

Assegurando que esta foi a primeira reunião em que participou, uma vez que as anteriores foram com os técnicos, Litério Marques deu conta que as principais preocupações se centram em questões ambientais e também com as vinhas que podem ser afectadas. Sublinhando que ainda nada é definitivo, o autarca refere que, para já, vai ser elaborado um estudo de impacte ambiental sobre os corredores de protecção para o TGV apontados, acrescentando que, em sua opinião, “a alternativa apontada talvez seja a melhor”. Embora vá dizendo que não acredita na concretização do projecto do TGV. “Parece-me que não será motivo para grande preocupação”, diz o autarca do PSD, assegurando que, mesmo assim, ainda não deu o seu parecer, embora faça notar que o mesmo não tem carácter vinculativo.
...
António Jorge
...
Publicado em Diário de Aveiro

2 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Creio que o prof. Literio foi eleito para defender os seus eleitores e o potencial do seu concelho, nomeadamente quando se fala em vinha e em vinho, e não para se manifestar crente ou descrente, na intenção do governo em avançar com o projecto... e não me venha falar numa faixa de 14 metros, porque sabe muito bem, que além deste, existe uma faixa de segurança de pelo menso 20 metros para cada lado o que soma uma faixa de 50 metros aproximadamente, a desbrabar vinhedo.
    Avispe-se prof. literio ou tem medo de afrontar o governo, como acabou por fazer com o tema "urgencias em Anadia"?

  2. Anónimo disse...

    Nada que admire no Prof Litério, uma gestão sem rumo e sem conhecimento dos temas. Aqui está mais um exemplo, vai navegar ao sabor da corrente, e depois logo se vê.