Anadiense distinguido com um "Seed of Science" - C/ Vídeo

1/16/2012 10:54:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Pelo seu documentário científico «Mondego», Daniel Pinheiro será distinguido com um «Seed of Science» especial. O jovem realizador concebeu este filme no âmbito do mestrado Wildlife Documentary Production, da Universidade de Salford (Inglaterra), onde teve possibilidade de aprender com importantes nomes do documentarismo científico britânico, nomeadamente da ‘escola BBC’ (BBC Natural History Unit ), como Paul Reddish, Neil Lucas e David Attenborough.

«Mondego» foi classificado com “distinção” e, além de ser cinematograficamente apelativo é um singular documento científico sobre a fauna do Mondego e não só, visto abranger algumas espécies com uma cobertura nacional mais ampla.

A ideia de fazer um filme sobre o Mondego já vinha de trás, até porque é natural da Anadia. “É interessante fazer um filme sobre um rio, pode-se explorar a ideia de viagem, as variedades de habitats e de espécies”, explica.

O trabalho exigiu quatro meses de pesquisa científica. Seguiram-se as filmagens com algumas atribulações, principalmente nos 15 dias na Serra da Estrela, nos quais se perdeu várias vezes, e mais dois meses para edição das imagens.

Os prémios «Seeds of Science» serão entregues durante a V Gala da Ciência, que se realiza dia 26 de Maio na Figueira da Foz.

Reportagem completa em Ciência Hoje

0 comentário(s):