Museu do Vinho Bairrada: Bis de Ana Valente e Magda Ferreira

3/12/2012 05:23:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A 9.ª edição do rali da Bairrada, realizada no passado dia 10 de março (sábado), teve como vencedoras a dupla Ana Valente (Coimbra) e Magda Ferreira (Lisboa) no VW Golf GTI da equipa Eurorentlei Rent a Car, que se classificaram em primeiro lugar da geral com apenas 57 pontos de penalização.

A dupla Cipriano Antunes e António Caldeira em Audi Quattro ficaram em segundo lugar com 68 pontos de penalização enquanto Parcidio Summavielle e Jorge Oliveira em Opel 1904 SR ocuparam o terceiro posto da classificação com 73 pontos de penalização.

“Este ano vencemos o rali sem estrelinhas da sorte, ficámos em primeiro lugar nas três secções da prova, vencemos o rali com grande determinação”, referiu Ana Valente.

De referir que a dupla Luis Pereira e Carpinteiro Albino em Renualt 5 Turbo andou nas duas primeiras secções muito próximos da equipa feminina, apenas somando mais três pontos de penalização na 1.ª secção e mais um ponto na 2.ª secção. No entanto, deitou tudo a perder na última secção, que ligou Sever do Vouga a Anadia, realizada de noite, com uma penalização de 268 pontos.

Para o diretor de prova, Carlos Cruz, da Demoporto, este rali teve uma dificuldade crescente: “a primeira secção realizada no concelho de Anadia, teve nas estradas das freguesias de São Lourenço, Vilarinho do Bairro e Amoreira da Gandara o seu trajeto mais importante, com as vinhas como cenário, esta primeira secção foi muito acessível para as equipas”.

“A segunda secção, que ligou Sangalhos a Sever do Vouga, foi mais difícil, exigindo muita atenção. Por último, a secção noturna, que geralmente decide os ralis ,foi bastante complicada, exigindo muita concentração do piloto e co-piloto, não só pelo facto de ser de noite, mas também pelo cansaço e pela pressão que normalmente tem com o aproximar do fim da prova”.

Para terminar, Carlos Cruz fez o seguinte balanço do rali: “Foi um bom rali, realizado nos moldes mais atuais, com apenas um dia de prova, muito ao gosto das equipas, com a participação de 39 equipas, o que é excelente dado que não existe este ano um troféu nacional por falta de provas e de patrocinadores”.

Quanto à classificação final das três super-especiais (Sangalhos, Sever do Vouga e Anadia), a vitória sorriu a dupla da equipa do Ferodo Queimado, Paulo Marques e João Martins em BMW 1600.

O rali terminou com a habitual entrega de prémios, este ano antecipada para o jantar de sábado no Museu do Vinho Bairrada, com uma ementa típica da Bairrada da qual fez parte a tradicional cabidela de leitão, seguida do Leitão da Bairrada, acompanhado pelos vinhos branco, tinto e espumantes desta região demarcada.

No jantar participou o vereador do desporto da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, que afirmou: “para o ano iremos realizar a 10.ª edição, uma década de ralis em Anadia, a qual já começámos a preparar em conjunto com a Demoporto. Temos algumas ideias e que podem vir a ser implementadas de forma a marcar o décimo aniversário do nosso rali”.


Imagens do Rali no Blogue do Paulo "Cagido"

0 comentário(s):