História de uma infeliz razão...

10/12/2009 07:00:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Para todos aqueles que disseram que o PS já tinha atingido os objectivos com o outdoor do "Estamos Prontos", para todos os que me perguntaram "mas como se pode afirmar que o PS já falhou?", para todos os que me acusaram de estar a ser leviano na minha análise (em JULHO) de resultados em Outubro. para todos os que disseram que eu não percebia nada de marketing nem de política:
...
Em comparação com 2005, o PSD perdeu cerca de 420 votos e o PS conseguiu 120 votos a mais...
Para a Assembleia Municipal... ambos perderam votos!
O CDS-PP mais que duplicou os votos.
...
Desculpem este post tão longo, mas prometi que seria o primeiro a dizer que errei se isso assim tivesse acontecido... portanto, o contrário também deve ser aceite, por mais que doa... por mais que eu deteste ter tido razão.

19/07/2009

Anonimato na política (postagem)
===Comentários===
JJ:
Na política o bom é falar bem, não é falar por falar! Não interessa ao PS que se fale do partido e da estratégia se não se falar bem.

A máxima "falem bem ou mal, mas falem" não se pode aplicar à política.
...
JJ:
Para ser sincero, não sei nada de política!!! Mas sei bastante de markting, seja político ou não.
(...)
...
JJ:
Pronto, então é porque não sei! E devo estar completamente errado! Veremos no dias das eleições o resultado da expectativa dos cartazes...
...

22/7/2009

Isto é complicado... (postagem)
(...)
Dito isto, baseando-me nas informações já postadas neste blogue, vou tentar explicar, de uma forma muito simplificada, porque é que, no meu ponto de vista, esta não é uma estratégia exequível em Anadia:
...
  1. Quem se interessa por política e tem acesso à internet sabe, no geral, o que se fala pelos blogues da cidade. A 17 de Julho, no blogue Política Com Alma, todos puderam ficar a saber a quem pertenciam os cartazes. O tão aclamado "efeito surpresa" perdeu-se muito rapidamente.
  2. Quem não tem Internet (a grande maioria dos anadienses, até porque as velocidades disponíveis são baixas e só parte do concelho tem acesso à Internet) olha para os cartazes como mais uns cartazes.
  3. A ideia do site é extremamente interessante, mas na realidade quantos pessoas irão visitar o site?! E daqueles que visitaram, quanto irão voltar lá?! Este retorno é que é extremamente importante. (não vale contar as vezes que o pessoal da equipa do Lino Pintado vai lá)
  4. A primeira parte da estratégia está feita, mas a segunda (que depende do povo) vai falhar, prevejo eu - posso estar errado. Daí eu dizer que não é exequível. Porque agora o PS tem duas frentes de batalha:
  5. 1) uma campanha para uma parte, quiçá, mais elitista (ou mais informada - não quero ferir susceptibilidades) do concelho; 2) uma campanha para quem pouco liga à política mas que terá de ser convencia a ir votar. E de preferência no PS.
  6. O PS, o Lino Pintado, não está preparado para isso. Até porque, como já referi, em política não basta que se "fale de...", é preciso que se "fale BEM de..."; e o povo de Anadia não é dado a mudanças, não está preparado para mudanças e tudo o que surja de novo tem que ser criticado;
===Comentários===
JJ:
(...) Em relação ao que diz, é contraditório. Mesmo essa última parte que refere.

"que até aqui o PS foi bem sucedido" - como é que é possível você informar isso?!?! Só poderá afirmar isso quem acha que os objectivos do PS são mesmo baixos...

Só para terminar, e sublinhando que considero - muito sinceramente - este debate extremamente importante e produtivo, este post não foi baseado em si... :)

Um de nós está errado, mas só em Outubro é que vamos saber quem é. :)
...
JJ:
(...) O PS conseguiu fazer falar e inserir alguma curiosidade. Mas em quantas pessoas?!?!? Será que o investimento compensou?!?! Não estou certo disso... E esse creio que é o grande objectivo: chegar (convencer/persuadir) o maior número de pessoas possível. E aí é que o PS falhou.
...
JJ:
Caro Marquês de Pombal,
nunca disse que a mudança não deve ser feita. Apenas constatei que inicialmente demora a "entrar" e ser aceite a mudança. Ponto final.
Em relação à Internet, e tendo sempre em conta a informação disponível (pode não ser a correcta) quem tem Internet sabia de quem era o cartaz, quem não tem Internet nem sequer sabe que o cartaz é do PS. Nestes casos o "boca-em-boca" rapidamente espalha a informação.
Quanto ao site, se já teve oportunidade de ler, também gostei!
...
23/7/2009
Uma questão de Marketing (postagem)
==Comentários==
JJ:
Concordo! :D Mas continua a achar que em Anadia não funciona!
A cor foi bem escolhida... também eu escolhi essa cor para o banner superior do blogue e para os links... a campanha é original, inovadora, etc,... mas...
Aceito, contudo, que possa estar errado, e as minhas previsões (não "advinhações") estarem completamente erradas. Serei o primeiro a dizer que falhei! E o primeiro a procurar saber onde errei.
Mas até lá, (podendo entretanto entender que estou errado e mudar de opinião - por isso é que somos Homens) vou defender a minha ideia que esta campanha não funciona em Anadia.
...
JJ:
Concordo também com este anónimo! Parece que o único ponto de discordia com os comentadores é mesmo se esta campanha vai resultar em mais votos para o PS em Outubro.
Temos de ter em atenção que o PSD irá, quase de certeza, perder votos devido à situação LM - JMR, mas a questão é se os votos (a existir realmente perda) vão para o PS.
A irem, é uma vitória (ainda que pequena - luta-se sempre pela Câmara) para os socialistas anadienses. A existir perda por parte do PSD e não havendo aumento para o PS, estaremos perante uma grande (arrisco-me a dize-lo) derrota por parte do PS - Anadia. PS-Anadia que para conseguir votos terá, quase que obrigatoriamente, limpar uma imagem muito suja do Governo de José Sócrates.
...
JJ:
Os meus parabéns ao PS por apostar nas novas tecnologias! Nesse aspecto creio que é mais que louvar! É uma atitude que merece todo o respeito e admiração! Acredito ainda que outros irão seguir o exemplo. Mas os frutos não estarão maduros em Outubro. Não se pode esperar colher as uvas no mesmo ano em que se colocam as vinhas! ;)
Gostei da metáfora! :)
Para a história fica uma ideia original por parte do PS. Isso ninguém lhes tira.
...
JJ:
(...) E já dei os parabéns ao PS. Só digo que penso que os frutos desta campanha não serão colhidos para já. Mas sim no futuro. (o que até será bom para o PS). Agora não me peçam para entrar na onda que esta campanha será a salvação do PS-Anadia, porque não entro.
Só isso. Ponto Final.

6 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Para quem acompanhou e participou aguerridamente no desenrolar deste debate fazendo-o bem de perto, isto é musica para os meus ouvidos, sei perfeitamente como foi e é mais que justo este post.

    Desde já Jolly Jumper, lhe deixo os meus melhores,

    Cumprimentos

  2. Anónimo disse...

    Não vejo agora os comentários daqueles que defendiam que aquela campanha é que era o caminho certo para a vitória!
    Pelo menos assumam que o JJ tinha razão.

  3. Anónimo disse...

    Esse tal João que defendeu os cartazes com unhas e dentes não é o tal dos ossos para cães...
    Porra! O moço não acertou uma... se faz parte das listas do PS ainda bem que os rosas não ganharam.

  4. Anónimo disse...

    Na blogosfera a guerra entre o PS e o CDS-PP, nada ajudou. Parece-me que grande parte não percebeu que para combater uma maioria absoluta na Câmara o problema era o PSD, não perceberam e andaram desde início em críticas mesquinhas quando se houvesse um pouco de inteligência - mesmo que artificial - elogiavam-se um ao outro. Espero que sirva de emenda para o futuro.
    Quanto aos cartazes do PS, foi uma opção. Criticar depois dos resultados é fácil, só acho que o dos braços cruzados deveria ser retirado nem que fosse na véspera das eleições, o restante pareceu-me inovador. Opinião de um curioso!

  5. Anónimo disse...

    "Criticar depois dos resultados é fácil"

    Julho não vem antes de Outubro?!?!

  6. Anónimo disse...

    13/10/2009

    Como apartidária e analisando os resultados do concelho ,acho que o PS foi bastante penalisado pelo outdoor (quem teve a ideia não percebe nada de markting).Os braços cruzados vieram a beneficiar o PSD. O povo quer gente que arregasse as mangas e ponha mãos à obra...