Pegue na calculadora e comece a somar

11/12/2009 11:44:00 da tarde Publicado por JP

Segundo uma notícia do semanário Jornal do Fundão "os ordenados dos eleitos para os municípios estão directamente indexados ao salário do Presidente da República, o titular do mais alto cargo político da nação. Aníbal Cavaco Silva tem um vencimento- -base de 7.630,30 euros. Os restantes vencimentos da hierarquia de Estado estão directamente indexados a este valor, e sempre abaixo deste montante. Os presidentes das Câmaras de Lisboa e Porto recebem 55 por cento deste valor. Os presidentes de Câmara de municípios com 40 mil ou mais eleitores recebem 50 por cento do vencimento do Presidente da República. Nos municípios com mais de dez mil eleitores e menos de 40 mil, recebem 45 por cento do salário-referência".
...
Isto quer dizer que Litério Marques "tem, segundo a lei, um salário de 3.433,65 euros e despesas de representação de 999,87 euros". Sem contar, como é óbvio, os vencimentos que poderá ganhar enquanto membro de outros organismos (que, segundo julgo saber, são cargos que ocupa).
...
Mas o executivo camarário também ele é feito de vereadores. E segundo o semanário fundanense, "um vereador a tempo inteiro ganha 2.746,92 euros, com despesas de representação de 533,27 euros e um vereador a meio tempo recebe 1.373,46 euros".
...
Anadia tem sete vereadores. Tentei sem sucesso saber se já foram definidos os pelouros e se já se sabe quantos irão ficar em permanência.
...
Mas há mais. "Ainda segundo a lei, os eleitos locais têm direito a dois subsídios extraordinários (vulgo subsídios de férias e de Natal) a serem pagos nos meses de Junho e Novembro, respectivamente. Quanto às senhas de presença dos vereadores que não se encontrem em regime de permanência ou a meio-tempo (...) nas autarquias entre dez mil e 40 mil eleitores [que é o caso de Anadia que tem 28871 eleitores inscritos], estes vereadores recebem 68,67 euros por presença".
...
"Nos municípios com mais de dez mil e menos de 40 mil eleitores, o presidente da AM tem direito a uma senha de presença de 103,01 euros, os secretários 85,84 euros e os restantes membros a uma senha de presença de 68,67 euros".
...
Se se realizarem mais ou menos 5 assembleias por ano são 68,67 euros multiplicados por 5 (número de assembleias municipais) que por sua vezes terão que ser multiplicados por (pelo menos) 21 (número de deputados municipais).
...
Deixar claro que "o regime fiscal aplicado aos vencimentos é o dos titulares dos cargos políticos". Pode ler a legislação em IGF Min-Finanças.
...
Em relação aos presidente de junta... é matéria para outro dia. Por agora, e ao que ao concelho de Anadia diz respeito, como diria António Guterres: "é só fazer a conta".
...
"Muito? Justo? Pouco? Cada eleitor terá a sua opinião".

14 comentário(s):

  1. Sérgio Bandeira disse...

    É pouco para uns e um total exagero despesista para outros.
    Se há quem desempenhe as suas funções, outros há que só lá estão para engordar os seus bolsos à custa do povinho...

  2. Anónimo disse...

    Meus Senhores!!!

    Não são eles que ganham muito!!! Nós é que ganhamos pouco...

    Cumprimentos

  3. António disse...

    Qualquer trabalhador só é caro se o que produzir for insufuciente para cobrir todos os custos com ele dispendidos...
    Quando se paga muito e os resultados são bons, cobrindo os custos e ter margens de lucro, então é bom, o trabalhador não é caro...
    Até parece fácil!

  4. Anónimo disse...

    O que eles ganham, ganha um trabalhador das obras em Andorra ou no Luxemburgo.

    Caricato é o nosso ordenado mínimo ou até o da classe média baixa, deve-se olhar é para os que ganham pouco.

    Agora olhar para os que ganham bem, e dar a entender que ganham muito e deviam ganhar menos, estamos sempre a puxar para baixo, no meu entender o pensamento deve ser, se eles ganham bem, ainda bem, penso que todos queriam ganhar assim ou pelo menos melhor.

    E o seu ordenado relativamente a alguns gestores de empresas Nacionais e de algumas participadas do estado, é simplesmente medíocre.

    Penso que é mais uma notícia de populismo, que facilmente consegue conquistar o publico em geral, mas que em nada resolve os nossos problemas...

    Olhe-se mais para o flagelo social do desemprego, e a forma de o contornar, assim como o estado básico da estrutura mais importante da sociedade (A Família), e as condições que estamos a oferecer aos nossos jovens, exigimos que sejam responsáveis, que estudem, que componham família, mas ao mesmo tempo não se consegue verdadeiramente tomar medidas e perceber que o problema é mais profundo, e que toda a pressão conjuntural e os actuais oportunidades apontam para que se verifique precisamente o contrário daquilo que queremos para a nossa Sociedade.

    O que interessa chegar ao final do ano e ter um balanço muito positivo nas contas, e poder fazer mais umas obras!!! será que não é mais importante criar mais "um emprego ou dois" e com isso podermos ganhar mais uma possibilidade de termos uma família e podermos ganhar mais um ma criança um filho da terra.

    Sinto-me muito triste com tudo o que vejo...parece que ninguém se apercebe para onde nos leva este caminho do egoísmo...

    Gostava muito que o novo executivo pensa-se muito bem neste tema, pois Anadia necessita de Gente e de renovar essa mesma Gente com novas gerações.

    Cumprimentos

  5. Anónimo disse...

    A questão fulcral não me parece ser o que ganham os nossos autarcas.

    Questionável será, em meu entender, a necessidade de tanta gente (4 a tempo inteiro, no caso de Anadia) para gerir uma entidade que, em bom rigor, mais não faz do que gastar o que recebe dos nossos impostos (e nem sempre bem).

    Se tivessem de gerir para alcançar as receitas e, em face das mesmas, projectarem as despesas e investimento ainda vá que não vá.

    Agora assim, gastar apenas em conformidade com o que há, francamente.

    Nas freguesias ainda é mais gritante o desperdício. Será que para passar uns "atestados manhosos", cuidar das valetas (mal, pois é usual o recurso aos herbicidas) e dos cemitérios se torna necessário tanta gente?

    É vulgar dizer-se que, nas "obras locais" de gasta menos e melhor do que no resto da País.

    Tenho muitas dúvidas, parece-me que temos "paróquias" a mais para a nossa dimensão......

  6. António disse...

    Concordo em pleno com o exposto pelo anónimo das 14:53h.

  7. Hakeem disse...

    Eu entendo que quem trabalha deve ser remunerado em função do que produz, logo cargos de grande responsabilidade deve ser bem pagos.

    Para mim, a questão essencial é a responsabilidade com que se actua no desempenho de um cargo: não posso admitir que alguém que é bem pago com dinheiro dos MEUS impostos opte por favorecer empresas ou cidadãos em detrimento de outros por questões pessoais, partidárias, ideológicas, etc; e muito menos posso admitir a estória (ou história?) sul-americana do "ele rouba mas faz" ou, na versão "light" aportuguesada, "se estivesses no lugar dele fazias o mesmo". Com essa "cultura" a riqueza tem tendencia a acumular-se nas mãos de poucas pessoas.

    Claro que para se verificar a responsabilidade com que os cargos são desempenhados é necessária informação constante (e bem detalhada) por parte de todas as entidades públicas, partidos políticos, associações, jornais, etc...

    E, "last but not least", é preciso muita responsabilidade da parte dos cidadãos, ou nada do que escrevi nos parágrafos acima funciona.

  8. Sérgio Bandeira disse...

    Olha! Se calhar é por isso que não funciona...

  9. Hakeem disse...

    Tenho quase a certeza que é por isso que não funciona bem...

  10. Anónimo disse...

    E o mais caricato é q o Litério ficou com 16 pelouros, a Engª Teresa com 10, o Sampaio com 3 e a Rosinha com 3 tb. Ora será que o Sampaio não podia ter6 pelouros?
    Claro q podia só q a Rosinha teria q entrar a tempo inteiro, pq se isso n acontecesse o Ribau Esteves lixava o Litério....

    E é nestas pessoas que os anadienses votam....enfim, mentes fechadas...e retrogadas....

  11. Anónimo disse...

    O que é que interessa ao LM se a Rosinha tem pelouros e se recebe a nota ou não!!???

    O que importa é que ela deu um "jeitão", nas questões da distrital e conseguiu-se resolver o problema, o resto nós todos ficamos encarregues de assegurar!!!nem custa nada ao LM nem nada....

  12. Anónimo disse...

    Relativamente à Rosinha é só criticas e só falam das obrigações do Líterio perante o Ribau, etc etc etc. Especulações e levantamentos de falsos testemunhos dá origem a cadeia.

    Por acaso algum de vocês conhece o curriculo da senhora? Por acaso algum de vocês teve o interesse em primeiro ver se a senhora realmente tem competências para exercer o cargo ou não?

    Então aconselho-vos a fazerem uma pesquisa. A dita Rosinha tem mais qualificações e conhecimentos que vocês todos juntos.

  13. Hakeem disse...

    A Rosinha é realmente um caso especial... Acredito que tenha muitos e bons conhecimentos. Duvido que conheça Anadia melhor que nós todos juntos e quanto aos canudos, qualquer estudante sabe que hoje em dia qualquer burro tira um canudo.

    A Drª Rosa tem aqui uma oportunidade de ouro para provar que tem valor e qualidades, mas tem muito a provar. Se formos pouco exigentes com a senhora ela pode muito bem ser só uma serva política conivente com joguinhos de poder e de influência política e económica. E gente sem carácter é para mim dispensável, por muitas medalhas que ostente na lapela.

    Para já começou por me desiludir: na foto da campanha parecia uma gata, mas quando a vi na rua não estava exactamente ao mesmo nível. Já me sabe a promessa não cumprida... ;)

  14. Anónimo disse...

    Que ela tem qualidades n duvido até pq ela era o braço direito do Ribau..... Pasado tantos anos é que de repente resolve interessar-se pela politica local??????
    No minímo é estranho......