Perguntar não ofende

4/21/2009 11:56:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Em Março, publicámos aqui um texto do Quiosque das Letras sobre o Plano Director Municipal de Anadia intitulado «Governo atira culpas para Câmara Municipal de Anadia pelo atraso no PDM».
.
Hoje, um anónimo chamou a atenção, num comentário, para um artigo do Diário de Aveiro com o título «Anadia: Litério Marques diz que revisão do PDM “é um caso de polícia e vergonha nacional”»
.
Escreve o DA: "(...)o autarca anadiense aponta desde logo baterias para o ministro do Ambiente, que “se comprometeu a falar comigo quando se deslocou a Aveiro, em Fevereiro, e invocando indisponibilidade de agenda me remete para o secretário de Estado passados dois meses”, lembrando que já teve várias reuniões com este governante, mas “sem obter quaisquer resultados”.
.
Litério Marques entende que “algo de estranho se passa pois quando o acompanhamento de tal processo era feito sob a liderança da Dr.ª Fernanda Praça, vislumbrava-se o fim da Revisão do PDM de Anadia. Uma vez substituída tal senhora, a CCDRC abandonou tal processo na sua fase mais decisiva, sendo certo que, hoje, face às consecutivas alterações legislativas e à pouca vontade da CCDRC em resolver o problema o processo está mais atrasado do que nunca”. E acrescenta: “Chega-se ao cúmulo de serem convocadas reuniões e a CCDRC não se fazer representar ou quando o faz não se pronuncia sobre assuntos de extrema importância para o andamento do processo alegando, inclusive, que não tinham acompanhado tal processo e consequentemente invocam desconhecimento para poderem decidir”. "
.
Pergunta o anónimo do comentário (e eu também): "afinal como é que ficamos... quer lá ver que ninguem tem culpas???"
.
(clicar shift + clique para abrir links numa nova janela)

5 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Gostaria de deixar o seguinte apontamento: para quando um debate alargado sobre a potencialidade do concelho de Anadia no contexto da região centro? É que na minha perspectiva, creio que problemas como o atraso na aprovação do PDM e evasão do TGV, etc, só acontece porque o nosso concelho não está devidamente potenciado, esclarecido e centralizado.

    Creio que em ano eleitoral, seria bom debater/conhecer o concelho e perspectivas futuras, ie, Discuti-lo cá dentro…

  2. António disse...

    Isto chegou a um ponto sem ponto...nada funciona, as entidades dificultam-se umas ás outras...enfim, um grande "pendemónio".
    Proponho que leiam no blog do meu amigo manel - http://blog-do-manel.blogspot.com - a postagem que efectuou ontem, intitulado: "Senhor Soisa, nunca precisámos d´outra coisa".
    O documento é de 1934...mas só mudaram as moscas, porque o fedor hoje é pior, muito pior!

  3. Anónimo disse...

    Bem aqui fica uma coisa que me agrada, isto claro, enquanto não se averigua o estado da culpa no caso PDM de Anadia.
    Tem a ver com a proxima reunião da Assembleia Municipal de Anadia, e o agendamento do ponto:
    - Apresentação, discussão e votação da proposta da Câmara Municipal de Anadia, de formalização de
    candidatura de adesão à Parques de Portugal – Associação de Áreas Empresariais Qualificadas,
    como associado fundador, nos termos da alínea l) do n.º 2 do art.º 3.º do RAMA;

    A Associação é interessante, foi criada a 9 de Julho do ano passado, é uma iniciativa inédita no país que foi impulsionada pela Sociedade Augusto Mateus & Associados. A AM&A participou na definição do conceito, dos estatutos e dos critérios de adesão desta Associação, que se propõe definir os standards de qualidade na gestão de parques empresariais.

    Neste conceito considero, muito positivo a associação de anadia à associação, na na matéria é de excelencia, e isto por dois, motivos, o primeiro é porque temos parques empresariais de excelencia; e segundo, porque se não os temos, é sinal que existe uma vontade politica de associação com os melhores nesta area, o que creio no futuro evitar que se criem zonas industriais que nunca chegam a ser parques industriais, como por exemplo, a zona industrial do paraimo, que não sai da cepa torta.
    mas fica o apontamento, e a bondade da intenção e vamos aguardar pelos efeitos a medio prazo, e sinceramente que não seja uma adesão que não passa do papel e da foto da assinatura do protocolo.

  4. Anónimo disse...

    Sobre o assunto, mais uma informaçãozinha:
    - Uma nova associação vai ser constituída em Maio com a missão de elevar a qualidade das infra-estruturas de acolhimento empresarial disse hoje à Lusa Nuno Nascimento, um dos promotores da Parques de Portugal.


    "Valoriza-se muito o preço do metro quadrado e pouco o serviço oferecido às empresas pelas infra-estruturas de acolhimento empresarial", realçou Nuno Nascimento, director-geral da WinCentro - Agência de Desenvolvimento Regional.

    Em declarações à Lusa, Nuno Nascimento explicou que o objectivo da Parques de Portugal é "promover a graduação e certificação" de parques tecnológicos, incubadoras, parques industriais, áreas de localização empresarial, centros logísticos e associações empresariais.

    A nova associação privada sem fins lucrativos pretende ser a representante das estruturas de acolhimento empresarial, responsabilizando-se pela promoção institucional nacional e internacionalmente dos seus associados.

    A Parques de Portugal quer chamar a si função de interlocutor junto do governo e autoridades, fundos comunitários e outras fontes de financiamento.

    Nuno Nascimento destacou ainda a parceria da Parques de Portugal com estruturas internacionais, servindo como facilitador para as empresas portuguesas que se queiram instalar além-fronteiras.

    Além de apoiar a montagem de novas operações, a Parques de Portugal pretende assumir-se como um actor importante na requalificação de áreas empresariais, ao abrigo da nova legislação sobre Áreas de Localização Empresarial (ALE).

    "Temos o conhecimento necessário para ajudar os associados a fazer essa transformação", disse Nuno Nascimento.

    A Parques de Portugal também se propõe a direccionar os associados para as receitas extraordinárias e financiamentos públicos, privados ou comunitários.

    Os associados têm uma quota fixa de 1500 euros anuais para a cobertura dos custos de funcionamento.

    A Parques de Portugal tem nove promotores: Augusto Mateus & Associados; Agência para a Promoção do Investimento nos Açores; Portus Park - Rede de Parques de Ciência, Tecnologia e Incubadoras; Quimiparque - Parques Empresariais; Serra Lopes, Cortes Martins & Associados; Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas; Tecparques - Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia; Win Centro - Agência de Desenvolvimento Regional e a WRC - Agência de Desenvolvimento Regional.
    in, http://www.oje.pt/EnviarAmigo.aspx?channelid=c32fd067-0bc2-4366-9a04-208e8b2db854&contentid=332b28e7-d7eb-4ef8-af48-cda4c2621da6

  5. MUNÍCIPE disse...

    Mais uns tachos para quem já os tem e menos uns para quem deles necessita!!!!
    Vão mas é trabalhar!
    O que não faltam são associações nessa área: ACIB; AEP; AIDA;ETC...
    O que querem?
    A Associação quer ficar com o nosso dinheiro(Impostos) e a Câmara quer fazer parecer que está no bom caminho em ano eleitoral, quando mais enterrada não pode estar. Se fosse para ter parques industriais de jeito tivesse construido respeitando as normas!!!