Não sei se riA ou se chore

8/22/2009 01:28:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Ultimamente temos sido confrontados com várias criticas de anónimos dizendo que nos escondemos por detrás do anonimato. Outros levam à exaustão a crítica a este cavalo por lamentavelmente ter deixado passar um comentário que merecia ter sido recusado. E nem o facto de dizer que a aprovação tinha decorrido por não ter lido o comentário em condições, devido a cansaço, amainou os ânimos.
...
Há ainda aqueles que acusam este blogue de ser tendencioso. Uns dizem que apoiamos a esquerda, outros há que dizem que somo acérrimos defensores da direita. Eu digo: somos defensores e apoiamos uma Anadia melhor.
...
Há ainda aqueles que nos perguntam o que já fizemos por Anadia. Conhecem melhor espaço de promoção que os blogues da região? Destaco a qualidade de Paulo "Cagido", mas também do recente Bairradices e do muito cuidado Bairrada Digital. Queremos também nós ser um espaço na Internet que servia o concelho e que noticie o concelho. Isto não é contribuir para o desenvolvimento de Anadia?!
...
Encontrei na rede um texto de um autor de um blogue que passa pelo mesmo que o ASG está a passar neste momento. Não sei se incomodamos alguém, se é por causa das eleições ou se é simplesmente porque sim, mas a verdade é que há cada vez mais gente a criticar este projecto que foi visionado para unir os anadienses e não afasta-los.
...
Deixo o texto do Pedaços de Alcongosta:
Dizia então que este é um blogue pluralista, aberto a diferentes correntes de opinião. Como blogue pessoal que é, não tinha de agir dessa forma. Mas optou por ser um espaço aberto a todos. No entanto, há quem, por distracção ou ignorância, ande algo confundido. Vejamos exemplos:

Diz um anónimo num comentário: "vê-se bem nos comentários q o blog n é imparcial. Um blog n deve transmitir opiniões pessoais nos textos q s escrevem, ms sim ser isento".
Não deve dar opiniões? Diz quem? Fique o senhor anónimo a saber que, embora não seja a sua essência, este blogue é também opinativo. Não andará o senhor baralhado? Olhe que isto não é nenhum jornal.

Se é imparcial ou não, acho que fica ao critério de quem disponibiliza o seu tempo para fazer o Pedaços de Alcongosta. O senhor anónimo tem sempre a possibilidade de criar o seu próprio blogue. Mas essa do "vê-se bem nos comentários que o blog não é imparcial" já diz do grau de conhecimento que a pessoa em causa tem destas coisas. Em jeito de serviço público deixo-lhe o esclarecimento: posts e comentários são coisas distintas. No caso deste blogue, qualquer um pode deixar escrito o que pensa (agradecemos que o façam com elevação).

E agora o paradoxo: então não é que no raio do blogue, tendencioso que se farta (só ainda não é unânime para que lado) deixa fazer comentários contrários às suas opiniões/observações? Ouça lá, caro "comentador", já reparou no absurdo das suas palavras quando até você tem liberdade para aqui fazer comentários?

Outro exemplo, do conterrâneo Gonçalo: "Já me perguntaram se este blog teria tendências partidárias. Fico então com a certeza de que sim, visto o tipo de comentários que aqui se registam e com a clareza do texto inicial". Mais uma vez a confusão entre posts publicados por quem faz o blogue e a abertura dada a opiniões externas. Inclusivamente ao próprio Gonçalo.
(...)

22 comentário(s):

  1. Sérgio Bandeira disse...

    Mais do mesmo...

    Continuo a dizer o que tenho dito e utilizando as palavras do Jolly Jumper: "somos defensores e apoiamos uma Anadia melhor".
    Quem quer, quer!
    Quem não quer, pelo menos, não atrapalhe!

    Quem não quer uma Anadia melhor, vota naquele partido que toda a gente sabe. lol
    Será que vãis conseguir perceber qual é o partido a que me estou a referir?
    Eu sei que já estás a ter um pensamento triste. Desengana-te! Estou a falar (por exemplo) do Bloco de Esquerda que não apresentou nenhuma lista em Anadia.
    Já agora, se apresentou, aceita as minhas desculpas e pensa noutro.

  2. Anónimo disse...

    Nem rir nem chorar, vale mais seguir em frente, pois nunca se sabe se estas pessoas são como aquele Sr. que apareceu por aí a dizer mal de tudo o que se fazia, e no final revelou que:

    " Apenas venho aqui jogar ossos aos cães"

    Como não é este certamente, o publico alvo do ASG, vamos andando....os bons vão entrando e por cá vão ficando, os menos bons, logo se abUrrecem e fazem-se ao caminho por outras paragens.

    A blogosfera é imensa e há lugar para todos, o problema é que alguns demoram mais tempo que outros a encontrar um blogue, com o qual se identificam melhor, e esse facto cria ruído no blogue.

    Jolly Jumper, a máxima é caminhar sereno, alternando quando necessário entre os seus três andamentos.

    Cumprimentos

  3. Cagido disse...

    Pela parte que me toca JJ, obrigado pelo elogio. Pois tb quero uma Anadia de melhor qualidade e desenvolvida.
    Não se deixe ir abaixo pela crítica, pois é sinal que o seu blogue está a fazer mexer o concelho, a sair um pouco do marasmo.

  4. Anónimo disse...

    Mal de ti, quando todos disserem bem de ti...

  5. Leiam a imagem disse...

    Cavalo amigo em quem muito confio desde do início deste projecto ASG! Lembra-te que foi preciso aparecer o ASG para surgirem outros blogs, que tens respeitado como "vizinhos" e com boa índole. Temos apelado, mais o Jolly Jumper, à participação de todos, por Anadia, com isenção. Não marteles, nem te preocupes com distraídos, que nem ler o blogue desde do início, desde de Fevereiro, se dignaram a fazer para se enquadrarem sobre quem são os autores deste blog, e o que têm feito, com isenção, desde do início! O facto de ter AGRADECIDO O PARECER de um anónimo quanto à intervenção de Litério Marques e Jorge Sampaio, os ÚNICOS REPRESENTANTES AUTÁRQUICOS POR ANADIA, no post do programa "Verão Total", e de ter sido atacada por uma criatura recente neste espaço, e interpretada como sendo uma "funcionária da CM de Anadia" (nem avivo o resto, a inteligência é faculdade só dos que estão e são para construir, só (e bem!) por ter agradecido a participação ao anónimo, sem qualquer alusão política sequer, muito menos tendenciosa (que nunca fui neste blog!), mas por orgulho de ver Gente a participar neste projecto de interacção na blogosfera, que nos diz respeito a todos, do concelho... fez-me perceber que estamos cá, Cavalo, e ainda bem :) Continua a trabalhar. O próximo ou a próxima "anadiense" que não se identificar, como eu sempre me identifiquei, com nome de Gente credível, como o meu, Ana Jesus Ribeiro, uma Anadiense Ferrenha e Orgulhosa por ser!... que voltar a me interpretar mal, neste espaço credível e sem reconhecer os autores que tem estado a construir com isenção, por carolice séria! a dinamizar o ASG, por vezes, "nos minutos vagos que a nossa vida permite, porque temos todos uma Profissão e temos vida pessoal, respeitando toda a "vizinhança que podem ver no layout muito bem pensando e que tem sido "limado" pelo Cavalo consoante a disponibilidade, e por nós, e por Anadia!... ao(a) próximo "anadiense mal interpretador e destabilizador" no ASG, desafiarei para tomar café com a autora do Leiam a imagem, Fotojornalista e Fotógrafa de Profissão, e Anadiense Ferrenha assumida, isenta e respeitadora politicamente! :)
    Bem hajam... e caro trabalhador Jolly, (compreende-se o cansaço!) prossegue com o teu belo e democrático trabalho por Anadia, respeitando sempre toda a "vizinhança". Valida os comments de quem vem e tem estado por bem. Concordo com o teu elogio quanto aos blogs do Paulo "Cagido", autor que não conheço mas que tem sido incansável (ainda me lembro, no início, e elogiei a sua faceta original e inovadora de, por onde passasse, de sacar as fotos de dentro do carro, e como sinal de se importar com as coisas que estavam bem ou mal :)), do Bairradices, blog recente de um autor ou autora que também não conheço o autor mas que tem estado ponderadamente para aquilo que entende, respeitando o trabalho dos outros. O autor do Bairrada Digital conheço perfeitamente, um Mestre que admiro. Haviam de haver mais como tu e ele, construir espaços como estes blogs, para apelar à interacção sã e democrática, dá muito trabalho, embora gozo, acima de tudo! Não me arrependo de ter "interrompido" as minhas férias, ao registar a volta a Portugal no concelho e de ter "agradecido o parecer, ter agradecido a participação" no post do "Verão total" pelo Jolly Jumper e por Anadia.
    Este blog e o seu incansável autor Jolly Jumper merece continuidade e respeito. Uma boa ideia que partilho desde do convite do cavalo em Fevereiro, de Anadiense Ferrenha que sou e que apela como agradece à participação, a questão e sem problemas nenhuns! Não vale a pena rir ou chorar... sorri! Estão-te a ver e a ler! :)

  6. Hp disse...

    Eh pá... apresentemo-nos porque não?!

  7. Jolly Jumper disse...

    "Mal de ti, quando todos disserem bem de ti..."
    Sim! É bem verdade... mas entristece-me ter que ler, entre outros (quiçá) piores, isto:

    Anónimo Anadia Norte disse...
    Anadia recebe bastantes actividades desportivas, nacionais e internacionais, com maior ou menor relevo, para massas ou menos massa, penso que os autores do blog andam um pouco distraidos, e a informação até é bastante divulgada, basta ler um jornal regiol para se saber o que se passa...aconselho uma leitura mais atenta dos jornais regionais, principakmente da parte desportiva.

    Aqui neste post Somos Conhecidos internacionalmente

  8. Sérgio Bandeira disse...

    Isso! Continua a dar-lhe importância...

  9. Jolly Jumper disse...

    Creio que é necessário saber que pessoas existem por Anadia.

  10. Anónimo disse...

    Se António Feio e José Pedro Gomes descobrissem este Blog e lessem estes comentários, decerto que seria, para eles uma boa fonte de inspiração, para uma "conversa da treta"

  11. Anónimo disse...

    Não será:"Não sei se ria ou ..."

  12. Jolly Jumper disse...

    É sim! Obrigado

  13. Zé de Lírios disse...

    Começo por por tranquilizar o jolly jumper quanto às minhas expectativas de ver este comment publicado.Escrevo-o, apenas, para comunicar consigo, por isso não stresse.
    Tinha decidido, por respeito por mim próprio, não passar mais por aqui mas hoje, ao dar uma voltinha pelos blogs vim cair neste, quase sem querer.
    Foi então que li o comentário inflamado da Srª ana ribeiro,em que ela, no meio de umas vulgaridades e frases feitas, como, pex: "à participação de todos, por Anadia, com isenção". Isenta, ela? E de insinuar que o prisma para avaliação do que está bem ou mal em anadia é apenas o vosso ( o seu e o dela). E de repetir à exaustão que é uma anadiense ferrenha, como se fosse a única. E de dizer "ter sido atacada por uma criatura recente neste espaço, e interpretada como sendo uma funcionária da CM de Anadia (nem avivo o resto, a inteligência é faculdade só dos que estão e são para construir", tenho que dizer, para além do que já disse, que a reacção ácida ao meu comentário do "verão total" é uma prova de que a minha inteligênia é maior do que a dela, que não teve a lucidez suficiente para perceber que o seu comment daria lugar a interpretações como a minha. Por isso continua a ser minha convicção de que : se a senhora não é funcionária da cãmara,ou está na sua orbita, ou sonha vir a ser contratada.Quero também dizer que já ando por aqui á algum tempo, contráriamente ao que pssa parecer.
    JJ esteja descansado que não o chateio mais.

  14. Jolly Jumper disse...

    Lamento muito sinceramente que pense em não voltar. Mesmo muito sinceramente...

    Zé de Lírios era já, sem qualquer dúvida, uma voz que eu tinha em alguma consideração quanto comentador. E não foi por lhe recusar um comentário que deixei de ter a mesma consideração. Por vezes dizemos as coisas da forma menos acertada, o mesmo se passa comigo (só não tenho ninguém que me modere as postagens) e por vezes digo os meus disparates.
    Como autor deste espaço espero que reconsidere a sua posição.

  15. Sérgio Bandeira disse...

    Ó José Delírios, vá lá...

    Agora a sério. Há muitos anos que acedo diariamente à Net e, sem ela, já não conseguiria viver a vida que vivo.
    Vi muitos sites, muitos blogs, muitas redes sociais, muitos jornais, muitas rádios online e nunca vi nada minimamente interessante sobre Anadia como nos últimos 6 meses.
    Não é só o Anadia Sem Gente, mas também.
    E, sinceramente, ainda não vi nada demasiado descabido escrito neste blog. Mesmo que eu não concorde com o comentador, respeito qualquer opinião.
    Se às vezes parecem exagerados, é a liberdade que o anonimato, a distância e o não receio dumas lambadas permitem.

  16. Carla Teixeira disse...

    Caro Jolly Jumper e restantes camaradas do Anadia sem Gente,

    Lamentavelmente tenho andado muito afastada de Anadia e daí o meu aparente desaparecimento do blog. Voltei hoje, para encontrar esta nossa página inflamada de críticas e de alguma dor dos meus colegas. Um conselho: tranquilidade. É perfeitamente natural que um blog que faz mossa seja criticado e os seus autores odiados como vilões. Acreditem que sei do que falo! No entanto, dentro dos limites do que for considerado razoável, devemos permitir a liberdade de opinião a quem nos visita, sem stressar com quem não gosta. A vida é mesmo assim. Só é consensual quem se verga e se deixa "amestrar". Este blog é, claramente, um bom projecto. E não o digo porque faço parte da equipa. Aliás, só faço parte da equipa porque já antes o considerava um bom projecto e vinha ler e opinar neste espaço. É essa a lucidez que temos de ter. Haverá sempre críticas, justas e menos justas, mas no final o que conta é a satisfação de quem aqui vai alimentando o concelho de novidades. Estamos fortes, e este é o mais evidente sinal disso. Se assim não fosse, quem perderia tempo a contrariar-nos? :)

    Um abraço a todos os camaradas e aos fiéis leitores deste blog. Mesmo os que não concordam com nada. Pela minha parte, tentarei ser mais assídua de agora em diante. Até já!

  17. Anónimo disse...

    A D. Ana não é funcionária da Câmara, mas faz uns trabalhos de fotografia para a Câmara de Anadia. É quase a mesma coisa...

    Daí que tenha que dizer bem da autarquia...

  18. André Ferreira de Oliveira disse...

    Neste município convive-se mal com a diferença. Muitos pautam a sua conduta pelo lema "quem não é nosso é contra nós": basta que as palavras não lhes adocem os ouvidos, não os bajulem, para logo saltar a crítica gratuita, malidicente e, cada vez mais visto, mal-educada.
    Também é verdade que cada sociedade tem o que merece...
    O que vale é que a História, depois de contraciclos, traz-nos ciclos: que nesse fase ressurjam os melhores e que os contributos dados sirvam para algo!

  19. Sérgio Bandeira disse...

    Ó André, disseste tanta coisa que pode ser interpretada de tanta maneira que já nem sei...
    Estás a falar dos que são do ciclo ou dos do contraciclos?
    Estás a falar dos contributos dados por quem e para quê ou quem?
    Os "melhores" devem entrar no ciclo e ficar com os contributos, o contrário ou outra coisa qualquer?

    Explica-te homem, que eu acho que não fui (ainda) capaz! hehehe

  20. Anónimo disse...

    "cada sociedade tem o que merece" não me parece, de todo, penso que nós temos capacidade para ter muito mais, estamos a trilhar o caminho certo para isso.

    Talvez se ajuste melhor, cada sociedade tem aquilo que constrói ou melhor aquilo que consegue ou lhe deixam construir.

    O Mal é pesar-se que nos será atribuído alguma coisa, ou que somos merecedores de algo se nos portarmos bem!!! essas histórias, com o devido respeito que tenho por elas, devem ser contadas de maneira diferente, um volte-face no animo.

    Que tal:

    Se queremos mais temos que fazer por isso.

    Se algo não está bem, então temos que nos mobilizar, pensar, idealizar para concretizar.

    Se o que temos não chega, temos que mudar para melhor.


    Agora se todos ficarem sentados inanimados a dizer que só temos aquilo que merecemos, bem...assim nunca vamos ter aquilo que achamos ser melhor, ou e porque não, aquilo com que sonhamos.

    Por isso, é bom estes debates saudáveis, se gostam ou não de quem escreve, o que nos interessa isso???,(no meu caso não procuro reconhecimento), procuro sim criar uma força capaz de fazer acordar ou obrigar a repensar ideias pré estabelecidas, que de tão cómodas que se tornam, ficam difíceis de serem alteradas, fazer acreditar uma sociedade afastada da sua responsabilidade de julgar os que nela vagueiam com responsabilidades cívicas acrescidas, alertar o Povo de Anadia para uma situação viciada, que apenas nos leva a flutuar ao sabor de medíocres interesses, precisamos que todos acordem, todos ainda somos poucos.

    Será sempre de louvar o debate, a exposição de verdadeiros casos e o facto de esmiuçarmos conteúdos que até então eram mais resguardados e mais facilmente sanados, agora os blogues tem a capacidade dos expor rapidamente e conseguir em tempo real os comentários de uma série de Pessoas, que até então, se calhar só vinham a ter conhecimento de certos podres passado muito tempo, tempo suficiente para que apenas lhe desse margem para se indignar, pois o tempo decorrido era tão vasto que já nada havia a fazer.

    Acho que estes locais vão servir para aferir algum rigor de conduta, e serão levados em conta por todos aqueles que mesmo que não queiram reconhecer o seu real valor, conseguem pressentir o sei efeito dissuasor.

    Cumprimentos

  21. André Ferreira de Oliveira disse...

    Bem, Sérgio, tendo em conta que não pedalamos contra o relógio somos apenas os ciclistas;)
    Felizmente, continuaremos a sê-lo; mal seria se fossemos contra...
    Mas faremos a voltab toda, não desistimos a meio!

  22. Sérgio Bandeira disse...

    Ah! Então 'tá bem!

    Ó man, juro que não percebi nadinha.
    Tu, um dia destes, fazes-me um desenho, não fazes?

    JJ, depois eu digitalizo e publico aqui. Está prometido!