Anadia entre em estudo-piloto de gestão supramunicipal

10/24/2011 10:18:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Governo escolheu as comunidades inter-municipais (CIM) do Alto Minho (Minho Lima) e da Região de Aveiro (Baixo Vouga) para realizar o estudo-piloto sobre as potencialidades da gestão supramunicipal.

O Documento Verde da Reforma da Administração Local previa, especificamente, o reforço da gestão municipal e inter-municipal. Estas CIM-piloto vão servir de base ao estudo de modelos de competências, gestão e financiamento. Uma das possibilidades desta gestão entre os vários municípios é, tal como o secretário de Estado Paulo Júlio já exemplificou em público, que seja a CIM a processar os salários de todas as câmaras municipais nela incluídas, de forma a ganhar escala e racionalizar recursos.

O Governo escolhe assim duas CIM, “uma de território maioritariamente urbano” – a do Baixo Vouga – e outra de território maioritariamente rural – a do Alto Minho – para identificar “mecanismos de racionalização e redução das despesas correntes municipais através de ganhos de escala”, bem como redefinir os “modelos de gestão municipal e intermunicipal capazes de assegurar a manutenção da prestação de serviços públicos de qualidade e de proximidade”.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho integra os concelhos dos Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, e é liderada por Rui Solheiro (na foto), autarca de Melgaço e líder dos autarcas socialistas. Em entrevista ao Negócios no mês passado, Rui Solheiro já tinha manifestado a sua disposição para ser uma das CIM-piloto.

Já a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro inclui os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, e é presidida por Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo.

A notícia completa em Jornal de Negócios

1 comentário(s):

  1. Tiago Mouta disse...

    Região supramunicipal do baixo Vouga, é maioritariamente urbana??? Ribau Esteves à frente? Está tudo louco? Quem é que quererá isso, além do próprio Ribau é claro!
    A história da crise financeira, anda a dar a volta à cabeça de muita gente...
    Desafio os leitores a darem 3 óbvias vantagens para uma medida desta natureza...
    Tenham presente que por alguma coisa extinguimos os governos e governadores civis e que decisões locais, são tomadas localmente, ou vamos decidir o futuro de Anadia em Ilhavo? Parece que está tudo parvo...