Ex-técnico da Câmara denuncia ilegalidades

8/07/2009 10:02:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
jn nº 66 ano 122 pág. 24
(Clicar para ampliar)
"Mil casas foram construídas clandestinamente em plena Reserva Ecológica (REN) no concelho de Anadia. A denúncia é feita pelo candidato à Assembleia Municipal de Anadia pelo CDS/PP, Sidónio Carvalho, que garante que o presidente da autarquia, Litério Marques, tem conhecimento de todos os casos" (...)
..

22 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Porque é que casos destes aparecem em vesperas de eleições??
    Porque é que só agora é que o Ex funcionário Sidonio dá com a lingua nos dentes???
    Das acusações que faz, consegue prova-las?
    Porque não falou nisto no ano passado, ou em Janeiro? Porquê agora?
    Mesmo que haja lugar ao apuramento de responsabilidades, exsistem entidades proprias para o efeito, e este dito jornalistico, não vale mais do que intertenimento.
    No entanto, relevo, só é pena que apareça dias antes de eleições, e se modo infundado.

  2. Sérgio Bandeira disse...

    Mas há dúvidas?

    Quantas pessoas dizem à boca cheia que construiram ou estão a construir ilegalmente?
    E a grande maioria dizem que o senhor professor disse que não havia problema, mas quando lhe pediram para pôr isso por escrito... 'tá quieto!


    Realmente, concordo que é uma pena isto vir nesta altura. Esta é exactamente a altura em que, infelizmente, tudo pode ser desmentido, tudo pode ser ridicularizado justificando-se com a estratégia da campanha e argumentos do género.


    É uma pena...

  3. ANADIENSE disse...

    Amigos,
    Assim é que se vê o tipo de Presidente que temos no Município de Anadia.
    Na política não vale tudo, logo não vale com base em fraudes manipular votos nas eleições e militantes no PSD.
    Este caso já não é de agora, já tem algum tempo.
    O problema é que são poucos os que têm coragem de falar no assunto publicamente.
    O PS nunca fez nada porque está em coligação de facto com a desgovernação de Anadia.
    As autoridades já sabem do assunto e os crimes há muito estam a ser investigados.
    Só quem não quis ver e continua a não querer ver( talvez por distanciamento) é que não viu ou vê.
    O PDM não é renovado desde 1994.
    É agora que as pessoas são coagidas a votar, e a tornar-se militantes, no partido do homem, que exercendo um cargo soberano, os devia ajudar e não envenenar.
    Compreendo que quem tem família queira ter uma casa para viver, é uma necessidade.
    Concordo com o Sérgio, os culpados não são os que construíram, o culpado é quem tira contrapartidas do atraso do PDM.
    Litério Marques é construtor civil, é especulador imobiliário.
    Litério Marques parou o desenvolvimento do Concelho, com a conivência do PS.
    Litério Marques viu a galinha dos ovos d'ouro e tratou de dar milho envenenado aos desgraçados que só queriam e continuam a querer um tecto para viver na terra que amam. Enquanto os entretém com promessas vãs, vai-se mantendo no poder coagindo os Munícipes e, assim, ganhando dinheiro na construção.
    De facto é pena, e até digo mais, é triste que seja esta a realidade do meu querido concelho.
    É pelo voto que podemos mudar.
    E a mudança em Anadia é com as pessoas (Mulheres e Homens) que altruisticamente tem a coragem de enfrentar monstros na defesa das pessoas e do concelho de Anadia.
    Não podemos continuar a ser enganados.
    O Eng.º Sidónio está de parabéns, esperou pelo momento certo.
    Gostava de ver mais a chegarem-se à frente.
    Há 35 anos que o normal antes das eleições é alcatroar estradas mal...

  4. ANADIENSE disse...

    Jolly Jumper espero que publique o que escrevi.

  5. ANADIENSE disse...

    OBRIGADO.

  6. Anónimo disse...

    Parabéns pela notícia

    Ao comentário do 1º Anónimo

    Se fosse dito em outra altura, tinha o mesmo resultado que teve em não ter sido dito, ou seja haveria continuidade da infracção, pois o Sr. presidente pouco caso faz, daquilo que lhe sugerem***.

    Deve ser dito em época de eleições porquê: Porque é nesta época que se deve fazer o balanço das atitudes tomadas pelo efectivo politico, não deve ser feito no princípio por razões óbvias e a meio pode e deve ser feito, mas o resultado já foi revelado no ponto anterior***. ( se reparar uma casa comercial faz o seu balanço no final do ano, pois é nessa altura que pode avaliar as suas atitudes e os seus resultados)

    Provar ou não provar, isso é tão relativo como os seus argumentos, a prova é que as casas estão feitas, e alguém deu autorização para que isso acontece-se, no mínimo como responsável máximo foi conivente com todo o desenrolar do processo. Ainda quer mais provas?

    Quanto ao mero entretenimento que fala, não existe grande argumentação da minha parte para essa afirmação/classificação desta denúncia, isso traduz-se muito sinceramente em pura miopia política, desregrada e sem opinião própria, o Sr. apenas se limita a defender alguém e não as causas justas e passíveis de discussão.

    Quanto aos dias antes, é uma maneira de menosprezar uma denúncia oportuna pois existem outros pontos de vista, não são apenas dias, são semanas e até meses antes, de qualquer modo a máxima vai para "mais vale tarde que nunca"

    Quanto ao modo infundado, parece que você não vive no concelho, acha que esta notícia necessita de muito fundamento, ela existe, é real, é física, é do foro comum, todos os munícipes sabem disto, só que ninguém pode fazer nada senão denunciar, pois quem pode por termo à coisa não o faz, e ainda por cima tem uns capangas a defende-lo de olhos vendados.


    Cumprimentos

  7. J. Coelho disse...

    Tem imensa piada quem pensa que a denúncia das ilegalidades, dos compadrios, do favorecimento dos amigos, e de outras situações obscuras na actuação e no comportameno do presidene da cãmara, enquanto tal,tem um timing para vir a público.
    Há uma hora certa para revelar a verdade?
    Este, é o toque típico do carneirismo militante:por muito má que seja a coisa, se compromete, o melhor é esconder, não vá a donzela perder a honra.
    Tenham juízo, "carágo". Carágo, não...etc, etc.

  8. Anónimo disse...

    Se fizessem uma auditoria a esses casos o Litério tinha que pagar. Caso contrário pagava o acusador. Mas criou-se a ideia que em política se pode dizer tudo e fazer tudo que ninguém vai dentro. Miséria de Justiça e de País.

  9. Anónimo disse...

    Este caso e outros de igual gravidade andam de boca em boca nas conversas em Anadia. Há muito que se ouve que só alguns (os da cor política ou da simpatia) têm "privilégios". Há muito que se ouve que há ilegalidades graves no concelho. O problema é que por medo ou porque dependem do Soberano, são poucos os que têm coragem para falar abertamente nos problemas. Cartas anónimas ou desabafos têm sido a forma de denúncia mais comum.
    O PDM não é renovado desde 1994. E não o foi porque o Presidente da Câmara sabe que não vai ser capaz de resolver a situação daqueles que, acreditando na sua palavra, foram construindo ano após ano as suas casas. E as casas clandestinas são a ponta do iceberg… E o PS aceitou, foi conivente e é também responsável porque nunca fez oposição e ou aceitou ou absteve-se. Acredito que, mais uma vez, o PDM vai ser o estandarte da campanha eleitoral do candidato à Câmara pelo PSD de Anadia, ou seja, Litério Marques. Fê-lo nas anteriores eleições e conseguiu os votos desses eleitores porque acreditaram que teriam o seu problema resolvido. Não fosse o CDS, o aproveitamento político desta situação voltaria a acontecer nas próximas eleições. O CDS vai ter o meu voto. Não sou militante deste partido mas vou votar no CDS. Faço-o pelas pessoas que integram as suas listas, porque são gente de trabalho, cidadãos livres que têm tido a coragem de denunciar casos e enfrentar o soberano Litério. Em meu entender, todos os munícipes que têm as suas casas nesta situação deveriam formar uma associação e recorrer à lei, denunciando porque construíram e quem os levou a tal. Poderá ser o fim do seu martírio. Deixar o tempo correr é deixar uma má herança para os seus filhos e netos. Concordo com o comentador que diz que "Litério Marques viu a galinha dos ovos d'ouro e tratou de dar milho envenenado aos desgraçados que só queriam e continuam a querer um tecto para viver na terra que amam. Enquanto os entretém com promessas vãs, vai-se mantendo no poder…” e que “Litério Marques parou o desenvolvimento do Concelho, com a conivência do PS". A mudança está no voto.
    O CDS está de parabéns.

  10. J. Coelho disse...

    Que coincidência o ANADIENSE usar as mesmas expressões deste anónimo.
    Serão mãe e filho?

  11. António disse...

    Isto não está fácil...
    Concerteza que um charuto puro nas mãos/boca do professor lhe daria um ar mais adequado!

  12. Anadiense disse...

    Amigo J.Coelho,
    Deve comentar o que é dito e não especular sobre quem o diz.
    Fico contente de haver pessoas que concordam com o que digo.
    Mas o objectivo deste fórum é falar sobre problemas do nosso concelho e descobrir soluções.
    O J.Coelho tem opiniões muito interessantes, mas não tente manobras de diversão para tapar o sol com a peneira.
    Vamos é ajudar aqueles que acreditaram na palavra do Presidente da Câmara e foram enganados.
    Abraço e cumprimentos à Família.

  13. Anadiense disse...

    António,
    Não haja dúvida!!!
    Até porque assim também teria a ASAE à perna. O que ele gosta é de ter as autoridades atrás dele, nunca à frente para dar tempo de tapar a porcaria. Foi o que fez em Aféolas e no Alto das Domingas, junto ao complexo desportivo e às habitações que lá existem, onde depositou milhares de toneladas de resíduos tóxicos que estão a contaminar a água e o solo (o Ambiente), só para, no primeiro caso, ficar com o saibro e no segundo para tapar o desnível no terreno. Nós, Pais, temos que nos preocupar com o futuro dos nossos filhos, além do nosso como é óbvio.

  14. Cagido disse...

    Mais uma vez está na hora da mudança. Eu tb acho que vou votar CDS/PP.

  15. Anónimo disse...

    Gostava de saber, caso o CDS ganhasse a Câmara, o que nunca acontecerá, como é que o senhor Sidónio resolveria as casas ilegais existentes no concelho?

    É que no caso do CDS, não basta apenas denunciar, há também que dar uma solução para ter alguma credibilidade. Será que defende a destruição das casas?

    Já agora, gostava também de saber se o senhor José Ribeiro tem conhecimento destas casas ilegais no concelho, e se tem porque nunca o denunciou?
    É que o sogro também é construtor civil, neste caso, sócio do Litério Marques.

  16. Sérgio Bandeira disse...

    E pronto...
    Tinhas que vir para aqui partir a loiça toda?

    Então isso são coisas que se digam?
    Com franqueza... a pôr em dúvida o conhecimento e a honestidade dum político...

  17. António disse...

    Continuo a dizer...isto não está nada fácil! Dá gosto ver o seguidores deste blogue, cada vez mais participativos. Anadia tem gente, há que saber é entusiasma-la!

    PS - Cada vez há menos anónimos, o que é bom também...

  18. Sérgio Bandeira disse...

    Anónimos do PS que também são bons?


    Não percebi essa sua frase, António.

    Pronto, está bem... Eu percebi, mas não resisti... hehe

  19. António disse...

    Arte xávega política:

    tipo de "pesca" de arrasto em que o sr. Político vai largando redes ao "peixe povinho" desatento, dando depois umas voltas, mais outras, mais paleios e promessas prometidas desde que é "pescador".

    Aguarda e volta depois, em época eleitoral para que a rede seja puxada por "bois e/ou tractores" até às urnas e o "peixe povinho" possa ser enganado, recolhido e "comido"!

  20. Anónimo disse...

    Os eleitores do concelho de Anadia ainda estão à espera de saber o que é que o CDS, nomeadamente o sr Sidónio e sra Maria Céu Castelo Branco, pensa fazer com as casas ilegais existentes no concelho.

    Vão mandar deitá-las abaixo ou vão deixar tudo como está?

    Já que denunciaram, era bom que dessem uma solução.

  21. Pedro Soares disse...

    Estou contente com o CDS que além de denunciar a podridão que anda por este concelho, já está a criar esratégias para resolver a situação. Enquanto isso o Litério Marques foi de férias e está a fugir com o rabo à seringa...O CDS está de parabéns e viva a transparência política!

  22. Carlos Vieira disse...

    Leia o 1º post, senhor anónimo. Como vê não foi preciso esperar muito pelas possíveis soluções.