A Garrafeira Magna Casta de Anadia

5/19/2009 01:58:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

ReclamaçãoAo contrário do que o título pode parecer indicar, nós não abrimos nenhuma garrafeira em Anadia.Há cerca de 3 anos atrás, decidimos a criar este projecto ligado ao mundo do vinho. Devido a algumas indecisões, e à falta de um nome que nos agradasse, ficou quase 1 ano a marinar até que, assim quase do nada, nos surgiu o nome "Magna Casta". A analogia à Magna Carta e, ao mesmo tempo, chamar grande à casta, agradou-nos a todos, especialmente pelo facto de o google não retornar resultados para a pesquisa.
...
Estava escolhido o nome e foi assim que, em Maio de 2007, nasceu o nome e respectivo registo do domínio magnacasta.com.Desde aí foram 2 anos de muita dedicação. Já perdemos a conta aos Kms de estrada percorridos, às horas de sono perdidas, aos sites e revistas lidos e às formações a que temos ido para melhorar os nossos conhecimentos.Por tudo isto, e porque temos várias coisas planeadas para os próximos tempos, decidimos registar a marca. Acontece que, no dia em que fomos ao site do INPI para fazer o pedido de registo, verificámos que já alguém o fez por nós, ou melhor, que aproveitou o facto de não termos registado a marca.
...
Além disso, vejam só a coincidência, o pedido foi feito por alguém de Anadia. O que tem ser Anadia? Não só é a terra de um dos elementos da Magna Casta, a Ema, como é das zonas do país onde temos mais amizades e conhecimentos com produtores. Adicionalmente, fazendo uma pesquisa no google por vários produtores da zona, aparece sempre o nosso site na primeira página. Por exemplo: Caves Solar São Domingos, Luis Pato, Colinas de São Lourenço, Campolargo, Quinta do Encontro, Quinta das Bágeiras, entre outros.
...
É altamente improvável, que não tenha sido aproveitamento. É um facto que devíamos ter registado a marca antes, mas fomos induzidos em erro; tinham-nos dito que era preciso ter actividade aberta e, claro, ingenuidade da nossa parte... De qualquer forma, a marca ainda não está registada. Terminou hoje o período no qual se pode contestar o pedido de registo e foi o que fizemos. Pode não dar em nada, mas não podíamos baixar os braços. Especialmente depois de ver a cidade de Anadia completamente cheia de placas e faixas a dizer "Magna Casta - Vinhos e Gourmet"!
...
É que quem fez o pedido para registar a marca já fez questão de abrir uma loja com esse nome, mesmo antes do processo de registo estar concluído, estando a cometer uma ilegalidade.Não nos interessava estar nesta situação, mas infelizmente fomos levados a isto, por alguém que alegadamente se quis aproveitar do nome que com tanto esforço criámos.

...
Publicado em Magna Casta
...
O Anadia Sem Gente já havia feito referência ao assunto num post da Leiam a Imagem intitulado Pormenor interessante "Magna Casta" .

(...) de nome Magna Casta, que eu desconhecia (nem pelos meios regionais, nem pelos blogs, pedindo desculpa se me passou caso tenha sido divulgada ou esteja a ser divulgada, o que não me parece)... e o mais interessante, é ter a devida indicação junto das "grandes referências" que dinamizam, de alguma forma, a cidade de Anadia.
Não se ouve falar, nem é divulgado, o Magna Casta. Não pude seguir a indicação para ver onde se situava a "dita" loja, mas achei interessante, como me chamou a atenção.

5 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    É uma historia estranha, mas tem todo o cabimento no contexto da espionage comercial e aproveitamento estratégico indevido.
    No entanto, creio que nem tudo está perdido... quando menos parece, todos os estudos e processos assumem uma caracteristica de flexibilização consequente do estudo feito, que escapa aos usurpadores da marca (se é o caso).
    Por isso, quando tudo parece perdido continuará a ser oportuno acreditar, em vez de queimar ideias com palha... alias, todos os negocios, hoje, são a prazo, a não ser que tenham sido estruturados e amadurecidos em recato ambiente, o que me parece o caso.
    Já agora, e no contetxo emrpesarial, aprenderam uma grande lição, sobrevivencia negocial, e não se esqueçam que não vasta registar uma marca e abrir uma casa, para que seja ditado o seu sucesso, é preciso algo mais...
    Força nisso!

  2. Leiam a imagem disse...

    As placas chamaram mesmo atenção. E uma história, ou notícia, que se desencantaram do "desconhecido".

  3. Anónimo disse...

    Parece que este senhor da garrafeira não tem ideias próprias.
    Basta aceder ao INPI, pesquisar por nome da marca "Cave Régia" ou consulta directa por número de processo "421592", clicar na opção "Entidades Intervenientes" no menu lateral esquerdo, para verificar que tem um processo parecido em que o reclamente/oponente é a SOGRAPE VINHOS, S.A.

  4. Jolly Jumper disse...

    Segundo me apercebo, portanto, é que este senhor Joaquim Almeida tem duas empresas que reclamam contra si no INPI...
    Estranho! Mesmo muito estranho...

  5. Anónimo disse...

    É o efeito impune do CÚCU, mas aplicado aos negocios... tudo legal, embora socialmente reprovavel, mas who care's???