Em Anadia há liberdade de expressão...

9/08/2009 02:13:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

... e há pessoas que sabem ouvir. Em tempos em que a democracia passa por sérios problemas de identidade é de louvar a seguinte atitude:
...
Blogger gestor do Blog disse...

Aqueles que nos conhecem sabem que NUNCA actuamos por despeito pelas instituições ou apropriação do que quer que seja.
A estilização do brasão municipal pareceu-nos bem na lógica da cor do cabeçalho do blog e da sua finalidade.
Contudo, porque não queremos ferir quaisquer susceptibilidade e sabemos ouvir e actuar perante o contraditório quando ele revela interesse, mesmo quando essa não é a nossa verdade, mudamos. Por isso já solicitámos ao nosso designer gráfico que proceda à reposição das cores originais do brasão.

Publicado no blogue Laranjas Anadia AM

No seguimento deste post.

17 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    JJ também não é preciso ser tão tendêncioso.

  2. Jolly Jumper disse...

    As atitudes são para louvar. Este professor Luis Santos é das pessoas que tenho em pior consideração, mas não é isso que me impede de analisar um acto, uma situação, uma atitude específica!
    Assim como critiquei o facto de terem pintado o símbolo municipal. Mas aí já não fui tendencioso?! Parece-me que você é que está a ser tendencioso ;)

    O grande problema da democracia é que as pessoas têm medo de dizer aquilo que pensam simplesmente porque aparece logo alguém a acusar de estar a ser tendencioso ou por estar a elogiar algo que é de outra equipa, ou força partidária...

    Há que elogiar o que está bem e criticar construtivamente o que está mal. É isso que vou tentar sempre fazer... É isso que defendo.

  3. Anónimo disse...

    Bem...neste momento, já se pode verificar que foi reposta a dignidade ao Brasão do Município de Anadia, utilizado na campanha do PSD ás autárquicas de 2009.

    http://laranjasanadiaam.blogspot.com/

    Assim sendo reconheço que a resposta esteve à altura da crítica.

    Quando se promove uma campanha não se pode ter só em conta a combinação das cores, deve ter-se e muito, respeito por Síbolos instituídos e valores que de tamanha grandeza devem ser inalteráveis, assim sendo, cabe-nos a nós moldar-mo-nos em torno deles e não eles em torno de cada um.

    A ideia pode e deve ainda ser extrapolada para o terreno, ora vejamos...

    Anadia é a nossa matéria prima é a nossa base de trabalho, todos os partidos que vão a votos, devem perceber o quão importante tarefa se propõem ou poderão ter em mãos.

    Cabe por isso a todos sem excepção e nomeadamente aqueles, que através do voto, ganharem a confiança democrática do Povo de Anadia, a responsabilidade de a melhorar, trabalhando-a, dando-lhe forma, conteúdo e argumentos de honra e principalmente VIDA, isto tudo com o compromisso de não a descaracterizar, parece ser complicado, mas acaba por ser o mesmo objectivo que cada artesão dedicado, no mais simples do seu ofício, dá a sua obra.

    Tentem sempre ser Artesãos naquilo que fazem, só com detalhe e minúcia poderemos obter resultados correctos e invejáveis.

    Cumprimentos

  4. bicuscurbus disse...

    Permitam-me deixar aqui o meu humilde agradecimento às vossas palavras. Lamento apenas a "tempestade" criada à volta deste assunto que não me parece mais grave que o facto deste mesmo blog utilizar um brasão falso do município de Anadia. É verdade, meus caros amigos, o brasão de quatro castelos pertence ao tempo em que Anadia não era cidade, hoje tem cinco ... aprendi com a sabedoria da idade que não devemos atirar pedras (algumas das vossas frases são ofensivas da dignidade de qualquer cidadão) aos outros porque em qualquer momento da vida haveremos de ter telhados de vidro!
    E com a mesma sinceridade permitam-me recomendar-vos a leitura do Estatuto dos Eleitos Locais, onde nada obsta ao desempenho de funções de eleito local desde que as mesmas não sejam executivas e em regime de permanência.
    Não é preciso ofender para construir ...

  5. Jolly Jumper disse...

    A história do brasão aqui publicado já foi contada, para quem já sabe as minhas desculpas, para o "gestor do Blog":
    1- a dizer que esta é uma imagem temporária até se descobrir uma que exemplifique na perfeição o espírito do blogue;
    2- o brasão não é falso, é o antigo;
    3- na altura que foi colocado foi escrito neste mesmo blogue que tinha sido publicado pois não encontrei na web, nem no sítio da CM Anadia, um da cidade, com os 5 castelos. Como vê temos telhados de vidro, mas são daqueles à prova de tentativas frustradas de denegrir a nossa imagem.
    4-Quanto aos Estatutos dos Eleitos Locais, o Sérgio (e muito bem) já aqui esclareceu alguns anónimos sobre esse tema. Não podemos andar sempre a repetir as mesmas coisas.
    5- Como fala em construir, deixe-me que lhe peça então, já que é portador de um, que me envie a imagem do novo brasão da cidade de Anadia, para nos ajudar a melhor levar a cidade de Anadia ao país e ao Mundo.

  6. Anónimo disse...

    Quanto à imagem que o blogue utiliza, penso que a razão de ser este e não o de cinco se deve porque ouve um concurso de imagens para ingressar o cabeçalho no seu todo, e dentro das imagens recolhidas esta foi a que ficou.

    Vejo que demonstra algum desconhecimento do histórico deste blogue e o porquê deste seu Cabeçalho.

    Mas mesmo assim deixe-me dizer-lhe que em nada se compara com a que estava no vosso blogue de candidatura, pelo menos a que está no blogue do Anadia Sem Gente é da Vila de Anadia e a que os Senhores tinham escolhido para a vossa campanha não era referente a coisa alguma!!!

    Mas eu compreendo as suas palavras, reconhece o erro mas quer dar a tacada!!!ficou ferido no orgulho de quem teve que voltar atrás.

    Devem é ficar gratos por vos terem aberto os olhos, pois se seguissem com essa campanha para a frente e com essa coerência de imagem, íamos ter a oportunidade lamentável de ver os vossos outdoors com o Brasão em Laranja, assim foram poupados desse ridículo.

    Cumprimentos

  7. Jolly Jumper disse...

    De salientar que o Sr. professor Luís Santos já nos fez chegar o brasão "verdadeiro" do concelho de Anadia.

    Desde já o nosso obrigado ao professor Luís Santos.

  8. Jolly Jumper disse...

    Chamo a atenção para estas palavras ("Este professor Luis Santos é das pessoas que tenho em pior consideração"), de salientar que me estava a referir ao próprio enquanto candidato à Assembleia Municipal.

    É que ao reler as palavras, realmente, parece que tenho algum ódio pessoal. Estou como o Zé de Lírios, por vezes somos duros a escrever.

  9. Leiam a imagem disse...

    .. et tout est bien qui finit bien :)
    Vamos lá todos juntos, bloggers, candidatos, leitores, continuar a debater e a dar o nosso melhor pelo concelho. Estarmos atentos a tudo que é importante, que diga Anadia, sem "pesar" muito nas palavras, para não haver maus juízos. Obrigada, Prof. Luís Snatos, pelo brasão!

  10. Sérgio Bandeira disse...

    A pôr água na fervura, Ana?
    Hum...

  11. Leiam a imagem disse...

    A querer continuar a trabalhar, com boa índole, pelo concelho, neste projecto, desde de Fevereiro por carolice? Sim, Sérgio :)
    Aproveito para pedir aos recentes e aos futuros leitores que nos vão chegando, um grande prémio para nós!, como tb aos camaradas co-autores, para dar uma "vista de olhos" apurada ao trabalho que se tem feito neste blog, e o que se tem apelado. E porque aqui estamos. Para não haver mal entendidos.
    O Jolly tem na manga mais uma ideia inovadora e bestial de trabalho para nós todos, sim :) A Ana alinha para trabalhar moderando sempre, sim, Sérgio :)

  12. Sérgio Bandeira disse...

    Explica lá isso melhor!
    Estás a dizer muita coisa, mas dá-me a impressão que é só pela metade... hehe

    Já agora, Jota Jota, qual é a ideia que tens na manga?

  13. Sérgio Bandeira disse...

    O Estatuto dos Eleitos Locais nunca refere o presidente da assembleia municipal em todo o seu texto.

    Dá-me a ideia que em nada contribui para o esclarecimento desta questão.

    De qualquer forma, verifique também o ponto 2 do Artigo 3.º desse mesmo documento, que diz o seguinte: "O disposto no número anterior não revoga os regimes de incompatibilidades e impedimentos previstos noutras leis para o exercício de cargos ou actividades profissionais.".


    Permita-me ainda propor-lhe a leitura dos comentários das seguintes mensagens deste blog:
    http://anadia100gente.blogspot.com/2009/09/psd-anadia-apresenta-cabecas-de-lista.html
    http://anadia100gente.blogspot.com/2009/09/atestado-passado.html

  14. Artur Salvador disse...

    Relativamente ao Estatuto dos Eleitos Locais, e legalmente, nada é apontado como incompatibilidade na ocupação de cargos públicos e/ou políticos, especificamente, Director de uma Escola e Presidente da Assembleia Municipal.
    O caso mudaria de figura se estivéssemos a falar de um Director do Museu de um qualquer, ou de um espaço qualquer, do qual a autarquia seja titular ou co-titular.
    Neste caso, não só seria incompatível como inelegível para o cargo.

    Ainda não vi bem a questão da delegação de competências na área de educação, actualmente nas câmaras, mas com toda a certeza que esta situação também estará salvaguardada. Pelo menos quero crer que sim.

    No presente caso, aquilo que está em causa é tão somente um exemplar desempenho da actividade autárquica, ora fiscalizando ora deliberando na base das suas competências, a actividade da câmara municipal.
    O Prof. Luis Santos, habituou-nos desde cedo que o caminho se faz andando, umas vezes a pé, outras a pulso. As vezes é homem duro, mas ainda bem que o é...
    Recordo com agrado umas palavras que proferiu aquando da defesa que fiz à Subestação do Paraimo, quando esta questão foi discutida na Junta de Freguesia; estava eu na posse da palavra utilizando a minha humilde sabedoria que não é nenhuma, quando lá de trás veio: Artur, devemos confiar nos pareceres e no trabalho dos técnicos antes de os condenar... aquilo ficou-me até aos dias de hoje.
    E mostra bem, o tipo de pessoa que é: confia e está para trabalhar.
    Recordando aqui o episódio do brasão, creio que eleva o patamar inovador do papel deste blogue, onde com toda a boa vontade se discutiu, se aprendeu e se alteraram perspectivas. Gostei! Cumprimento todos pela argúcia!

  15. Jolly Jumper disse...

    Dia 17 de Setembro ficas a saber Sérgio. ;)

  16. Anónimo disse...

    hummmm....o que andais vós a tramar.

  17. Sérgio Bandeira disse...

    Em 9 de Setembro de 2009 10:57, o gestor do Blog [autárquicas 2009 psd anadia] disse...
    Sérgio: Como deve compreender a sua dúvida também foi minha e de muitas outras pessoas e eu nunca teria aceite o lugar se prevalecesse qualquer dúvida legal.
    A 15 de Julho coloquei a seguinte questão aos meus superiores: “- pode o Director de uma escola pública ser candidato a uma Assembleia Municipal, independentemente do lugar que aí venha a ocupar?”

    O Departamento Jurídico da DREC respondeu: "Em resposta ao solicitado cumpre informar Vª Exª que, nessa matéria prevalece o disposto no Estatuto dos Eleitos Locais. Assim, e nessa medida, nada obsta ao desempenho de funções de eleito local desde que as mesmas não sejam executivas e em regime de permanência."


    Ao que respondi o seguinte:
    Ok! Ainda bem!

    Claro que gostaria de ver uma explicação um pouco mais técnica e detalhada, mas é o que temos e, portanto, irei confiar.

    Por mim, estou convencido!