Entrevista a André Ferreira de Oliveira

12/29/2009 02:16:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Entrevista Região Bairradina
"TEM QUE HAVER UMA REDIFINIÇÃO COMPLETA DO PS"
...
Antigo Presidente da Juventude Socialista do concelho de Anadia, André Ferreira de Oliveira impugnou recentemente as eleições à liderança daquele órgão. Depois de já o ter feito em Abril, justifica os actos com a alegada falta de envio de convocatórias para os militantes e tece duras críticas ao actual PS.
...
- Porque motivo impugnou as recentes eleições da JS de Anadia?
- Impugnei o acto eleitoral, como já o tinha feito em Abril. Nas duas situações as convocatórias não foram enviadas para todos os militantes, o que constitui uma falha estatutária grave. (...) e, pior que isso, não convocaram pessoas que directa ou indirectamente, estiveram associadas a mim ou às funções que assumi na Juventude Socialista.
É grave o que aconteceu, mas mais grave ainda é haver um órgão que não funciona! Em mais de meio ano só há duas actividades conhecidas: uma festa feita com intuito declarado de reforçar laços internos e o espalhar de folhas de apelo ao voto nas eleições europeias que foi deveras caricato, ao ponto de ter merecido uma cobertura pouco simpática nos blogues, até de (divulgação) nacional. Temos uma Juventude Socialista que, infelizmente, neste ponto, se assemelha muito ao Partido Socialista.
...
- Que balanço faz da participação do PS nas últimas autárquicas?
- O Partido Socialista diminuiu a votação para a Câmara e para a Assembleia Municipal, assim como passou a ter menos deputados nas Assembleias de Freguesia, sendo que as vitórias que conseguiu resultaram mais do mérito pessoal dos cabeças de lista do que do partido em si. (...) Ainda no que às freguesias diz respeito, os candidatos foram escolhidos em alguns casos de forma pouco criteriosa e Arcos foi um exemplo disso mesmo: houve ali uma escolha pessoal do candidato à Câmara Municipal, tendo sido dito que era uma aposta de futuro, mas a verdade é que só conseguiu eleger dois deputados em nove, o que é uma boa imagem daqueles que foram os resultados do Partido Socialista.
...
- Como classifica a vitalidade do partido, no que à promoção de actividades e à própria angariação de militantes diz respeito?
- O Partido Socialista tem 67 militantes num município de 31 mil pessoas, que contabiliza 21 mil eleitores (dos quais 4 mil votam no partido). A minha leitura diz que o PS não consegue captar os votos que tem, tranformando-os depois em apoio efectivo para a mudança da lógica interna. O PS de Anadia caracteriza-se por um vazio de ideias. (...)

...
- A actual Comissão Política Concelhia soube tirar ilações dos resultados?
- O Partido Socialista viu rejeitado o projecto que apresentou. Mostra-se claro que o projecto de médio/longo prazo que o PS diz apresentar, baseando-se numa figura central (Lino Pintado) e depois num deserto de ideias associadas a essa mesma liderança falhou! (...) Tem que haver uma redifinição completa do PS.
...
- Essa redifinição completa passa por si?
- Passa por acolher os contributos de todos os simpatizantes e militantes. Passa também por saber interpretar o descontentamento da população e daqueles que não querem ter uma participação activa. Na redifinição é necessário perceber que tipo de município e de partido se quer. No meu caso, quando tiver que assumir as minhas responsabilidades fá-lo-ei.
...
- Se houvesse hoje eleições à liderança da concelhia do PS avançaria como candidato?
- Não, não avançaria. Antes de mais porque apenas pode ser candidato quem for militante e eu ainda não o sou. Além disso, como diz um amigo meu, "se tiveres paciência, o momento certo aparecerá". Neste momento o PS tem várias pessoas que podem assumir o lugar com capacidade para tanto. (...) Não estou à procura de cargos e só me vou tornar militante quando achar que é o momento certo.
...
- E quando é que vão estar reunidas as condições para que isso aconteça?
- A minha ligação ao PS tem muitos anos: mesmo não sendo filiado no partido sempre o acompanhei de perto, até por questões familiares. Nãon defendo que uma pessoa tenha que ser militante para poder intervir; aliás, defendo que os partidos não devem depender tanto dos seus militantes, pelo contrário, devem abrir-se à sociedade civil.
...
- Ainda há pouco criticava o facto do PS ter pouco mais de 60 militantes em Anadia. No entanto, insiste em não se tornar militante e até diz que os partidos não devem depender tanto deles. Não se está a contradizer?
- Parece um paradoxo, todavia facilmente explicável: o que eu critico não é (apenas) o número de militantes, mas sim o facto do PS não ter aumentado a sua base de apoio! O que me indigna é que o PS tem aquele número de militantes estagnado há demasiado tempo e isso revela pouco trabalho!
...
Postado em Política com Alma por

37 comentário(s):

  1. Vera Ferreira disse...

    Só como forma de reposição da verdade gostaria de acrescentar o seguinte, em primeiro lugar o sr. André Ferreira de Oliveira nunca foi presidente da Juventude Socialista Anadia, mas sim coordenador da estrutura, em segundo lugar o sr. André Ferreira de Oliveira não impugnou as eleições da Juventude Socialista Anadia, tentou impugnar que é bem diferente! Só mais um esclarecimento, quem envia as convocatórias para os actos eleitorais é a Comissão Nacional da JS, portanto a JS Anadia não escolhe as pessoas que recebem ou não convocatória!

  2. Anónimo disse...

    Muito bem...

    Haja alguem que diga que o PS é um partido completamente "rebentado" em Anadia...

    Parabens pela coragem...

  3. Sérgio Bandeira disse...

    << JS: >>
    ---------
    Se é verdade o que o André afirma, é grave e deveria ter consequências.
    Como é óbvio, a JS Anadia nada tem a ver com o processo de convocatória, mas alguém tem essa responsabilidade e falha constantemente.
    Mas a JS tem a responsabilidade de exigir que um órgão que a coordena e representa aja com responsabilidade e segundo os próprios estatutos - digo eu.
    Provavelmente alguns militantes não receberam a convocatória de todo, mas sei que há militantes que receberam as convocatórias... só que fora do prazo estipulado.
    Numa coisa o André tem razão: algo tem que mudar!
    A JS não é uma brincadeira, principalmente quando se fala a nível nacional e federativo...

  4. Pedro Sousa disse...

    O pedido de impugnação que o André Oliveira entregou no último acto eleitoral da JS só referia o atraso de 1 dia no envio das convocatórias. E já foi explicada a origem do atraso, que não foi da responsabilidade da JS de Anadia. Tudo o que disse nesta entrevista não disse à JS.

    Esta entrevista não passa de política baixa da sua parte. É indigna. O André tem o contacto de toda a direcção da JS de Anadia e ainda não vi nada seu no último mês e meio, excepto os votos de boas festas - os quais aproveito para retribuir educadamente. Ele sabe muito bem que tinham de haver eleições naquela altura. Até podia ter apresentado a sua própria lista se quisesse. Não o fez...

    Transformar o Festival da Juventude numa festa de "reforço de laços" internos só mesmo na sua imaginação. A festa foi de abertura total à comunidade. Estiveram lá centenas de pessoas. Se não apareceu lá foi por opção própria.

    Não sei que noção de ética, ou de moral, permite-lhe gozar com os elementos da JS que estiveram presentes em 3 actos eleitorais, mas não o incentivou a ajudar minimamente em nenhum. Cada um que assuma a responsabilidade pelos seus actos...

    Ainda bem que não quer tornar-se militante. Não vale a pena ter companheiros assim. Mais vale manter os 67 militantes. Vão aparecer pessoas melhores. É preciso gente com espírito de sacrifício e de conquista.

    E no fim disto tudo ainda quer ser líder num futuro qualquer! Mas atenção: primeiro o PS tem de melhorar, sem a sua ajuda como militante, claro! Este "raciocínio" é hilariante. Só que misturar humor com política pode dar mau resultado...

    As incoerencias deste personagem são mais que muitas. E são proporcionais às dúvidas sobre as suas intenções.

  5. Farplex disse...

    Pelo que depreendo a Vera é elemento pertencente da JS e o André quer ser...
    Em boa verdade o PS não ganhou em Anadia por deixar "questões pessoais" se sobreporem a verdades políticas!
    Uma campanha gerida por um "botabaixismo crónico", que não preconizava mudança, apenas uma mera troca de lugares...
    Assim sendo e naturalmente o PSD ganhou muito "à vontade"...
    Significa que a estratégia e as pessoas não eram as indicadas, logo, tempo de mudança interna no PS Anadia, concordando assim parcialmente com o André (não concordando com as suas motivações para com as declarações que efectuou...)!
    Relativamente à Vera, muito se espera da JS (alguma oposição, contestação, recruta de militantes, eventos...já estou por tudo!!!), mas os meninos das "J" só saem à rua em campanha, quando o "chefe manda", no fundo a filosofia ovelhistica que afasta as pessoas pensantes da política... triste, muito triste!
    Resumindo luta de galos para um lugar de maior visibilidade política a ver se pega... Já se viu isto no passado e o resultado é sempre infeliz!!!

    Um grande bem haja a todos

    P.S- Parabéns pelo blog e pelo serviço público que prestam à comunidade, continuem o bom trabalho.

  6. André Ferreira de Oliveira disse...

    Ao Sr. Pedro Sousa, que me é desconhecido e sendo eu desconhecido dele:
    - os elementos constantes da impugnação foram entregues ao Presidente da Mesa da Assmebleia, pelo que a Concelhia tinha, tem e teve conhecimento escrito, como resulta dos Estatutos da JS;
    - se não viu nada meu, aconselho-o a contacatr a pessoa da ex-Coordenadora e perguntar-lhe se não são varias as missivas dirigidas durante vários meses;
    - O propósito de "reforçar laços internos" foi a explicação dada por o supra referido Presidente; pergunte antes de falar, não corre riscos de errar;
    - não é Camarada quem quer, mas quem pode;
    - felizmente concorda que são necessárias pessoas melhores;
    - as propostas que apresento (públicas e muitas delas rejeitadas pelo PS e JS, à qual parece pertencer!) são em benefício dos munícipes de Anadia, sem partidarismos; pena é que a estrutura na qual se parece inserir nada queira fazer;
    - "As incoerencias deste personagem são mais que muitas. E são proporcionais às dúvidas sobre as suas intenções": não fale do que não sabe nem de quem não conhece; as intenções são claras, e basta ler a entrevista.
    Se ainda assim não percebe...

  7. Pedro Sousa disse...

    Sr. André Oliveira:

    Eu sou membro do Secretariado da JS de Anadia. Estive no almoço no Museu do Vinho quando o Sr. era líder da JS, troquei algumas palavras de ocasião consigo e com a sua esposa, e de então para cá o Sr. ignorou-me olimpicamente em todas as ocasiões em que se cruzou comigo. Eu sei quem você é. Se você não sabe quem eu sou, só se pode culpar a si próprio.

    - li o seu pedido de impugnação e já descrevi o que lá constava. Não há notícia de nenhum outro pedido entregue por si referente a estas eleições;
    - todas as suas missivas foram lidas nas reuniões regulares da JS de Anadia, tendo o seu conteúdo sido analisado por todos os elementos presentes. Infelizmente o Sr. nunca esteve presente nem nunca procurou lá estar para debater as suas próprias ideias. E como todas as suas missivas não apresentaram ideias construtivas para o PS ou para a JS, limitando-se à crítica negativa ou a pedidos de união com os seus "amigos" de determinada zona geográfica sem razões coerentes e devidamente fundamentadas, os seus argumentos não recolheram o apoio de nenhum elemento presente nas reuniões;
    - o propósito de "reforçar laços internos" fez parte da ideia inicial sobre a festa da JS. Entre essa ideia inicial e a realização da festa decorreram vários meses de debate e de montagem do projecto (no qual, mais uma vez, o Sr. se absteve de participar) e, como toda a comunidade anadiense pode ver, foi uma festa aberta a quem quis participar nela e de divulgação da própria JS. Mais uma vez, os seus argumentos são de uma inconsistencia confrangedora;
    - "não é Camarada quem quer, mas quem pode", sendo que os actos que cada um pratica servem para avaliar a real relevancia e capacidade dos militantes aos olhos dos seus camaradas. Cada um assume as suas próprias responsabilidades dentro da JS. Falar connosco através de e-mails, de cartas ou de jornais indica a responsabilidade que o Sr. assume perante os restantes membros da JS, ou seja, nenhuma;
    - precisamente por serem precisas pessoas melhores o Sr. perdeu as eleições dentro da JS à cerca de 1 ano;
    - as propostas que o Sr. apresenta publicamente não apresenta à JS de Anadia. Avisa depois pelos jornais, evitando o debate com os restantes membros, e ficando por opção própria de fora do debate interno. Algumas dessas propostas que apresentou como sendo suas são puro plágio de propostas emanadas da JS nacional, não tendo o Sr. sequer o cuidado de alterar pelo menos alguns parágrafos para não parecer tão evidente. Foi também por estas razões que o Sr. perdeu a liderança da JS de Anadia. Sobre as acções que a JS está a preparar o Sr. nada sabe pois também não procura saber. E sinceramente, na minha opinião pessoal, acho que já não merece que a JS de Anadia se preocupe em inseri-lo nas actividades futuras;
    - As suas intenções declaradas são fazer-se militante do PS quando lhe garantirem que vai para algum tacho. Acha que esta é uma postura correcta para estar na política? Quantas mais cambalhotas vai dar ao seu discurso?

    O que eu percebo é que as suas "qualidades" políticas, intelectuais e éticas não impressionam os membros da JS. Talvez noutro partido o seu carácter seja mais apreciado. Tem toda a liberdade para ser feliz...

  8. Sérgio Bandeira disse...

    Se houvesse gente para trabalhar em/por Anadia, até no PSD todos se entendiam...

  9. André Ferreira de Oliveira disse...

    Nunca existiu qualquer Pedro Sousa militante da Juventude Socialista de Anadia enquanto eu fui Coordenador da mesma; por esse facto, desconheço quem REALMENTE seja.
    Golpe de estado é diferente de eleições; só disputei umas e venci-as, nunca tendo disputado mais nenhuma.
    Quanto ao lugar de plágio, já respondi a Bruno Varandas.
    Quanto aos projectos, deles não têm conhecimento porque não querem.

  10. Sérgio Bandeira disse...

    "a filosofia ovelhistica que afasta as pessoas pensantes da política"
    Engenheiro Mouta

    Mandem encaixilhar

  11. Pedro Sousa disse...

    Pois não existiu nenhum Pedro Sousa "no seu tempo". Mas ando por cá à quase 1 ano...
    Golpe de estado? As pessoas na altura própria actuaram para pararem com o desrespeito pela JS nacional (pode responder novamente, caso queira...) e pelos membros de Anadia. É complicado ser líder quando não se ouvem as opiniões dos outros membros...
    Sempre foram mantidas todas as vias para o Sr. nos apresentar os seus projectos. Não vamos andar atrás do Sr. a pedir-lhe opiniões. Se nos quer dizer alguma coisa tem à disposição os meios normais para o fazer, os mesmos que qualquer outro membro. Esqueça os privilégios que julga serem seus por direito divino ou qualquer coisa parecida, porque na JS não é mais do que os outros. Aliás, as suas atitudes até fazem com que a sua palavra valha cada vez menos - quase nada - no interior da JS.

  12. Anónimo disse...

    O Andre vai ao medico na sei se ainda vais a tempo mas pelo menos tenta,porque com a quantidade de disparates que dizes so mesmo o Constantino e o Jolly Jumper (há quem diga que sao a mesma pessoa)para te dar este mediatismo.
    Ja nao ha pachorra para tantas asneiras e tanto egocentrismo bacoco.

  13. Farplex disse...

    Caríssimos:

    Não posso deixar de achar caricato a discussão que se desenrola em torno das "(I)legitimidades" da JS em Anadia...
    As questões que o Sr. André e o Sr. Pedro e os demais se devem colocar são:
    Qual a importância da JS em Anadia?
    A resposta é óbvia...Nenhuma, rigorosamente nenhuma, pelo simples facto de estarem distantes das pessoas, dos eleitores...
    Podia a JS fazer a diferença?
    Podia (mas não era a mesma coisa...uma piada para quebrar!!!) se fosse organizada em torno dos interesses da comunidade Anadiense e não pequeníssimas e insignificantes disputas de poder (inexistente), Ego/protagonismo na tentativa (frustrada) de alcançar lugares de poder...
    O que fazer para mudar a JS em Anadia?
    Reunir uma equipa de trabalho disposta a cativar os jovens a ingressar nas suas fileiras, adicionar alguma irreverência de pensamento, lutar por causas e unir as pessoas em torno das mesmas, trabalhar por Anadia, no lugar de "esporádicas aparições" em campanha, se tiverem que "discordar do líder" assim seja! Mas sempre com a consciência do bem comum e não do "poleirismo crónico"!!! Fica a ideia para os senhores colocarem em práctica, algo constructivo, no lugar de disputas infrutíferas acerca de quem "fica mais perto da cenoura!!!"...
    Temos aqui uma "maquete minuscula" do panorama político nacional e da ineficácia/inoperância das partidarites, há verdadeiramente que mudar este pensamento...

  14. Pedro Sousa disse...

    Mouta, tens razão que este não é o diálogo mais bonito de se ler no ASG, mas espero que reconheças que desta vez o André não podia passar sem resposta. E a resposta é em público para ver se ele ganha um bocadinho de vergonha na cara.

    E pode ser que a JS num futuro próximo te possa surpreender. As tuas ideias de base são boas e caso queiras discuti-las e aprofundá-las comigo e/ou com outro elemento da JS teremos todo o gosto nisso. Tu ou qualquer outro anadiense podem contactar-nos pelo e-mail jsanadia@hotmail.com

    Boas entradas para toda a gente!

  15. Anónimo disse...

    Se não o querem ouvir, se a opinião dele não conta, porque raio é que o criticam por não vos dar a conhecer as propostas?
    E ainda pagam os jornalistas e administradores de blogues?
    A JS anda linda, anda...
    Como o PS...
    E mandarem-no ao médico é de uma nobreza de carácter...
    Parece que ele tocou fundo na ferida: gangrenaram e estão a cair aos pedaços!

  16. Zé Carlos disse...

    "Sr. ignorou-me olimpicamente em todas as ocasiões em que se cruzou comigo".
    Não admira. É das caracteristicas principais dessa estranha figura. Ignorar os outros, mesmo quando os conhece tão bem, e cultivar o seu super ego.

  17. Anónimo disse...

    Vão-se encher de %£#$@, todos!

    O Sr. André, pelo que li, não disse que queria nenhum lugar na JS nem, pelo menos para já, no PS.
    Ou fui eu que li mal?

    O Sr. André não ajuda nada na construção da JS nem do PS, antes pelo contrário, só prejudica e prejudica quem anda por lá a tentar fazer alguma coisa de bom.

    Mas também é verdade que a JS de juventude só tem o nome e nada mais. Irreverência, dinamismo, ideias, pró-actividade, força, trabalho e sonhos são características próprias da juventude, mas não da Socialista de Anadia.

    É pena que o concelho esteja no estado que está, o município entregue a quem está (se Deus sabe ainda vos castiga), o PSD esteja como bem (não) se sabe e o PS... oh oh oh... o PS... ah ah ah... ai ai...

  18. Sérgio Bandeira disse...

    Tanta história mal contada, tanta energia mal aproveitada, tanta oportunidade desperdiçada...

  19. Pedro Sousa disse...

    O Bandeira até tem a sua razão...

    Mas aquela crítica da gangrena (do anónimo das 16:20) acho que vem com 1 ano de atraso. A prova é que à meio ano já conseguimos montar o Festival da Juventude, e pode ser que aconteçam mais coisas neste novo ano. ;)

    Claro que nem tudo são rosas para a JS, nem para o PS, nem para o PSD, nem para o concelho. Uma maneira de ajudarem a comunidade de todos nós é envolverem-se em associações, clubes, movimentos cívicos ou tambem em partidos políticos. O mail da JS é jsanadia@hotmail.com...

  20. Farplex disse...

    Rematando em jeito de conclusão:

    O título do artigo diz:
    "TEM QUE HAVER UMA REDIFINIÇÃO COMPLETA DO PS", o que é uma verdade indiscutível em Anadia, quer se goste ou não!!!
    Tenho sérias dúvidas que a redefinição passe pelas mãos do Sr. André (que já teve a sua oportunidade como coordenador...)!
    Quanto ao Sr. Pedro Sousa, considere as minhas sugestões serviço público, estarei sempre disponível para discutir ideias e dar opiniões, quanto à capacidade da JS me surpreender, lamento, mas tenho as minhas dúvidas... Mas não se deixe abater caro Pedro... Surpreenda primeiro os Anadienses, se assim for, já terá feito muito pela JS!!!

  21. Anónimo disse...

    Não haverá por aí gente que, ocupando as posições, têm o complexo da inferioridade?
    Ainda não ouvi ninguém dizer que as propostas não são boas, que o que ele diz não é verdade...

  22. Anónimo disse...

    Desculpem lá! Mas isto é conversinha de merda...
    É por causa destas guerrinhas pseudo-politiqueiras que temos o pais e o concelho, no estado em que está.
    A todos, vão mas é trabalhar e deixem-se de conversinhas; na politica existem pessoas e projectos, quando estes não vingam o mesmo acontece às pessoas que os defendem(ponto final).
    Querendo trabalhar há muito onde!

  23. Anónimo disse...

    Socialistas somos poucos, infelizmente, menos ainda com vontade de trabalhar; é pena, mas é a verdade...
    O anónimo das 11:37 tem razão!
    Sentem-se todos a uma mesa, discutam ideias, projectos, acabem com mal-entendidos e TODOS JUNTOS trabalhem em prol de Anadia e do PS de Anadia.
    Vera Ferreira, Pedro Sousa, André Ferreira de Oliveira, Sérgio Bandeira, José Carlos, Lino, Marinha, restantes militantes e simpatizantes da JS e do PS, TODOS!
    Só assim se poderá algum di recuperar este concelho!
    E paremos com isto de uma vez!

  24. Anónimo disse...

    "à meio ano já conseguimos montar o Festival da Juventude"
    Em meio ano um Festival de música de dança?
    Teremos surpresas para o novo ano?
    Bem, eu quero é ver fazer coisas, como faz a JSD!

  25. Anónimo disse...

    É o meu segundo comentário sobre a matéria. Repito:

    - Não se justifica tanto alarido sobre um assunto que só serve para dar visibilidade à JS de Anadia, que ninguém sabe o que é, que não aparece em lado nenhum, nunca valeu, não vale, nem valerá nada...

    - Com "queques" destes o Litério não precisa de se preocupar...

    Espero que agora publiquem. Se tal não acontecer, por mim, estão "identificados"....

  26. Anónimo disse...

    obrigado anonimo das 12:14, sendo dois, quase que formamos um grupo.

  27. Anónimo disse...

    Remeti dois comentários com umas "bicadas" na JS de Anadia.

    Não foram publicadas, como eu previa....

    Resta-me retirar o vosso endereço dos meus "favoritos".

    "Lixo" partidário não.....

  28. Anónimo disse...

    "então não é que no raio do blogue, tendencioso que se farta (só ainda não é unânime para que lado) deixa fazer comentários contrários às suas opiniões/observações?"

    O anónimo de cima não é o mesmo das 14:50?!?! Então foi ou não publicado um comentário?!?! Realmente há com cada um...

  29. Sérgio Bandeira disse...

    "bicada" é uma palavra feia.
    Pode ser por isso...

  30. Anónimo disse...

    Este anónimo com a mania das ameaças é triste... Laranja sem sumo...

  31. Anónimo disse...

    Ao anónimo das 18,15 Horas:

    - Lá publicados acabaram por ser mas, apenas muito tempo depois e só após alguma insistência, reconheça-se...

    - É o que temos e ficámos esclarecidos......

  32. Anónimo disse...

    É Rui Marinha, responsável da Comissão Política do PS de Anadia, que tem que reunir todas as pessoas (autarcas e militantes do PS e JS,socialistas ou não), sentá-las a uma mesa, pô-las a conversar entre si e a trabalhar com o objectivo do PS tomar as rédeas do concelho de Anadia em 2013, com novos actores devidamente preparados. Tenho dito!

  33. Anónimo disse...

    "após alguma insistência"?!?!?!
    Esta é muito boa... hahahahaha A capacidade que este anónimo tem em pensar que ele pode influenciar seja o que for! É um anónimo cheio de si próprio. :)

    E mais... não lhe chega serem publicadas, tem de ser na altura própria no minuto mais oportuno! Realmente JJ estás a falhar!

  34. Anónimo disse...

    «Espero que agora publiquem. Se tal não acontecer, por mim, estão "identificados"....»
    Anda por aqui a bófia?!?!? É melhor terem cuidado

  35. Anónimo disse...

    E ninguém ouve Lino Pintado? A personagem ainda existe politicamente?

  36. Anónimo disse...

    Mas afinal quem é o André Oliveira ? tanto destaque para uma personagem insignificante !

  37. Anónimo disse...

    Têm um ódio ao homem...Têm medo dele, das suas posições, do que diz? Comprem um cão!