JS promove tertúlia "A República"

1/24/2011 11:20:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

Evento terá lugar dia 28, na Curia
A Juventude Socialista de Anadia convida todos os anadienses a estarem presentes no próximo dia 28 de Janeiro (sexta-feira), pelas 21h30m, no Piano Bar (Hotel do Parque), na Curia para uma tertúlia sob o tema A República, aproveitando dessa forma a proximidade com a data do 31 de Janeiro de 1881.

Como oradores convidados estarão presentes o Prof. Mário Soares de Oliveira, Doutor João Paulo Dias Marques e Dr. António Ramalho, personalidades oriundas de diferentes famílias políticas, para que enquanto cidadãos possamos compreender e debater a história e organização da nossa República num espaço tão agradável e intimista como é o Piano Bar.

É objectivo da JS de Anadia prolongar este género de iniciativas, impulsionando uma cidadania mais activa e crítica. O sucesso desta e de outras iniciativas do género depende da participação cívica de todos. Por isso, agradecemos desde já a vossa participação.

Endereçamos ao blog Anadia Sem Gente os nossos agradecimentos pela divulgação desta iniciativa.


Com os melhores cumprimentos e saudações republicanas,
Juventude Socialista de Anadia

8 comentário(s):

  1. Hakeem disse...

    thumbs up!

  2. Anónimo disse...

    O Evento terá lugar dia 28 e não dia 31!

  3. Jolly Jumper disse...

    Agradecido.

  4. Anónimo disse...

    Apesar do excessivo atraso, acolhe-se com saudações a iniciativa!
    André Ferreira de Oliveira

  5. Sérgio Bandeira disse...

    Alguns compromissos familiares impediram-me de participar nesta tertúlia.
    Como é que correu? Há fotos? O que é que se falou? O que é que se aprendeu?

    Vá lá, partilhem!

  6. Pedro Sousa disse...

    Boas tardes Sérgio Bandeira.

    Antes de mais, peço desculpa pelo atraso na resposta, também devido a compromissos da nossa parte.

    De facto há fotos. No entanto não fui eu que tirei. Se puder arranjá-las depois peço ao Tiago Coelho para te enviar.

    Digo-te que se falou de muitas coisas e, pelo menos eu, aprendi muito com a sabedoria que estava reunida naquele salão.

    Foi feita uma resenha histórica dos acontecimentos que precederam a instauração da 1ª República e das razões da sua queda, do papel da Igreja Católica nesse período, foram efectuados paralelismos com a situação actual do país (nomeadamente a nível de finanças públicas e de ambiente social), discutiu-se a ética republicana (por oposição a outros conceitos de ética), falou-se de regionalização (até houve quem dissesse que a próxima tertúlia devia ser sobre este tema), discutiu-se o momento que a União Europeia atravessa (o falhanço das teorias económicas neoliberais e o esquecimento a que têm sido votados os keynesianos) e muito, muito mais.

    Foi um autêntico banquete de informação que ali foi servido por pessoas com uma cultura de nível elevadíssimo, e com abertura para a discussão de ideias e ideais opostos sempre em ambiente descontraído. Uma autêntica preciosidade para os tempos que correm.

    Agradeço novamente, em nome da JS, a divulgação que foi efectuada no ASG. Será um prazer contar com a tua presença em próximas tertúlias. E espero que mais malta jovem (e também menos jovem)apareça nas próximas edições que tentaremos organizar.

    Com os melhores cumprimentos e saudações republicanas,
    Pedro Sousa

  7. Pedro Sousa disse...

    Por engano meu, apaguei uma parte do que tinha escrito. Onde se lê "do papel da Igreja Católica nesse período" deve-se ler "do papel da Igreja Católica, da maçonaria e da Carbonária nesse período".

    Peço desculpa pelo meu erro.

    Ass: Pedro Sousa

  8. Pedro Sousa disse...

    Por engano meu, apaguei uma parte do que tinha escrito. Onde se lê "do papel da Igreja Católica nesse período" deve-se ler "do papel da Igreja Católica, da maçonaria e da Carbonária nesse período".

    Peço desculpa pelo meu erro.

    Ass: Pedro Sousa