Notícias de Bustos - Iniciativa aniversário ASG

2/08/2011 11:31:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

“A porta está aberta, é só entrar”
Agradecemos o convite e aproveitamos para, desde já, vos enviar felicitações.

É com muita satisfação que colaboramos no vosso aniversário.

Cumprimentos da equipa do NB.
NOTÍCIAS DE BUSTOS”, O JORNAL DA TERRA

Os blogues podem cumprir uma função essencial na vivência e identidade de uma comunidade. Quando em Abril de 2004 surgimos na internet (Bustos do Passado e do Presente) logo avançámos com um lema essencial, “canta a tua aldeia e cantarás o mundo.”
Depois deste primeiro ensaio surge o Notícias de Bustos (Maio de 2005) com um grande objectivo; estabelecer laços, trocar informação, falar de Bustos visando uma comunidade espalhada por Portugal e pelo Mundo. Por outro lado pretendeu-se estimular a vivência democrática na nossa terra, porque sem debate de ideias, sem o estímulo ao sentido crítico, sem uma informação constante não há verdadeira democracia. A ignorância e o desconhecimento são inimigos da liberdade e do desenvolvimento.
É como se fossemos um jornal de parede (digital) que estimula a crítica e o debate político sem se envolver em campanhas partidárias. Divulgamos o passado e o presente de uma terra, porque a nossa gente e a sua memória são um património, uma identidade a defender. De um único sectarismo poderemos ser acusados: somos bairristas! Bustos é o nosso tema, quase exclusivo.

Seis anos depois, já perto de cumprir o sétimo aniversário, o balanço é francamento positivo. Neste período publicámos mais de 2 mil posts numa média anual que ultrapassa uma publicação por dia. Hoje, instituições como o Orfeão ou a União Desportiva de Bustos já têm acesso directo ao blogue e fazem as suas publicações sem interferência da administração. A nossa vontade é que outras instituições, incluindo a Junta de Freguesia, também o possam fazer. Queremos que o NB seja uma plataforma partilhada colectivamente pelos vários agentes da nossa comunidade. Em total liberdade e sem dependências económicas ou políticas. Como escrevíamos em Abril de 2004, “a porta está aberta, é só entrar.”

Belino Costa

1 comentário(s):

  1. Jolly Jumper disse...

    Agradecemos ao NB a rápida disposição em se juntar à nossa iniciativa.