Anonimato na política

7/19/2009 04:26:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Foto retirada do Bairradices
...
Depois de "ferozes" debates sobre o anonimato na Web, é chegada a vez, creio, de se debater o anonimato na política.
...
E na óptica "tem-se de debater o que se diz e não quem o diz", teremos de especular sobre para que é que este anónimo está pronto. Estará pronto para ir assistir a um filme ou uma peça de teatro no Cine-Teatro?! Estará pronto para dizer quem é, ou o que é?! Estará pronto para "encontrar um candidato que o povo mereça"?!?! Estará pronto para escolher "representante da Concelhia de Anadia da Juventude Socialista"?!?!
...
E "prontos", esperemos para ver o que este anónimo está pronto a fazer.
...
PS: Façamos de conta que o facto de a palavra "prontos" estar escrita com um P maiúsculo não é um erro ortográfico que se possa juntar à lista de erros ortográficos cometidos pelos políticos.

Foto retirada de Paulo "Cagido"

41 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    A malta do PS devia ter vergonha. EM vez de andar a poluir o espaço público com cartazes que nada dizem ao povo, devia era lutar pelos interesses da população.

    Parece que estamos a assistir a uma campanha de publicidade na televisão.

    O Dr Lino deve ter ido buscar certamente um assessor de campanha do Sócrates. Só falta agora fazer um espectáculo para apresentar os candidatos...

  2. Anónimo disse...

    Esta gentinha não consegue disfarçar a inveja!Tenham paciência, engulam lá uns sapitos com fair play, porque voçes não são exemplo para ninguém.

  3. Cagido disse...

    Belo post Jolly Jumper

  4. Anónimo disse...

    Que feitio........Deixem os homens espalhar e colar cartazes.

    Qual é o problema??? não consigo perceber??

    Se é disso que eles gostam;
    Se é isso que eles fazem melhor;

    Ao menos andam entretidos.

    Cumprimentos

  5. Anónimo disse...

    pelo menos a campanha já conseguiu por estes resaiviados todos a falar dela.
    estou ansioso por ver a do Sr Litério.

  6. António disse...

    Muito bem...bem mal.

    Fez-me lembrar os meus tempos de adolescente, onde na F.Foz, um fotógrafo plublicitava nos jornais locais:

    " Foto Brandão, profissional honesto e competente, não necessita de propaganda"

    Tal e qual...
    Ai que castiços!

  7. Anónimo disse...

    Vejam lá se o Litério avança com as mesmas cores, e depois o público alvo nem sequer chega a aperceber-se desse vosso truque de suspense.

    E não consegue distinguir esse efeito/malabarismo da vossa campanha.

    São tão previsíveis que até dá Dó.

    Preparados!!! só se for para levar no LOMBO, como sempre!!!

    Cumprimentos

  8. Anónimo disse...

    não admira que Anadia esteja como está. Afinal vive-se a politica como se de um clube de futebol se tratasse. O que interessa é ganhar nem interessa como. Isso não é democracia meus caros. Mas é o que temos, e assim Literio venceras sempre...

  9. Ana C. disse...

    Como anadiense fico triste quando vejo conterrâneos a afirmar que não há alternativa a Litério Marques para a cãmara. Isso para mim, desculpem a franqueza, revela falta de inteligência, estreiteza de vistas, ausência de perspectiva de futuro.Faz-me lembrar a história do idiota a quem apontavam a lua e ele só olhava para o dedo.Será este o retrato do população do meu concelho? Não acredito!! Mas...

  10. Jolly Jumper disse...

    Ana,
    gostei, sinceramente, do seu comentário. Mas peca, na minha opinião, por não identificar as alternativas reais. Não quer desenvolver?

  11. Anónimo disse...

    Creio que pela cor dos placares, se prevê que o BANIF, se esteja a preparar para, quem sabe, ofercer dinheiro aos balcões das suas filiais.
    Peço desculpa, se estiver enganado, mas olho para a cor e vejo dinheiro, Banif... não devo andar longe.
    Se a coisa tendar para a politica, pois um dos financiadores tem de ser o BANIF... o que é chato, ja nos bastam os casos dos BPP, BPN, etc, etc...

  12. Anónimo disse...

    Ai se a inveja matasse.... Há pessoas mt burras que não percebem nada de marketing.... pq este tb é preciso na política....
    Força Lino e n deixes que estas vozes de burro cheguem ao céu....

  13. Anónimo disse...

    achei curioso o comparar a cor de campanha com um banco. Deve ser algo que está entranhado do espirito de alguns. será que os cartazes do PSD terão a cor do BPN?

  14. Sérgio Bandeira disse...

    Lembrei-me agora duma coisa nova: o púrpura é a cor de Anadia!
    Se calhar foi sem querer, não sei...

    Querem lá ver que Anadia foi comprada pelo Banif e não me disseram nada?

    Será que a Igreja Arciprestal de Anadia (que também costuma usar esta cor nas t-shirts, bonés, lenços e etc.) também é patrocinada pelo Banif?


    Santa inocência e estupidez...

    -----------------
    Novidades...
    A cortina começa a descer.
    Nos cartazes já se lê "www.estamosprontos.com".

  15. Anónimo disse...

    Nao percebo tanta azia de certos comentarios será de PSD`s que sendo apoiantes de Jose Manuel Ribeiro agora teem que engolir Literio Marques?
    E ja agora o que esta concelhia do Psd está espera para se demitir depois da humilhaçao que tiverem com a escolha do candidato a Camara?
    Sera que o Jose Manuel Ribeiro nao se deveria candidatar como independente??
    Sera que tem coragem para isso???
    Naturalmente que nao pois apenas quero tacho e fora do partido sabe que a meia duzia de apoiantes que tem apenas lhe daria para absolutamente nada.
    Sr.Jose Manuel Ribeiro o que se espera de si é que deixe de ser cobarde e se assuma como Homem pois caso contrario nao passará de mais um dos garotolas de que a JSD de Anadia é fertil.

  16. Ana C. disse...

    Eu n/ percebo mto de política,e menos ainda de política partidária, q/, pelos exemplos que temos tido, é uma grande confusão, mas respondo, com agrado, ao repto lançado por j. jumper.
    Na esfera do PSD, alternativas eu n/ se vejo, ainda q/, segundo dizem os entendidos,em Anadia, um calhau, c/ um lacinho cor de laranja, pode ganhar a câmara.Há tb quem diga q/ até um burro, se usasse um emblema do PSD. ( Coitadinhos dos burros que são tão queridos). No outros partidos,qq das propostas é melhor do q/ a actual mas eu já fiz a minha opção porque conheço algumas das pessoas que fazem parte da lista da câmara e dos outros orgãos e sei q/ são competentes e trabalhadoras. Não digo o nome, para não me acusarem de fazer propaganda partidária, mas são os únicos que tiveram sempre uma postura correcta e respeitosa para com as pessoas, que não lavaram roupa suja em público, e não sujaram ninguém com os salpicos e que, agora,na campanha, aplicam ideias novas( até um bocado engraçadas) numa postura arrojada, séria e inovadora demonstrando que sabem o que querem, e qual o seu rumo.Peço
    desculpa se magoei alguém e pelo texto longo, mas foi o J.jumper que pediu.

  17. Anónimo disse...

    Oh Ana C. Ficas triste por ver que não há alternativa a Literio Marques ou por ver os seus conterraneos afirmar isso?? è que são duas coisas diferentes...
    E na parte do barrete que me serve, devo dizer que não considero nada falta de inteligencia, aformar não não há alternativa a LM, porque não há; chegou-se em tempo a desfilar alguem que se fazia crer que o seria, não pela pessoa, mas pela postura que manteve ao longo do mandato. Sim ao longo do mandato, porque não acredito nas alternativas polticas que aparecem poucos meses antes das eleições.
    Um oposição deve, em meu entender, (e se calhar mal), trabalhar ao lado da posição, mostrando e trabalhando um caminho alternativo.
    Neste contexto, não creio que existe alternativa, nas AC, aguardo a sua opinião mais esclarecida.

  18. Anónimo disse...

    muito bem Ana C. Finalmente alguem que diz com frontalidade aquilo que pensa, sem clubismos irracionais.
    Mas de facto há alternativa ao Sr Litério, até o PSD pensa que há, ou já esqueceram o Sr. Ribeiro?
    De facto anadia tresanda de mofo, precisa de gente nova de ideias novas, ou situações como o PDM, as construções ilegais, o saneamento, as zonas industriais são meros acidentes? Comparem Anadia com os concelhos vizinhos e tentem descobrir onde está a diferença.
    Eu ainda não sei em quem vou votar, mas uma coisa te digo Ana C sei em quem NÂO vou votar.

  19. Anónimo disse...

    O Sr. Ribeiro?
    O mesmo que agora que vê o seu lugar na Assembleia da República a ir para outro, e que decide regressar às origens, numa manhã de neblina, para salvar a Pátria Anadiense da letargia instalada? Para muitos realmente parece ter voltado, mas não se esqueçam que se realmente voltou é porque perdeu Alcáçer-Quibir...


    Sebastião José de Carvalho e Melo

  20. Anónimo disse...

    Não me digam que o Sr. Ribeiro também não fica em lugar elegivel nas listas de deputados do PSD?
    Tão bom e perfeito que o homem é e não fica em lado nenhum...
    Alguma ele fez, com tantos amigos...

  21. Sérgio Bandeira disse...

    Sem me querer repetir:

    Santa inocência...

  22. Anónimo disse...

    Desde quando é que o sr Ribeiro é uma alternativa se ele nem sequer disse uma única palavra sobre a indicação de Litério Marques pelo PSD Nacional para a presidência da Câmara.

    Se fosse alternativa há muito que já tinha vindo para a praça pública e não tinha deixado cair alguns que se atravessaram por ele quando concorreu para a Concelhia.

    Nem para se demitir tem coragem!
    Ele quer é salvar o seu "tacho".

  23. Anónimo disse...

    Se J. Ribeiro tivesse a sua linha de raciocínio era um Homem desgraçado Politicamente.

    Quanto aos que arriscaram com ele....é assim o Partido não põe de parte ninguém, agora Litério também deve tirar as suas conclusões com o que aconteceu e é legitimo quem queira ajustar a sua equipa.

    É fácil de perceber o funcionamento da coisa, difícil é fazer o prognóstico, e foi o caso de muitos.

    Agora é assim....

    Se J. Ribeiro tiver mesmo os Militantes todos do lado dele, o PSD está completamente minado, e Litério terá dificuldade em conseguir uma equipa que tenha uma única visão (A visão de Litério).

    Ou seja, resumindo...... pode cair a Mesa de Assembleia e a Comissão Politica, mas se tivermos alguma destreza de pensamento, facilmente concluímos que apenas vão mudar as caras, pois a vontade de mudança será sempre um ponto assente.

    E o Ribeiro não está nada acabado isto vão ser os 4 anos mais difíceis de Litério Marques, pois será supervisionado por centenas de Olhos, com agravante de ser visto de dentro da sua equipa, e de fora é certo que pode contar com vários Militantes do SEU Partido para o por na LINHA.

    A coisa é mais complexa meus amigos.

    A vitória de Litério não é ser Eleito, isso é quase um dado adquirido, a sua vitória é mostrar a todos que valeu a pena Liderar o PSD ANADIA mais 4 anos.

    Isso é que será um objectivo de HOMEM.

    E nós cá estaremos todos para o verificar na íntegra.

    Cumprimentos

  24. João disse...

    A cor dos cartazes foi escolhida porque é uma cor do municipio...

    O efeito foi perfeito, todos a falarem do mesmo!

    Até mesmo aqueles anónimos que são tão sábios e ao mesmo tempo nem se identificam, (eu se fosse um sábio gostava de me identificar para que todos soubessem) vieram para aqui mandar umas "papaias" e assim só ajudaram a criar o efeito pretendido com esta estratégia...

  25. Jolly Jumper disse...

    Não queria dizer nada... mas este último comentário obriga-me a dizer:

    Na política o bom é falar bem, não é falar por falar! Não interessa ao PS que se fale do partido e da estratégia se não se falar bem.

    A máxima "falem bem ou mal, mas falem" não se pode aplicar à política.

  26. João disse...

    E já agora porque é que acha que sabe de politica?

  27. João disse...

    Só mais uma coisa, quanto ao cartaz colocado na rotunda da Curia, seria bom relembrar que nas últimas autárquicas o Sr. Litério também se apoderou do mesmo espaço para o mesmo efeito...

  28. Anónimo disse...

    22 de Julho de 2009 21:00
    "eu se fosse um sábio gostava de me identificar para que todos soubessem"

    Já reparou que com esta afirmação nunca chega a sábio!!!

    Ainda lhe digo mais, tem muito para aprender tal como Eu.

    Cumprimentos

  29. João disse...

    Nem quero chegar...

    prefiro falar do que sei e aprender o que não sei.

    falarem do que não sabem e tentarem mostrarem que são mais inteligentes do que são, isso deixo para vocês.

    Realmente blogues que envolvam política são o máximo... todos sabem tudo. lolol. :)

  30. Jolly Jumper disse...

    Para ser sincero, não sei nada de política!!! Mas sei bastante de markting, seja político ou não.

    "quanto ao cartaz colocado na rotunda da Curia, seria bom relembrar que nas últimas autárquicas o Sr. Litério também se apoderou do mesmo espaço para o mesmo efeito..." - já se tinha referido isso!

    "Realmente blogues que envolvam política são o máximo... todos sabem tudo. lolol. :)" - quem comenta e quem posta não sabe, de certo, tudo sobre política. Mas são estas as pessoas que vão às urnas votar. Algo de política deverão saber estas pessoas.

  31. João disse...

    Sabe de markeintg??

    Então deveria saber que a criação da expectativa, como aconteceu com estes cartazes, suscita interesse e a partir daí será muito mais fácil centrar a atenção das pessoas..

    E mais, até este ponto não interessa nada se se fala bem ou mal, interessa que se fale e posteriormente (aí sim) trabalhar para que se fale bem...

    depois de centrada a atenção das pessoas (muitas das vezes o mais complicado) já se pode trabalhar de outra maneira.

    Se sabe de marketing deveria saber disto e não escrever coisas do género:

    "Na política o bom é falar bem, não é falar por falar! Não interessa ao PS que se fale do partido e da estratégia se não se falar bem."

  32. Jolly Jumper disse...

    Pronto, então é porque não sei! E devo estar completamente errado! Veremos no dias das eleições o resultado da expectativa dos cartazes...

  33. Anónimo disse...

    Bem, isto virou um circo bem fraquinho...
    Uma coisa é certa todos falam do que sabem, e o que menos interessa é se é certo é errado. Aliás, como se tem visto, mas vale dizer asneiras do que não dizer nada... dizendo, sempre existe a hipotese de ser corrigido.
    O Prof. Literio vai descobrir que devia ter deixado a politica activa pelos proprios meios e cabeçadas; O Zé Ribeiro, vai descobrir que em politica há um momento para a afirmação ideologica e até lá, o melhor é não fazer, nem dizer nada;
    E Anadia vai descobrir que nos proximos anos, o desenvolvimento e o sentido estrategico da governação interconcelhia, lhe vai passar ao lado simplesmente porque não tem dedos para tocar viola.
    E tudo isto graças, ao facto de todos andarem entretidos com adivinhas e jogos de poder; quem é melhor que quem, quem fala bem, quem executa melhor, quem falha e quem é perfeito as suas acções, ie, tudo em torno de um sonho, quando a relialidade é a de hoje, aquela em que todos deviamos estar unidos e a potenciar o concelho; con jeitinho, o Prof. ja tinha sido corrido, e outro já lhe estaria sucedido.
    Mas é assim! ignorantes com ignorancia se paga!

  34. João disse...

    Volto a repetir, a estratégia é delineada consoante os objectivos definidos. Sabe quais são os do PS??

    Eu não sei, por isso...

    Apenas disse que conseguiram pôr as pessoas a falar e a discutirem (de forma civica) os seus cartazes. Até aí não tenho dúvida, foi bem conseguido.

  35. João disse...

    Estes ignorantes não têm medo de se identificarem.

    se não tivesse esse receio seria mais fácil para os Anadienses identificar e elege-lo como salvador da pátria, ou melhor, do concelho. lololol

  36. Anónimo disse...

    Como é que se chama Ignorante a uma pessoa que não se conhece verdadeiramente, subestima-se as suas capacidades, desvaloriza-se as suas ideias, apenas porque apresenta uma tendência ou ideologia politica diferente.

    Será por si só, o facto de não conhecer o nome prórpio de um Anónimo, informação suficiente para lhe dar esse direito, de o julgar.

    Deveria fazer umas formações em relações inter-pessoais assim como algumas em conduta ética, para melhorar esse discurso que apresenta.

    Caso contrario não é pelo seu nome nem pelo que possamos conhecer de si, mas a pouco e pouco, por aquilo que escreve e a forma como apresenta, o Sr. é que vai confirmando o seu potencial de ignorante.

    Sendo assim quero desde já agradecer-lhe, por se identificar sempre que escreve, porque como deve perceber se não o fizer, vai ser mais um Anónimo, e isso é um desprestigio para que escreve como tál.

    Cumprimentos

  37. João disse...

    Bla Bla Bla...

    A tipica conversa de ressabiado politico. a mim da-me gozo, uma vez que nem tenho cor partidaria, ouvir estas pessoas falarem assim.

    Gostei! Continue que vai no bom caminho.

  38. Anónimo disse...

    Até a mim me da gozo ;)

    Não apenas temas políticos, outros temas também.

    E digo-lhe já, que gostava de estar com muita gente que aqui escreve e conhecer outros mais, mas a condição que assumi, não me permite isso.

    Prefiro Liberdade a reconhecimento de uns e Ódio de outros.

    Eu sou Eu, ninguém me condiciona nem o meu partido nem os seus candidatos nem qualquer outro candidato.

    Ninguém sabe quem eu sou nem Litérios nem Ribeiros nem Pedros da JSD nem Linos nem ninguém das outras frentes partidárias, nada nada nada.

    É assim, Anónimo até um dia....

  39. Anónimo disse...

    O menino estava a falar tão bem até agora com essa resposta...

  40. João disse...

    qual foi a posição que assumiu??

  41. Anónimo disse...

    Agradeço imenso o "menino", é sem dúvida delicioso ouvir isso.

    Quanto a falar bem, isso será sempre relativo, não falo para agradar ninguém, simplesmente comento temas e interrelaciono-me com outros utilizadores do blogue expressando apenas pontos de vista.

    A posição que escolhi essa já está descrita e é bem conhecida no histórico dos meus posts, não me sinto na obrigação de lhe responder directamente a essa pergunta, está tudo escrito e dito, é só analisar.

    Mas o que eu queria dizer nem é bem posição, essa está definida, era mais condição, que é a de ser Anónimo.

    De qualquer forma agradando ou não aqui ficam os meus mais sinceros

    Cumprimentos