"Anadia tem de estar na primeira linha pelo investimento"

6/16/2009 12:51:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O estimado leitor Artur Salvador, que costuma de forma muito sábia comentar neste blogue, escreveu um magnífico texto sobre "A Importância das Zonas Industriais".
...
Entre muitas outras coisas, Artur Salvador escreve que "Anadia, dispõe à partida de três grandes vantagens competitivas: a centralidade e as acessibilidades, o coração da BAIRRADA e o clima e a qualidade das suas gentes. Obviamente que estas grandes vantagens não estão dispostas necessariamente pela ordem de qualidade e só o são verdadeiramente, quando forem adoptadas politicas pró-activas, iniciando em alguns casos, processos de alterações radicais das suas variáveis ou dos recursos de competitividade, objectivando um concelho que é bom para viver, trabalhar e divertir.
...
E é neste sentido que Anadia tem de estar na primeira linha pelo investimento e pela dinamização das zonas industriais, a começar pela Zona Industrial do Paraimo, uma das únicas que pode acolher o conhecimento que é disputado entre Aveiro e Coimbra. Será necessário, prudente e urgente reinventar aí, vários conceitos económico-sociais e fundamentalmente, ajudar a reinventar o conceito de emprego e de empresa."
...

8 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Zona insdustrial do Paraimo???? Existe???

  2. Anónimo disse...

    Defender as zonas industriais, defender Anadia, e defender que o Paraimo pode fazer a diferença no panorama do desenvolviemnto económico de um concelho, é obra... mas não é missão impossivel.
    Carlos Castro

  3. Rui Matias disse...

    Apostar em zonas industriais, n me parece q seja 1a politica concertada dos diversos governos; ao nivel das concelhias, pior.
    Obras ainda se fazem, agora dinamiza-las, promove-las e etc, é q m parece q n.
    Parce-me q promove o emprego, a fixação de pessoas, receitas e afins, mas n votos.

  4. Artur Salvador disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  5. Artur Salvador disse...

    Não há outra zona industrial no concelho, que seja atravessada por uma linha ferrea, uma via rapida e tenha um equipamento nacional nas imediações.
    Logo, é potenciavel, potenciadora e potenciada, tanto em localização com em dinamicas empresariais.

  6. Leiam a imagem disse...

    ... e não falta espaço :) A zona industrial do Paraimo existe, sim, "pronta" para ser dinamizada e à mão de tudo do que é importante para tal, que o Artur Salvador referencia. Ficou a ideia de Artur Salvador em prol do concelho de Anadia, que subscrevo.

  7. Ricardo disse...

    Afinal quantas zonas industriais existem no concelho?? Todas activas...
    É que me parece estranho, não se falar deste tema, assim com toda a força, até porque a criação de emprego vai ser moto eleitoral, e será uma mentira para quem não criar condições; e para quem as tiver, tem de as potenciar etc... como diz o Artur, que não conheço, mas parece que se mestrou nesta area... Queres vir para Anadia trabalhar que eu deixo?

  8. Artur Salvador disse...

    Ricardo, agradeço o convite, mas de momento tenho que fazer.
    No entanto, e pela tua motivação posso dar-te umas dicas e avanças tu com a dinâmica.
    Não sabes, mas eu digo-te que a ZI de que falo, enquadra-se numa tipologia "Business Resort" temporalmente definida para 2015 e com uma previsão de facturação de 75 M€/ano, no conjunto BR.
    Sabes também que o conhecimento que se gera a Norte na UA e a Sul na UC, pode ser ao Paraimo em transporte directo, com acessos privilegiados.
    Tudo assenta na componente desportiva, desencadeada pelo golpe de visão do Prof. Litério quando trouxe para Sangalhos o VN e do governo quando o apoiou.
    E mais não digo porque não quero que desistas já.