Aldeia termal em Vale da Mó

6/08/2009 09:53:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

As Termas do Vale da Mó, hoje pouco procuradas, podem ganhar dimensão com o projecto da autarquia que pretende erguer uma aldeia turística para potenciar uma água medicinal única em Portugal e rara no mundo.
...
A Câmara Municipal de Anadia pretende construir uma aldeia termal no Vale da Mó, tendo já candidatado o projecto ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no valor de 15 milhões de euros. É um projecto que pretende envolver as termas em toda a aldeia do Vale da Mó.
...
As termas de Vale da Mó ficam situadas perto de Anadia, entre o Buçaco e o Caramulo. As suas águas são indicadas para o tratamento de anemias e perturbações gastro-hepáticas. Trata-se de uma água férrea que é única no património hidrológico português e apenas na Turquia existem águas semelhantes.
...
Jorge Sampaio, vereador da Câmara Municipal de Anadia, diz que o projecto pretende criar um conceito mais alargado de SPA, em que as águas do Vale da Mó deixarão só de ser ingeridas. "Serão criadas condições hoteleiras em toda a aldeia e pretende-se dar um outro aproveitamento às águas", afirmou ao Jornal de Notícias.
...
O autarca explica ainda que "o Instituto Ricardo Jorge fará um estudo mais aprofundado das águas, com a finalidade de obtermos outras utilizações termais".
...
(...)
"Ao longo de vários anos as termas estiveram encerradas, até que a autarquia de Anadia decidiu investir na sua recuperação. No ano passado tiveram cerca de 130 aquistas, mas o número terá que subir muito rapidamente para a casa dos 2000. Quantidade necessária para manter o estatuto de Termas", refere Jaime Maia.
...
Segundo o laboratório da Direcção-Geral de Geologia e Energia (Janeiro de 1993), a água mineral das Termas do Vale da Mó é uma água que nasce bacteriologicamente pura, sem cheiro e de sabor ligeiramente férreo.
(...)
...
Excerto de notícia publicada no JN

6 comentário(s):

  1. Artur Salvador disse...

    Magnifico projecto!
    Numa altura que se fala da privatização do negocio da àgua no conceito da comunidade intermunicipal da região de Aveiro, Anadia consegue destacar-se com um projecto unico, e que vem potenciar o concelho, alertando do mesmo modo para um tratamento excepcional dum bem escasso que é a agua; Anadia destaca-se pela riqueza dos canais aquiferos, mas também por recuperar um projecto de enorme potencial turistico.
    Complementar a este, fica a faltar a requalificação do edificio da estação da curia, e um circuito de mobilidade fechada, deste para a aldeia termal.
    Fica a referencia! E parabéns pela iniciativa.

  2. Leiam a imagem disse...

    Também acho. "aldeia termal" soa bem :) venham projectos novos, e uma coisa de cada vez, que valha mesmo. Dá saúde, e de espírito também. E já que temos uma água tão saudável no concelho "ainda por explorar", e para uma Anadia Com Gente :)

  3. Artur Salvador disse...

    Seria Bom a Câmara registar a patente e rapidamente (bem, se calhar até já o fez), mas hoje com o processo de negocio agil, flexivel, etc, uma designação vale muito dinheiro, e "Aldeia Termal" é uma coisa magnifica, potencial turistico de uma esclara global.
    Creio que foi aqui que vimos recentemente um estudo realizado pela "Magna Casta", ser "usurpado" não que intencionalmente mas usurpado, deitando por terra 3 anos de estudo e dinamização de um contetxo.
    Para não correr o risco mais vale, salvaguardar. E fica bem, Portugal regista poucas patentes e marcas, e vale a pena pensar nisso.
    http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=1

  4. Anónimo disse...

    Também vejo com bons olhos "Anadia Concelho Termal", juntando ao conceito as termas da curia...

  5. Leiam a imagem disse...

    "Aldeia Termal" é uma coisa magnifica... Para não correr o risco mais vale, salvaguardar. E fica bem, Portugal regista poucas patentes e marcas, e vale a pena pensar nisso.(Artur Salvador)

    Também vejo com bons olhos "Anadia Concelho Termal" (Anónimo)

    ... "Orgulho Anadiense". :)

  6. André Ferreira de Oliveira disse...

    O Sr. Presidente de Câmara revela que começa a ouvir propostas alternativas ao seu modelo: além de ter adoptado a ideia que lancei em Abril de 2008 da colocação de oleões no concelho, idealmente em todas as freguesias (ainda não estamos lá...), promove agora o turismo de natureza e ecológico no Vale da Mó. Espero que avance também, em parceria com as freguesias, com a instituição de centrais locais de compostagem e promova a indispensável consciencialização ambiental de todas as franjas etárias.