Câmaras devem adoptar planos anti-corrupção até ao final do ano

10/23/2009 02:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

As câmaras municipais deverão adoptar até ao final do corrente ano um plano de prevenção dos riscos de gestão, incluindo os de corrupção, revelou hoje o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
...
Em colaboração com o Tribunal de Contas, a ANMP elaborou um “Plano-Tipo”, que cada município adoptará e adaptará de acordo com as suas realidades diferenciadas, e que deverá ser posto em prática após a entrada em funções dos executivos saídos das últimas eleições autárquicas.

“Somos pioneiros a dar estes passos”, declarou à agência Lusa o presidente do conselho directivo da ANMP, Fernando Ruas, acrescentando que nesse “Plano-Tipo” foram identificadas as cinco áreas mais sensíveis, as que poderão gerar mais riscos, que são a contratação pública, concessão de benefícios, recursos humanos, gestão financeira e urbanismo.

De acordo com o dirigente, igualmente presidente da Câmara de Viseu, que conta pôr em prática o plano a partir do próximo mês, com estas medidas os municípios dão um “sinal de protagonismo, e mostram que estão claramente na liderança” destas questões, que “são transversais às sociedades e aos Estados”.

“O ‘Plano-Tipo’ é um documento que equaciona determinados riscos naturalmente associados à gestão. Nele poderão ser ainda encontrados um conjunto de procedimentos, regras e boas práticas que seguramente contribuirão para uma gestão clara e transparente das entidades públicas”, refere uma nota de imprensa da ANMP.
(...)
...
Excerto de notícia do Público

3 comentário(s):

  1. Sérgio Bandeira disse...

    Jolly Jumper, isto não se faz!
    Estás a ver se alguém pega nesta mensagem e escreve algum comentário, não é?

    Não, é melhor não escrever nada, pá!

  2. Hakeem disse...

    LOL! Tou mm a ver os PSD's a adoptarem alguma medida contra eles próprios... Dependem da corrupção para o dia-a-dia! Vai ser mais um documento com português circular, e cuja aplicação vai ser remetida para as calendas de um século que não seja o XXI. E isto só é possível porque os seus eleitores não fazem exigencias nenhumas relativamente a este tema...

  3. Sempre atento disse...

    Estas medidas pecam por serem tardias. Só terão algum efeito se os cidadãos forem intervenientes e exigentes nas boas práticas políticas. O CDS tinha razão. Bem gritou para que não votassem para mais uma maioria absoluta!