Breves de Anadia no JB

7/09/2009 04:32:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...

Anadia - Novo director da Secundária Regeneração urbana de Anadia avança em OutubroUniversidade de Verão Luso-Espanhola
Pugnar pelos princípios de liberdade QREN comparticipa obra em 52,4% Vinho, Arte e Estrelas são tema desta formação



Luís Santos tomou posse como director da Escola Secundária de Anadia, na passada
O núcleo urbano da cidade de Anadia vai ser alvo de uma intervenção que ...Numa iniciativa inédita promovida pela Universidade Sénior da Curia e ...

Em Destaque

Quatro Juntas de Freguesia preocupam Litério Marques

PSD, em Anadia, tem já confirmadas recandidaturas a 11 Juntas

PSD, em Anadia, tem já confirmadas recandidaturas a 11 Juntas

São quatro (Sangalhos, Mogofores, Avelãs de Cima e Tamengos) as Juntas de Freguesia que, neste momento, requerem mais preocupação na candidatura de Litério Marques às autárquicas, no concelho de Anadia.

O actual presidente e candidato à Câmara, pelo PSD, revelou que, após um encontro realizado na última quinta-feira, com os presidentes de Juntas, eleitos em 2005, das listas "laranja", apenas quatro continuam a necessitar de mais atenção, já que 11 autarcas (das Juntas de Freguesia de Aguim, Avelãs de Caminho, Arcos, Ancas, Amoreira da Gândara, S.Lourenço do Bairro, Moita, Vilarinho do Bairro, Vila Nova de Monsarros, Óis do Bairro e Paredes do Bairro) se mostraram disponíveis para alinhar ao seu lado, nas listas do PSD.

De acordo com Litério Marques, permanecem por definir os candidatos a Avelãs de Cima (uma vez que Armado Pereira, autarca com mais mandatos no concelho de Anadia, não se recandidata); a Mogofores (freguesia onde o PSD nunca conseguiu vencer o seu principal opositor, o PS), Tamengos (o actual autarca Francisco Saraiva ainda se encontra em período de reflexão, não tendo decidido se estará disponível) e Sangalhos, freguesia onde Litério Marques pretende, segundo algumas vozes, regressar à maioria que perdeu nas últimas autárquicas.

"Para Sangalhos quero encontrar um candidato que o povo mereça", disse Litério Marques que, para o encontro com os autarcas, não convocou o actual autarca de Sangalhos, Sérgio Aidos, que na última semana apresentara a sua candidatura à Junta, ainda que "à revelia" de Litério Marques.

Aliás, o facto de ter como candidato à freguesia de Arcos o actual autarca Fernando Fernandes, que integra a Comissão Política do PSD Anadia, reforça a ideia de que o problema de Litério Marques não reside num braço de ferro com quem está ou deixa de estar ao lado de José Manuel Ribeiro, mas sim em não querer Sérgio Aidos como candidato em Sangalhos.

"Não tenho nada contra ninguém dentro da Comissão Política do PSD Anadia. O autarca Fernando Fernandes mostrou-se disponível e, por isso, será o meu candidato à Junta de Freguesia de Arcos", sublinhou.

Embora não responsabilize Sérgio Aidos pelo deslize do PSD nas últimas autárquicas, é um facto que o PSD perdeu muitos votos com a candidatura do bancário, de 53 anos, vendo-se depois obrigado a fazer uma coligação com a CDU.

Tudo indica, agora, que Litério Marques não quer perder mais terreno, em Sangalhos, para os partidos da oposição e que deverá apresentar um candidato que contrarie essa tendência.

Aos jornalistas avança que está a trabalhar há já algumas semanas nas listas e que começou pelas Juntas, por serem os órgãos que estão mais perto das populações. Dentro de poucos dias serão revelados não só o director de campanha, bem como o mandatário, numa altura em que serão igualmente dadas a conhecer as listas à Câmara e Assembleia Municipal.

Uma coisa é certa: na campanha espera não gastar muito dinheiro. "Não farei grandes apresentações. Não é essa a minha prioridade", revela, dando conta que quer, sim, ter listas às Juntas, Câmara e Assembleia Municipal o mais representativas possível das populações.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt

4 comentário(s):

  1. Artur Salvador disse...

    O prof. Literio não tem alternativa senão aceitar que pode haver pessoa que são diferente dele, que pensam diferente dele, mas que conseguem trabalhar com ele. Aliás é por isso que existe um Partido Social Democrata.
    Não vejo qual é o problema em o autarca Sergio Aidos de Sangalhos, se ter associado a uma equipa diferente.... é na diferença que se faz, melhor;
    Aliás, é indigno o Prof. Litério vir a publico dizer que quer para sangalhos uma pessoa que os sangalhenses mereçam??? Mas quem é ele para vir dizer uma coisas destas? Deus da palavra e da razão.
    Então um homem que sempre serviu para a freguesia, que sempre trabalhou para o melhor da freguesia, com enormes sacrificios pessoais, familiares e profissionais, agora porque teve a coragem de pensar diferente, não serve para a freguesia??
    desculpe-me lá Sr. Presidente, mas não concordo nada consigo, e nem se atreva sequer a arranjar um substituto para o autarca da freguesia de sangalhos, com o mesmo tem disposição para se manter no cargo.
    Sangalhos não merece tamanha injustiça. E mais uma vez, lhe digo que não deve agir com falta de democracia e não aceitar as diferenças dos outros.
    É como diz a lider Laranja "todos somos precisos", principalmente os que estão para trabalhar"

  2. Anónimo disse...

    O problema é mais fundo caro Artur.

    Já reparou???

    Esta Notícia é mais um insólito que aconteceu no PSD de Anadia.

    Então nos estatutos do PSD, quem é que define ou confere aprovação aos candidatos às Juntas de Freguesia???

    O que é que a Concelhia está a fazer!!! ou melhor não está a fazer.

    Os poderes assim como as competências estão todos alterados, não sei qual a opinião destas pessoas que constituem a Mesa da Assembleia nem tão pouco as que constituem a Comissão Politica do PSD da Secção de ANADIA.

    Isto é uma eterna Palhaçada!!!

    A situação é insustentável não sei o que os Órgãos Nacionais do Partido dizem sobre este assunto!!!?

    Isto é Apartidário, vai contra qualquer estatuto do PSD.

    Como pode ver é assim que as coisas vão!!!

    Cumprimentos

  3. Artur Salvador disse...

    Pois a concelhia!
    Com toda a lógica, e salvo melhor opinião, a concelhia perdeu voto na matéria quando não conseguiu manter-se nos limites legitimados pelas eleições. Com isto, deturpou-se todo um processo democrático que neste momento permite tudo, inclusive, permitir-se nomear um homem mais capaz para Sangalhos, porque, note-se bem, porque logo logo, se associou a outro potencial candidato a Anadia.
    E mais, logo no inicio também eu me associei ao candidato que se desfilava como designado e legitimado pelas bases, - aliás sou um adepto da rotatividade de cargos, nada que tenha a ver com as pessoas, mas sim, porque sou por defeito académico, que são as diferentes maneiras de pensar e de gerir que fazem a riqueza socio-economica de um concelho.
    O Prof. Literio, pessoa que muito estimo e reconheço-lhe imensamente o trabalho feito, e só tenho pena de não pensar como eu; mas que o respeito respeito.
    Aliás está a nisto como o Sergio Aido, só que um tem o poder de mandar e outro a obrigação de obedecer, são estas as regras da democracia.

  4. Anónimo disse...

    Como pode ser comprovado, o anonimato é de facto uma mais valia de LIBERDADE de expressão na comunidade dos BLOGUES.

    Já repararam quantas pessoas já devem ter lido isto e ninguém comenta, a não ser Artur Salvador, pois já tinha demonstrado a sua posição.

    Meus amigos, cada um escolhe o que acha melhor para si, não devemos é deixar de dizer as verdades.

    Lembrem-se:

    Podem não me ver a CARA, mas têm que me OUVIR e LER o pensamento.

    Cumprimentos