Consulta de Apoio à Gripe abre em Anadia

9/10/2009 12:56:00 da manhã Publicado por Sérgio Bandeira

...

O Concelho de Anadia tem, desde a passada segunda-feira, dia 7, em funcionamento a Consulta de Apoio à Gripe (CAG). Este serviço funciona nas antigas Urgências do Hospital de Anadia, ao lado da Consulta Aberta.
Como o próprio nome indica, o CAG irá atender todas as pessoas que apresentem sintomas de gripe. Os doentes serão atendidos pelo pessoal médico que se encontra na Consulta Aberta.

O objectivo deste novo serviço de atendimento é evitar que as pessoas que estão à espera de ser consultadas e não apresentam os sintomas da gripe, sejam contaminadas com o vírus H1N1.

São encaminhadas para este serviço, as pessoas referenciadas pela Linha Saúde 24 ou quem se dirija à Consulta Aberta por iniciativa própria.

Para prevenir a possível propagação do vírus, à entrada do CAG é entregue ao doente uma máscara cirúrgica; disponibilizada solução anti-séptica de base alcoólica, através de dispensador, ou água e sabão.

Por seu lado, o doente deve colocar a máscara. Deve mantê-la colocada e retirá-la apenas quando para tal tiver autorização do profissional de saúde; se for necessário retirar a máscara durante a avaliação, deve tocar apenas nos atilhos.

De seguida, deve lavar as mãos com água e sabão ou com uma solução anti-séptica de base alcoólica e colocar uma nova máscara cirúrgica.

Proceder à higiene das mãos com a solução anti-séptica de base alcoólica ou água e sabão

O doente deve fazer a higiene das mãos à entrada e saída do SAG, à entrada dos gabinetes e antes e depois de utilizar as instalações sanitárias.


Publicado em Região Bairradina

0 comentário(s):