CM Anadia de costas voltadas com o ambiente

1/29/2010 02:36:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Já por algumas vezes falámos aqui no Movimento/Projecto Limpar Portugal! Um Projecto que pretende, num só dia e com a ajuda de voluntários, limpar os concelhos do país.
...
- "Ora que bem!", pensamos nós.
...
Mas em Anadia nada é o que parece. E pensar parece ser crime. Qual o meu espanto quando leio no JB que «Autarquia [anadiense] pouco flexivel para "limpar" concelho». Toca a ler muito bem a peça escrita por Rita de Freitas Gomes e fico a saber o seguinte:
(...) «"Fria" é assim que alguns elementos do Grupo "Movimento Limpar Portugal" do concelho definem a atitude da Câmara Municipal de Anadia, [não devia ter vírgula menina RFG] quando confrontada com um pedido de apoio para a disponibilização de um terreno para a colocação temporária dos "lixos" que serão recolhidos». (...)
Verdade seja dita, a jornalista falha ao não apresentar a visão da autarquia anadiense ou no mínimo a dizer que até ao fecho da edição não foi possivel contactar os responsáveis da Câmara.
...
Mas verdade é também que esta Câmara é conhecida pela "criação" ou "manutenção" de aglomerados de entulho a céu aberto, aquando de algumas obras e não só, a tempo indeterminado. Mas quando é necesário ajudar um grupo de voluntários cedendo um terreno a título temporário tudo se complica.
...
Todos nós conhecemos as histórias que ligam esta Câmara às questões ambientais:
  1. Regras para quê? Obras de expansão de zona industrial já começaram sem haver autorização;
  2. Câmara vai ser investigada por indício de ilegalidades;
  3. Tribunal pára zona industrial da Gândara;
  4. No site da Câmara pode ler-se...;
  5. Póvoa do Pereiro já tem Ecoponto;
Mas o mais engraçado é que depois a «GNR multa prostitutas por causa do lixo» e a Câmara de Anadia promove, em prol do ambiente, «Operação Stop [Anadia, Sangalhos, Chipar de Cima, Vilarinho do Bairro]»

2 comentário(s):

  1. Pedro Sousa disse...

    Esta notícia peca por ser curta. O Projecto Limpar Portugal e a Câmara Municipal de Anadia vão intensificar os contactos com toda a certeza, mas o mais importante é a mobilização dos anadienses (individualmente, pelas associações existentes no concelho, pelas escolas, pelas empresas, pelas Juntas de Freguesia, etc.).

    A Câmara Municipal é só um dos parceiros que o Projecto procura agregar. Talvez venha a ser o parceiro mais importante, mas sem a força do voluntariado não será possível assinalar todas as lixeiras nem recolher todos os resíduos.

    Não fiquem à espera que a Câmara resolva todos os NOSSOS problemas. Voluntariem-se! Participem! Eu já me inscrevi. Mais de 60.000 portugueses já se inscreveram!!

    Consultem o site do Projecto: http://www.limparportugal.org/

    E inscrevam-se no grupo de Anadia: http://limparportugal.ning.com/group/anadia

    PS: Aproveito para felicitar o ASG pela divulgação efectuada. Foi aqui que descobri o grupo de Anadia :)

  2. Leiam a imagem disse...

    Caro Pedro Sousa, obrigada pelas felicitações e pelo reconhecimento de que vale a pena estarmos atentos a tudo, e por todos nós, do concelho, e quando possível, o que não fácil até para controlar o "possível", e em tempo útil. Há quem note esse nosso trabalho. E tirarmos partido do ASG para divulgar e dar a conhecer, aos eventuais interessados...