destruída a entrada do antigo Mercado Municipal

3/27/2012 07:22:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Artigo de Opinião Março 2012, Semanário da Região Bairradina

1. Na passada semana foi destruída a entrada do antigo Mercado Municipal, com os seus arcos e azulejaria, deixando apenas uma parede lateral para proteção do estaleiro.

Foi mais um passo no já longo executivo caminho de destruição da memória histórica e arquitetónica de Anadia: SMAS, Cine-Teatro, Mercado Municipal...Apenas o Matadouro subsiste, de forma agonizante e porque não pode ser demolido! - quando deveria ser valorizado, recuperando-o para instalar os serviços de educação e juventude municipais, disponibilizando o espaço às instituições culturais municipais, para sede do Conselho Municipal da Juventude...

Uma sociedade que teima em aterrar a sua História e reescrevê-la com mega-empreendimentos sub-utilizados (o edifício que substituiu os SMAS não tem plena utilização comercial e não tem habitantes!), não pode construir um frutuoso futuro! Uma comunidade que aceita, sem manifestações de oposição e repúdio, a devassidão, a menorização inteletual, as promessas de criação de super-espaços, está condenada a regredir continuamente.

Não é por acaso que Anadia é, na Bairrada, o Município com maior perda populacional, que regionalmente mais poder de influência perde: destrói o seu passado, recusa-se a planear o seu Futuro e vive num presente medíocre!

Publicado em Política Com Alma, de André Ferreira de Oliveira

6 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    O matadouro também vai à vida dentro de poucos dias.

  2. Anónimo disse...

    Não! Primeiro mandem para lá o Hakeem!!!! :)

  3. Hakeem disse...

    Olá! Já não via este nível de raiva desde... desde... desde as eleições para a concelhia do PSD! Por este andar ainda me torno uma celebridade!!! lool

  4. Anónimo disse...

    No PSD, bem ou mal, fazem eleições e alternam lideres! No CDS manda sempre o mesmo...
    No PS quem manda não manda nada e quem gostava de mandar é quem mais ordena...

  5. Anónimo disse...

    O gajo k escreveu o artigo k trabalhe no Matadouro ou se ponha à frente dos buldozers! Sempre é melhor do k passar o tempo a criticar o PS! Deve ser o único k não percebe o óptimo trabalho que está a ser feito nos últimos anos: o PS está a crescer e vai surpreender em 2013!

  6. André Ferreira de Oliveira disse...

    O "anonimato" ama-me!
    Quanto ao Matadouro, tendo sido decidida a sua demolição, existem formas legais de procurar obstar à mesma, a que se pode lançar mão.
    Quanto à segunda parte...Vivemos numa soiedade democrática e, como tal, a sua opinião merecerá decerto respeito; não significa, contudo, que se tenha que concordar com ela!
    É triste que se confunda liberdade de opinião - felizmente consagrada nos Estatutos do Partido Socialista - com seguidismo...