Lei da Paridade

8/17/2009 11:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Lei Orgânica n.o 3/2006
de 21 de Agosto
Lei da paridade: estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos.
A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.o da Constituição, a lei orgânicaseguinte:
...
Artigo 1.o Listas de candidaturas
As listas de candidaturas apresentadas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a promover a paridade entre homens e mulheres.
...
Artigo 2.o Paridade
1—Entende-se por paridade, para efeitos de aplicação da presente lei, a representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos nas listas.
...
2—Para cumprimento do disposto no número anterior, as listas plurinominais apresentadas não podem conter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados, consecutivamente, na ordenação da lista.
...
3—Nas eleições em que haja círculos uninominais, a lei eleitoral respectiva estabelece mecanismos que assegurem a representação mínima de cada um dos sexos
prevista no n.o 1.
...
4—Excepciona-se do disposto no n.o 1 a composição das listas para os órgãos das freguesias com 750 ou menos eleitores e para os órgãos dos municípios com 7500 ou menos eleitores.
Tudo em AJOV

...

...
Anadia tem menos de 7 mil e 500 eleitores? Ou esta lista não foi assim entregue em Tribunal?

24 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Se calhar não foi entregue assim. Porque eles têm lá gente para ver essas coisas, não têm?

    Ora vejam lá. 1º Cardoso Leal, cansado. 2º Lúcia Cerca, doida. 3º Rui Marinha, demitido. 4º Mónica Lousado, talvez para não cometer erros destes. 5º André Henriques, nunca se viu fazer nada, mas tem uma boa cunha. 6º Tiago Coelho, aquele que o ídolo é o Passos Coelho. 10º Nuno Figueiredo, o que não consegue ler. 11º Armando Neves, pronto! 12º Raquel Mendes, até se vê na fotografia que vai ajudar Anadia. lolol E por aí a fora, entre Anália Santos, Albano Fernandes, Maria Miguel Mariz, Nelson Pereira, Maria Alice Melo, etc., etc.. E o António Nogueira, farto desta conselhia do PS mas ainda o meteram em 29º lugar, a ver se vão buscar os votos ao filho e à esposa.

  2. Sérgio Bandeira disse...

    Alguns eu conheço, mas é impressionante como há tanta gente que eu não conheço.
    Depois, ando para aí a dizer barbaridades (pelo menos dizem que eu digo) que não há gente que valha a pena em Anadia.

  3. Anónimo disse...

    A máxima é....as listas tem que ser feitas e tem, logo há que fazer estes arranjos.

    Também não os conheço a todos, mas algumas pessoas que figuram nas listas do PS, são uma autentica aberração, tanto nas faixas etárias mais novas como nas mais velhas.

    E todos eles sabem disso, ou seja, sabem que são aberrações politicas, mas mesmo assim movidos por uma ilusão, curiosidade..sei lá, uma oportunidade de aparecer, serem falados, porque alguém lhe disse que podiam participar etc... e alguns sentiram-se reconhecidos e avançaram mesmo de olhos fechados, sem sentido da realidade, e da função/missão a que se propõe cumprir.

    E quando assim é, verifica-se umas listas que são um atentado a Anadia.

    Enfim, mais uma vez o Ps mostra que o seu líder de Anadia, não tem capacidade para se organizar, nem tão pouco fazer-se reunir de uma equipa com capacidades válidas, que assegure condições promissoras a uma possível governação.

    E depois ainda vem falar que Litério ganha sempre e que a culpa é do Povo, quando o maior culpado disso, é ele, que sai para a rua já condenado à derrota, pois a credibilidade da sua equipa é o que se vê.

    E o Litério é outro, nesta vida toda ainda não aprendeu o verdadeiro significado da palavra Líder, e muito menos os comportamentos de Liderança, limita-se a chefiar capangas e jagunços, e ainda por cima tem o apoio do partido para o fazer, o que é bastante grave. Ainda estou para ver as suas listas.

    CDS e CDU tem que acordar muito mais cedo, para fazerem uma verdadeira oposição, porque também só agora quando viram que poderiam ter alguma visibilidade é que saíram da toca. A politica é uma coisa séria e deve-se ir construindo ideias, dando opiniões, impondo pontos de vista, não é, em pouco tempo, andar de dia e de noite, esperando depois grandes resultados.

    O que acontece com este desleixo todo, é que, quem governa, senta-se a seu belo prazer a DITAR o que se faz, e o que não se faz, durante quatro anos, sem qualquer tipo de oposição.

    E a nossa Anadia, está assim entregue, e nós, vamos ter que escolher, aquilo que nos querem impor.

    Anadia merecia mais e melhor.

    Cumprimentos

  4. Anónimo disse...

    Ò Andre assuma que perdeu faço o luto e dê a volta por cima

  5. André Ferreira de Oliveira disse...

    A chamada paridade, imposta legalmente, não está convenientemente instalada na mente das pessoas, independentemente dos sexos. Infelizmente, ainda assistimos à inclusão, sobretudo de mulheres, para preencher lugares, dando uma falsa ideia de distribuição paritária.
    O esforço para passarmos de uma imposição legal para uma voluntária atribuição será longo e difícil; mas também começou assim nos países nórdicos...
    Questiona-se: esta lei não é uma diminuição para as mulheres, carregadas com (mais um) estigma de apenas existirem nas listas porque não podem surgir três homens consecutivamente nas listas?

  6. Zé de Lírios disse...

    Ao anónimo que começa com "a maxima é", eu digo que: "gajos deste é que eu gosto"! É um gajo com grande clarividência, só que não tem tomates para dar a cara.É mais um dos imbecis que deambulam por Anadia. Eu, se fosse tão perspicaz como ele teria o maior orgulho em revelar-me.
    Quanto ao André Oliveira: a ques- tão que coloca é muito original e profundamente profunda (a redundância é em sua honra)
    Continue assim que vai longe.

  7. Anónimo disse...

    O Sr. Zé nem todos vivem no seu mundo.

    Isso de "ter tomate ou não ter", é relativo, e eu vou-lhe explicar porquê.

    Por exemplo, o Sr. identifica-se como Zé de Lírios e nem todos devem saber quem o Sr. é, acha que eu o considero melhor que um Anónimo apenas porque se identifica como "Zé de Lírios", ou que atribuo mais credibilidade aquilo que diz ou escreve, apenas por estar identificado, como tal!!!!

    E em segundo, o que interessa ao blogue ter muitos "Zé de Lírios" que apenas não passam de uns Zés com Delírios, que apenas ocupam as poucas frases que escrevem sempre a dizer o mesmo:

    Se é Anónimo, logo não tem tomates

    Se é Anónimo, logo não deveria postar ideias, pois é altamente inconveniente.

    Se é Anónimo, e sabe o que diz, logo está a perder uma carreira maravilhosa etc e tal, porque ninguém sabe quem ele é, e até era uma pessoa a ser aproveitada.

    Sr. Zé, já aqui disse isto algumas vezes, quando não quiserem que haja Anónimos, alterem o sistema para que não exista a possibilidade de se escrever mensagens como Anónimo, enquanto assim não for, é totalmente legítimo que qualquer pessoa o faça.

    Como o Sr. não manda nada neste blogue, está em pé de igualdade com a minha pessoa, então só lhe resta fazer campanha perante o jolly jumper para que sejam abolidas as mensagens de Anónimos, caso contrário, vai ter que me ler as vezes que eu achar que devo escrever.

    É tão simples quanto isto.

    Quanto ao adjectivo que me atribuiu, mesmo o Sr. não sabendo quem eu sou, quero desde já descartar essa hipótese adjectivada por si, simplesmente indicando-lhe que não pertenço à sua família.

    Cumprimentos

  8. Zé de Lírios disse...

    Ena!Ena!Tão zangado que o sr.(a) ficou!
    Lê-lo-ei sempre que resolver escrever, mas deixe-me fazer-lhe duas sugestões:
    1)Faça comentários mais curtos e diga mais.
    2)Identifique-se para eu saber que os comentários são seus.

  9. Sérgio Bandeira disse...

    Realmente o que mais confusão me faz não é o facto de serem anónimos, mas o facto de não conseguirmos identificar.
    O Zé de Lírios, pelo menos para mim, é um anónimo, mas identificado.
    Identifiquem-se, vá lá!
    Senão continuamos a ter o anónimo das 15:24 e o anónimo que começa por "ora bem".

  10. Anónimo disse...

    Toda a gente gosta de ouvir ou ler, e imediatamente associar a um rosto. Num conceito psicologico, creio que resolve muito problema, cria associativismo e gera liderança.
    O problema é que no meio do anonimato tanto coisa se diz, umas certas e outras erradas, mas que agradam a uns e outros não.
    O problema, é que se quer comentar as ideias, xingar, apertar, denegrir, expoliar, transformar etc e não tem rosto. Eu não vou para o caf+e dizer: é pá, viste aquilo do anonimo tal, ou do outro anonimo, que falou dum anonimo que utilizou o anonimato... pois não resulta.
    Agora com nomes: viste o que o Sampaio disse do litério, o sobre o negocio... ou então; então a Vera depois de conhecer a lista às autarquicas 2009, veio a publico dizer que o Prof.... e tem provas. Pois é, tem diferença e alimenta faladura.
    Mulheres na politica: pois neste momento o mundo ainda é dos homem, mas num futuro não longuinquo, as mulheres vão ocupar os territórios de macho; dizem os entendidos que vendem-se menos e conseguem pensar com uma só cabeça!

  11. Anónimo disse...

    Sérgio, você sabe bem, pois já por aqui anda algum tempo, que por norma, os meus comentários são finalizados com uma saudação a todos os leitores.

    "Cumprimentos"

    Sei bem que não é grande identificação, e que qualquer pessoa a pode utilizar, mas por agora serve bem, quando achar pertinente identificar-me-ei, como qualquer outro utilizador do Blogue ASG, neste momento, esta saudação, pode servir para tirar um azimute e possibilitar a identificação e a coerência lógica das intervenções que faço.

    Sem mágoas e ressentimentos, e acreditem que vos gosto de ler a todos, independentemente das ideias e da capacidade de cada um.

    Primando sempre por bom Português, ideias credíveis/estruturadas e informação oportuna.

    Aqui ficam os meus mais sinceros,

    Cumprimentos

  12. zaratustra disse...

    Caro anónimo "Cumprimentos".
    Sendo esta a sua marca, não deve levará a mal que o trate assim?!
    Já que gosta de ler textos com bom português, com ideias estruturadas, credíveis e oportunas, visite também o anadiatemvoz.blogspot.com.
    Cumpts.

  13. Anónimo disse...

    Já agora quem é esta Rosa Maria Tomás Conceição, que aparece como novidade na lista de Literio Marques para as autarquicas 2009? Alguem me sabe dizer...

  14. Anónimo disse...

    O autor deste blog tem a moderação de comentarios activa e uma aprovação por ele definida que presumo seria para fazer uma seleção rigorosa de todos os comentarios.Fiquei convencido que um anonimo chamar "doida" á Professora Lucia Cerca nr. 2 na Lista do Partido Socialista na Lista á Assembleia Municipal de Anadia nao seria possivel mas pelos vistos certos anonimos podem continuar a escrever os disparates que lhe veêm á cabeça.Aproveito para informar o anonimo em causa que a Professora Lucia Cerca tem desempenhado com grande qualidade profissonalismo e recolhido a admiração dos pais dos milhares de alunos que tem ensinado ao longo da sua já longa carreira de Professora do Ensino Basico.
    Não conheço ninguem que nao lhe reconheça grandes qualidades tanto como Professora, Mãe e como Esposa é sem qualquer sombra de duvida uma grande Mulher como poucas.
    A unica "doidice" que lhe reconheço é a de ser uma grande Socialista e isso certamente incomoda muita gente

  15. Anónimo disse...

    Claro que o termo "doida", aplicado por mim, não foi o melhor.
    Nunca quis indiciar que estaria "demente". Precisava dum termo e foi o que me veio à cabeça naquela altura.
    Talvez possa substituir por "Absorta", se me dão licença.

  16. Anónimo disse...

    A D. Rosa é assessora na Câmara de Ílhavo. Parece que a distrital de Aveiro impôs o seu nome para a lista do Litério, que preferia a Vera.

  17. Jolly Jumper disse...

    Aceitei o comentário porque considerei o termo doida como significado de """pancada""", """extrovertida"""... Sinceramente não tenho um manual que explicite o que pode ou não ser aprovado. Depende sempre um pouco de como é que leio, e até do meu estado de espírito quando leio.

    Posso publicar comentário que alguém ache que é ofensivo, e posso recusar comentário que caso tivesse aprovado ninguém diria nada.

    Epah, os cavalos também têm direito ao engano e ao equívoco.

    Mas de qualquer forma achei o seu comentário extremamente feliz e oportuno!

  18. Anónimo disse...

    A Dr.a Rosa adjunta do Presidente Ribau, na trilha de o mesmo não ser eleito ou não se candidatar no proximo manadato por limitação de mandatos, origina que cada qual se safe com tempo. Hoje aparece em 5.º a não ser que o Anibal fique de fora mais uma vez, só entraré num proximo mandato ou no caso de desistencia de algum Prof. presente na lista.
    Vai longe Anadia com paraquedistas; nem com os da casa quanto mais de fora.

  19. Anónimo disse...

    Para o anonimo ( que não é tão anónimo assim) que resolveu rotular as pessoas sem as conhecer, que nome lhe poderemos chamar? aceitam-se sugestões

  20. Anónimo disse...

    Eu ia jurar que é o XPTO 5

  21. Anónimo disse...

    Por mim pode mesmo ser "emplastro"

  22. Sérgio Bandeira disse...

    Terá sido algum destes últimos quatro anónimos? hehe

  23. Anónimo disse...

    Quando uma pessoa num comentário chama analfabeto e doida a outra para si é perfeitamente normal?
    Pois para mim não é e ou se cortam todos os comentários com linguagem imprópria ou não se cortam nenhuns... não pode haver dois pesos e duas medidas Sr. jolly.
    Qt ao 1º comentário deixe-me dizer dizer o seguinte:

    1º é de mt baixo nivel chamar doida a uma pessoa que se calhar podia ser sua mãe e que não a conhece de lado nenhum e além disso com a cultura que ela tem... mas eese anónimo está bem identificado....

    2º Dizer que um economista com provas dadas em todas as empresas onde passou, com a cultura geral que ele tem dizer que vai para a lista da Assembleia Minicipal por cunha, tb não acho de mt bons modos....mas enfim...

    e por fim 3º Chamar analfabeto a uma pessoa que é chefe das compras de uma empresa como a Ambitermo, não acho mt compreensível por parte desse anónimo, qd ele nem sequer conhece as pessoas, ou ser+a que conhece e queria era estar no lugar dessas pessoas?

    Mas enfim....

    Agora espero que o meu comentário seja publicadoo Sr. jolly, pq n tratei mal ninguém, ao contrário de certas pessoas....

    Abraços

  24. Jolly Jumper disse...

    O que tinha a dizer sobre a aprovação do comentário já o disse. Releia o meu anterior comentário!

    Quanto a não poder haver dois pesos e duas medidas, tenho muito somente a dizer (e entenda as minhas palavras como quiser) que há as medidas e os pesos que eu bem entender em prol dos valores que defendo e os objectivos que tenho (entenda-se eu e a equipa do ASG) para o blogue.

    Se não gosta pode argumentar o seu desagrado que eu sou de aprender com o que me dizem e tento sempre melhorar.

    Peço perdão se por vezes passam comentários que não deveriam passar. Mas ao se aprovar 10 ou 15 comentários de uma vez por vezes há equívocos e enganos. Mas isso já eu disse em cima... Entenda as minhas palavras (estas e as do comentário anterior) de uma forma humilde e de alguém que faz do ASG apenas um espaço de carolice e não um espaço profissional.

    Digo-lhe: só não erra quem não o faz! E deixo o desafio: lance um blogue sobre Anadia e modere comentários. Se ao fim de 7 meses de postagens diárias (média de 2 por dia) nunca errar em nada eu pago-lhe uma jantarada num qualquer restaurante da região. Até podemos debater os problemas da blogosfera... fica prometido.

    Digo-lhe também, que se quer que este espaço melhor envie as suas contribuições. O nosso e-mail está bem à mostra para receber contactos dos anadienses que queiram contribuir positivamente.

    Contribua! De certo todos iríamos ficar mais ricos.