“Nacional” do PSD confirma candidatura de Litério Marques (DA)

4/30/2009 10:15:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Anadia: “Nacional” do PSD confirma candidatura de Litério Marques
A candidatura de Litério Marques à Câmara de Anadia foi ratificada pela Comissão Política Nacional do PSD, apurou o Diário de Aveiro

O actual presidente da Câmara Municipal de Anadia acaba de “ganhar” uma importante batalha, no duelo que tem vindo a travar com José Manuel Ribeiro, na corrida por uma candidatura nas próximas autárquicas. Litério Marques, que cedo anunciou a intenção de se recandidatar, não foi visto pela actual Comissão Política Concelhia do PSD como a pessoa mais indicada para o fazer. Assim, a estrutura acabou por aprovar José Manuel Ribeiro como o “seu” candidato para as autárquicas.
Face a isto, e perante duas propostas, a Distrital acabou por votar a recandidatura do actual presidente da autarquia. Uma decisão que gerou desagrado na “concelhia”, entendendo que estava a ser desrespeitada a vontade da estrutura. O certo é que o PSD local não desistiu dos seus intentos, remetendo a sua vontade para a “nacional” do partido se pronunciar, já que, em casos de diferendo, quem tem a última palavra é a estrutura nacional do partido.
Segundo apurou o Diário de Aveiro, a Comissão Política Nacional já se terá pronunciado sobre este processo e acaba de ratificar a recandidatura de Litério Marques à Câmara Municipal de Anadia, “na sequência de uma decisão tomada pelos social-democratas de recandidatar os presidentes que assim o entendessem e que não estivessem impedidos de o fazer, o que acaba por ser uma decisão natural”, referiu ao nosso jornal fonte partidária.
Durante o dia de ontem, o Diário de Aveiro tentou, sem sucesso, obter uma reacção a esta decisão por parte de José Manuel Ribeiro, que é também o presidente da Concelhia do PSD/Anadia.

António Jorge Pires


Publicado em Diário de Aveiro

9 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Tivemos conhecimento...
    Diz-se que...
    Segundo apurámos...
    A comissão já se terá pronunciado...
    Mas que raio de noticas são estas onde tudo se diz e nada se afirma???
    Afinal há uma decisão final, não há?
    É o Litério não é, como é que ficamos?
    Este é o estado da politca nacional, onde o crédito e a legitimidade são vencidos pelos interesses.
    O povo esse, que é tudo menso burro, precisa de lideres e não de supostos.
    De repente falam os jornais e nem mais uma palavra dos lideres, porquê?
    O povo não é burro...

  2. Anónimo disse...

    candidato

    José Manuel Ribeiro, presidente da Comissão Política de Secção (CPS) de Anadia do PSD, transmitiu ante-ontem, dia 30, aos jornalistas, que o órgão a que preside decidiu “reiterar que o seu candidato a presidente da Câmara Municipal de Anadia...
    José Manuel Ribeiro, presidente da Comissão Política de Secção (CPS) de Anadia do PSD, transmitiu ante-ontem, dia 30, aos jornalistas, que o órgão a que preside decidiu “reiterar que o seu candidato a presidente da Câmara Municipal de Anadia é o companheiro José Manuel Ribeiro, esperando que lhe seja prestada a consideração e tratamento que merece como homem, cidadão e figura exemplar no nosso panorama partidário, onde, infelizmente, parece que alguns estão com dificuldade em ser capazes de olhar além do seu umbigo, antes à mercê de interesses nada transparentes e contrários ao bom serviço da causa pública, pelo qual deviam primar a sua actuação”.
    Foi no dia 27 de Março, sexta-feira, que a CPS de Anadia do PSD veio tomar uma posição perante a Comissão Política Distrital (CPD) de Aveiro do PSD, no seguimento do “acidente ocorrido na reunião alar-gada deste órgão, realizada em 2 de Março, em que não foi aprovada a proposta de candidatura à presi-dência da Câmara Municipal de Anadia, apresentada por esta sec-ção”, conforme explicou José Manuel Ribeiro durante a conferência de Imprensa.
    A CPS de Anadia do PSD reuniu para “analisar serenamente este assunto e não pode deixar de demonstrar a sua indignação e o seu veemente protesto pelo sucedido na referida reunião”, atirou o presidente do órgão, acrescentando que foi de “forma inédita” que a proposta da secção de Anadia não foi aprovada, “sem que para tal tenha havido qualquer fundamentação que legitime essa não aprovação. Uma atitude que consideramos, além de profundo desres-peito pelas decisões dos órgãos próprios, uma afronta aos militantes desta secção”.

    “ESTRANHO E ILEGÍTIMO”
    José Manuel Ribeiro, lembrando que o seu nome foi aprovado por unanimidade pela CPS de Anadia do PSD e os esmagadores resultados obtidos na Assembleia de Secção, que aprovaram o seu nome com uma margem de 94%, diz ser “estranho e ilegítimo o comportamento daqueles que, sem fundamento, se considerem no direito de poder escolher ou eliminar um candidato, querendo ter para si competências que bem sabem só pertencem à própria secção, interferindo e obstaculizando um projecto político de sucesso”.
    Esta atitude, para José Ribeiro, veio abrir um “grave precedente, quebrando-se a confiança política entre pessoas e órgãos, desconsiderando e ofendendo aqueles que foram legitimamente eleitos, criando fracturas desnecessárias e provocando instabilidade orgânica sem precedentes”.
    O presidente da Concelhia do PSD de Anadia, sempre duro nas palavras, disse que não se pode recusar uma pessoa “porque não se gosta dela, porque não se gosta do seu percurso político-partidário distrital ou porque se está a cumprir ordens de alguém”.
    Por tudo isto, a CPS de Anadia do PSD vai voltar a propor o nome de José Ribeiro para candidato do partido à Câmara de Anadia.

    Autor: Marta Varandas
    Foto: Marta Varandas
    Quinta-feira, 02 de Abril de 2009 - 10:17:17

  3. Anónimo disse...

    Cumbo de José Ribeiro é uma "decisão sem legitimidade"

    Lígia Filipe Seabra, cabeça de lista dos Delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro, considera que a votação realizada pela Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Aveiro, que veio a reprovar o nome de José Manuel Ribeiro...

  4. Anónimo disse...

    Anadia -Concelhia candidata novamente José Manuel Ribeiro

    Não se pode recusar uma pessoa porque não se gosta

    José Manuel Ribeiro - depois de um primeiro chumbo - é o nome que a Comissão Política do PSD de Anadia apresentou, novamente, à Distrital do PSD, como candidato à presidência da Câmara Municipal de Anadia.

    José Manuel Ribeiro afirma que a proposta da Comissão Política, com o seu nome, "não foi aprovada pela distrital sem que para tal tenha havido qualquer fundamentação que legitime essa não aprovação".

    Considera que o chumbo é uma atitude que, "além de um profundo desrespeito pelas decisões dos órgãos próprios, afronta os militantes desta secção e viola os mais elementares direitos deixados por Sá Carneiro".

  5. Anónimo disse...

    Decisão da Comissão Política Distrital deve ser respeitada

    Litério Marques reitera vontade de se recandidatar

  6. Anónimo disse...

    Autarcas divididos quanto à guerra no PSD Anadia

    Na "guerra" que se trava no PSD Anadia e que coloca presidente da Câmara Municipal, Litério Marques, e José Manuel Ribeiro, presidente da Comissão Política local do partido, de costas voltadas e em total ruptura, também não existe consenso na posição assumida pelos presidentes de Junta.

    Com 15 freguesias, Anadia está dividida entre os que apoiam incondicionalmente Litério Marques e aqueles que estão com a mudança preconizada por José Manuel Ribeiro.

  7. Rui Luis disse...

    bem se isto não é uma palhaçada, tem outro nome, mas também não serei eu a perder mais tempo com isto. Mas que há aqui qualquer coisinha que me escapa há...

  8. Anónimo disse...

    A verdade é que o Ribeiro já conhece a decisão da Nacional, mas fecha-se em copas, porque está a tentar arranjar um lugar para a Assembleia da República. Enquanto isso não ficar definido não faz qualquer comentário.

    Meus senhores, se a Nacional tivesse recusado o nome do Litério já todos os jornais sabiam porque o senhor deputado teria feito chegar a informação.

    Aliás, toda a gente em Anadia fala do assunto e já sabe que Litério é o candidato.

    Vamos é esperar para saber qual vai ser o comentário do presidente da Concelhia sobre este assunto.

  9. Anónimo disse...

    Um exemplo de democracia