Quartel tem celas melhores do que camaratas
6/28/2009 11:29:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper
foto de Ana Jesus Ribeiro .
Degradação no quartel da GNR local tem "cabelos brancos." Militares denunciam falta de condições há muito tempo, deputado do PSD visitou as instalações e enviou um relatório detalhado ao Ministério da Administração Interna
A fachada, relativamente bem tratada, esconde os problemas que os militares enfrentam no interior da antiga cadeia que também já foi durante alguns anos infantário antes de acolher a GNR em Anadia.
Um quartel onde os detidos passam "melhores noites" do que soldados nas camaratas, antigas celas mal adaptadas para quartos dos cerca de 10 que ali residem durante a semana de trabalho: a Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) "impede que as celas sejam utilizadas para prender os criminosos por falta de condições, mas já servem para os soldados descansarem e viverem" com quatro elementos em cada, disse o deputado do PSD José Manuel Ribeiro, natural de Anadia, onde preside à Assembleia Municipal.
"São queixas com cabelos tão brancos como os meus", ironiza à mesa de café um popular. O seu é també o desasabafo dos militares e ilustra bem a falta de condições do edifício construído há mais de de três décadas que alberga o Destacamento e o Posto Territorial de Anadia da GNR. "O caso do posto de Anadia nos últimos anos figurou entre as primeiras prioridades da antiga Brigada 5 para obras urgentes mas nunca se fez nada de fundo, para além de alguns remendos", revela fonte conhecedora do processo, remetendo para "a esfera política" outros esclarecimentos.
O Ministério da Administração Interna (MAI) recebeu esta semana um relatório em pormenor feito pelo deputado do PSD. "O requerimento é bem ilustrativo mas para acreditar só visto", refere o parlamentar que visitou recentemente o local. A lista de problemas tem "de tudo um pouco". Notam-se deficiências ao nível da rede eléctrica e de canalização (infiltrações e humidades) bem como tectos falsos "a ameaçar ruína". A cozinha "é terceiro mundista".
O deputado fica à espera da resposta do ministro Rui Pereira e defende a mudança para "um novo edifício".
0 comentário(s):
Enviar um comentário