Breves de Anadia no RB

12/02/2009 10:51:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Junta de Avelãs de Caminho promove concurso de Natal...
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho leva a efeito a 5ª edição do Concurso de Desenho alusivo ao Natal, aberto a todas as crianças residentes na Freguesia e/ou frequentem as escolas da freguesia.
...
Popularis dinamiza Gaita de Foles...
O Grupo Popularis, em parceria com o Centro Cultural do Outeiro de Baixo, Anadia, está a levar a efeito uma iniciativa inédita na região. Trata-se do ensino da Gaita de Foles. O responsável do Grupo, Fernando Guerreiro, explicou ao RB que “o nosso objectivo é partilhar o conhecimento que temos sobre este instrumento que, em tempos idos, teve a sua importância, a qual tem vindo a desaparecer e que permite fazer muita coisa, em termos musicais”. Referindo que “é necessário trazê-lo de volta para o uso tradicional”.
...
Recital de Natal no Colégio de Famalicão...
Vai realizar-se um concerto de Natal, no dia 5 de Dezembro, pelas 21h00, na Capela do Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Famalicão - Anadia, pela Soperano Carla Pais e pelo Ensemble Luce D´Oro.
...
Destak
Confraria dá mostras de vitalidade em dia de aniversário


Como manda a tradição, o Palace Hotel do Buçaco voltou a servir de palco para mais um Grande Capítulo da Confraria dos Enófilos da Bairrada. Este último, promovido na noite do último sábado, teve a particularidade de assinalar o 30º aniversário da fundação daquela Confraria. “Um momento de altíssimo significado”, de acordo com as palavras do presidente, Fernando Castro.

Aproximadamente, uma centena e meia de pessoas, directa ou indirectamente, ligadas aos vinhos da Bairrada, sentaram-se à mesa para assinalar o 30º aniversário da Confraria. Uma oportunidade que serviu ainda para investir novos confrades. O momento alto foi a entronização, com o título de Confrade Honorário, do conhecido empresário, Miguel Pais do Amaral. Para além deste, houve ainda mais cinco Confrades de Mérito e quinze Efectivos que passaram a constituir esta organização.

Fernando Castro deu especial ênfase a este facto, durante a sua intervenção, salientando o “crescimento da Confraria”, sempre que acolhe novos confrades.

O líder da Confraria foi mais longe e abordou ainda a necessidade de seguir a actual linha de orientação. “Perde-se no tempo a existência de confrarias, mas isso não nos retira valor. Como o próprio nome o indicia, é o momento, por excelência, de confraternização”.

Fernando Castro falou ainda em momentos agitados que assolam a sociedade e apontou o caminho para minimizar essa agitação: “é altura ideal para as pessoas voltarem a apostar em associações que lutem pelos interesses das regiões. Uma corrente só funciona se os elos estiveram devidamente ligados”. (...)
...

0 comentário(s):