Anadia investe 11 milhões na rede de saneamento

10/19/2011 11:34:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Câmara Municipal de Anadia vai investir cerca de 11 milhões de euros em obras de saneamento básico que vão permitir alargar a cobertura da rede a 95 % do concelho. Actualmente a cobertura é de cerca de 70%.

Os trabalhos surgem no âmbito de um contrato de financiamento celebrado ao abrigo do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, que foi homologado esta quarta-feira, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo.

As obras, orçadas em 10,9 milhões de euros, contam com uma comparticipação de 80 % de fundos comunitários e visam a construção de redes de saneamento, emissários e 14 estações elevatórias.

Está ainda prevista a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em Amoreira da Gândara e a ampliação e remodelação da ETAR de Sangalhos.

Em declarações à agência noticiosa Lusa, o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, disse que, com este projecto, o município ficará com uma cobertura na ordem dos 95 % em matéria de saneamento básico.

Segundo a autarquia, já estão adjudicadas obras no valor de 2,5 milhões de euros. Até ao final do ano, deverão estar concluídos todos os procedimentos inerentes aos restantes concursos públicos para a execução das respectivas empreitadas.

Notícia completa em JN

2 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    70%? Ainda há menos de um ano era de 78%!!!!!!!

  2. Sérgio Bandeira disse...

    Isso depende como se fizerem as contas.
    Se for das casas onde mora alguém, ou se for das pessoas que moram no concelho, ou se for das ruas que estão marcadas para terem saneamento, se for das zonas de construção do PDM...
    Isto deve haver números para todos os gostos.
    O importante é acabar com as retretes no meio do quintal, isso é que é importante.
    Ai não, já não estamos nessa fase. Estamos na fase em que as pessoas continuarão a ter fossas séticas, mas com uma bomba para ligar ao saneamento.