Autárquicas 2009 em Anadia: Maria do Céu Castelo-Branco pelo CDS/PP.

7/30/2009 01:35:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

Maria do Céu Anjos Simões Hall Castelo-Branco, professora do Quadro de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Anadia, é candidata à presidência da Câmara Municipal de Anadia pelo CDS/PP.
No sábado, em Sangalhos, começou por evidenciar que "os candidatos que integram as listas autárquicas do CDS/PP de Anadia aceitaram este desafio porque entendem que as políticas governativas actuais não têm resolvido os problemas essenciais do concelho e dos seus munícipes".
[...] "O levantamento criterioso feito por nós constatou graves carências em áreas como a educação e a saúde e em áreas relacionadas com o bem-estar socio-económico e com a identidade e cultural e ambiental do concelho."
Educação:
Realçou a educação como "um factor basilar na construção do conhecimento e do desenvolvimento, e crucial na estruturação de uma sociedade mais coesa para enfrentar desafios e adversidades". Contudo, "podemos verificar o estado de degradação física em que se encontram alguns dos equipamentos escolares do ensino pré-escolar e básico".
Pobreza:
Realçou "a necessidade emergente de uma intervenção consistente da autarquia, na resolução dos casos de pobreza extrema e de exclusão social, através de projectos e parcerias com a comunidade e com as instituições de cariz social e solidário, que abranjam também acções de formação e informação das populações". Defendeu ser importante "dar resposta aos cidadãos portadores de deficiência que, após a escolaridade obrigatória ou a formação profissional, ficam confinados nas suas casas, deprimidos e isolados, num vazio quanto ao presente e ao futuro".
Indústria e saúde:
Castelo-Branco evidenciou a inexistência de pólos industriais apelativos ao investimento, o que "leva aos empreendedores para outras zonas industriais existentes nos concelhos vizinhos. [...]
No que diz respeito à saúde, sublinhou que "o concelho necessita de uma Unidade de Saúde de apoio à população, aberta 24 horas, que atenda situações clínicas que não se enquadram na nova numenclatura do atendimento urgente ou emergente, mas que necessitam de uma intervenção imediata. Resposta que não existe e que, eventualmente, continuará a não existir com a aplicação do actual normativo que regula a criação dos Agrupamentos de Centros de Saúde".

[Excerto de Artigo Publicado no Jornal da Bairrada]
[Autoria Foto: Direitos Reservados I Pós-Produção de "Leiam a imagem"]


3 comentário(s):

  1. Sérgio Bandeira disse...

    Ora aqui está um trabalho muito importante, um "levantamento criterioso".

    É importantíssimo realizar um levantamento das várias áreas no município.
    É importante sabermos como é que as coisas realmente estão.
    Independentemente de ser um partido que, provavelmente, não terá expressão municipal ou do executivo em funções ou dum grupo de cidadãos que se importa com Anadia.

    Quero pensar que todos os políticos, antes de tudo, são cidadãos importados com Anadia.

    Portanto, força!


    Tenham cuidado é com os "critérios" desse levantamento...

  2. Leiam a imagem disse...

    Boa análise, Sérgio.

  3. Cagido disse...

    Esta senhora vai ser a surpresa pela positiva nas eleições autárquicas. Ela vai conseguir muitos votos, pelo seu dinamismo e frontalidade.