FEIRA DA VINHA E DO VINHO DE ANADIA

3/05/2009 01:01:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper






A Feira da Vinha e do Vinho de Anadia vai angariar receitas para um fundo social destinado a apoiar os mais carenciados do concelho, em altura de crise, anunciou o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques. Este fundo, destinado a criar condições para acudir a situações de emergência social, será criado com as verbas provenientes da receita de bilheteira daquele certame. Para o presidente da Câmara, o concelho de Anadia “não foge à regra” e tem “pessoas que precisam de ser apoiadas nesta altura de crise generalizada”. Com esta iniciativa, no âmbito da Feira da Vinha e do Vinho, marcada para de 13 e 21 de Junho, a autarquia espera receber mais de 100 mil pessoas, à semelhança das edições anteriores, contribuindo para esta causa nobre deste ano.
Assim, Anadia dará esta resposta aos carenciados do concelho através da criação de um bilhete social para a entrada no certame onde cada visitante pagará o valor que entender, sendo informado sobre a finalidade do donativo. Litério Marques promete que toda a receita apurada será para aquele fundo, que contará igualmente com outra verbas do orçamento da autarquia.

A Feira da Vinha e do Vinho deste ano está orçamentada em 200 mil euros e “estará ao nível de anteriores edições e não pode representar um sinal de crise, mas sim um sinal de optimismo e esperança” disse o edil anadiense, avançando que o figurino do certame será semelhante ao de anos anteriores, com a presença de produtores bairradinos e um vasto programa de animação.


Daqui podemos retirar o seguinte:

1- a Feira além de "auto-sustentável" (pelo menos era esta a ideia original) ainda consegue ser tão rentável que o dinheiro dos lucros servirá para fundos sociais;

2- “estará ao nível de anteriores edições", isto é: fraquinha ou muito fraquinha?!?! E ressalvo que a culpa nem é da organização, mas em Anadia só dura enquanto é novidade.

5 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Discorodo quando aqui é dito que a culpa é do povo de Anadia que só gostou da feira enquanto estava nos primeiros anos. Eu penso que isso tem uma explicação muito óvbia: quem actua nesta feira deviam ser grupos que os jovens gostassem, de renome nacional, actuais. 2008, com música especialmente dirigina a público que não os jovens (Dulce Pontes, Roberto Leal, entre outros), embora sejam estes os que mais frequentam este festival. Defendo que para a edição de 2009 sejam contratados artistas actuais: Rita Redshoes, Boss AC, Buraka Som Sistema, David Fonseca, Rita Guerra, Xutos,... e dessem aos jovens o que é pedido. Porque é melhor, no meu ponto de vista, pagar entrada e ver um espextáculo que gostamos a ir para a feira do vinho ver artistas de Taberna. Aproximar esta feira da EXPOFACIC devia ser um objectivo. E blá blá blá, a crise. Pois que a crise é real em muitos casos, mas sejamos honestos, milhares de famílias viram, com o ano de 2009, prestações a baixarem, combustiveis a baixarem, prestações sociais a aumentar em muitos casos... Apoem-se os desmpregados: Concordo. Anadia deve-se tornar um pólo, não só industrial, mas também, e porque não comercial? Fortalecer a relação com Mortágua, por exemplo. Levantar cabeças e seguir em frente

  2. Jolly Jumper disse...

    Quando me referi à população nem me estava a referir ao jovens, ressalvo isso. Foram os jovens quem mantiveram a Feira a bom nível. Mas a grande parte dos anadienses não é jovem. Daí o cartaz se aproximar das maiorias... lamentável. Se assim não for esa gente nem vai. E os jovens não dão votos!

  3. Anónimo disse...

    E os jovens não dão votos... Certo e sabido... Mas é pena.

    Ainda sobre isto, devia ser pedido à Câmara de Anadia que não fizesse a feira em semana de exames nacionais. Atrairiam ainda mais jovens se fizessem a feira uma semana depois!

  4. jF1 disse...

    Acho que ambos os comentários são verdadeiros e aceitáveis, mas há uma coisa que pode estar errada, isto é, a maior parte da população de Anadia ser mais idosa, é verdade, mas será que durante estes anos todos terás visto mais as pessoas idosas na feira do vinho do que jovens ? Penso que não

  5. Anónimo disse...

    Boas em relaçao a festa so nao percebo porque e que os lugares de comercio sao o mesmo preço para os de fora e para os comerciantes do concelho. Pois tenho pena que ninguem se lembre disso. Em varias localidades os comerciantes do conselho sao isentos de pagamentos destes mesmos e estou a falar em feiras que nada teem a ver com esta maiores dimensoes e muito mais desenvolvidas como por exemplo : feira das nozes em honra de s. miguel penela , feira de soure , feira de condeixa , feira de pombal ..... estou a falar em varias que metem a feira do vinho e vinha num bolso. Infelizmente e assim e nada podemos ajudar para desemvolver esta feira .