Anadia adere ao projecto Limpar Portugal

10/26/2009 10:36:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Cantanhede já aderiuEstá ainda em fase embrionária no concelho de Anadia, mas o objectivo é fazer com que a população se empenhe numa iniciativa que é pioneira no país.

Designado por Movimento Limpar Portugal (PLP), este movimento cívico visa promover a educação ambiental, levando a cabo um projecto pioneiro. "Mãos à obra! Limpar Portugal!" nasceu pelas mãos de um grupo de cidadãos (todos voluntários) preocupados com a questão ambiental. A grande iniciativa está prevista para 20 de Março de 2010 e pretende limpar a floresta portuguesa de todos os lixos nela depositada.

Em Anadia, o movimento dá os primeiros passos pela mão da comerciante Paula Fernandes: "abracei este projecto assim que dele tive conhecimento. Como trabalho numa empresa de eventos, no Porto, foi lá que conheci os coordenadores do Movimento, nomeadamente Carlos Evaristo, coordenador dos distritos do Porto e interinamente no distrito de Aveiro".

A anadiense revela ainda que o objectivo passa por desenvolver uma iniciativa em tudo semelhante à que foi desenvolvida, em Março de 2008, na Estónia. Ou seja, limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal, no dia 20 de Março do próximo ano.

"O Projecto LimparPortugal funcionará com uma coordenação nacional e com tantas coordenações regionais (distritais e concelhias) quantas as necessárias", adiantou, dando conta de que cidades como Aveiro, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo, Bragança, entre muitas outras, já aderiram a esta causa.
...
Excerto de notícia do JB

3 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Boa! E como vai ser a divulgação?

  2. Sérgio Bandeira disse...

    Já conhecia a iniciativa.
    Penso que a iniciativa em si não é nada de especial, mas a sua divulgação e acções de promoção podem mexer consciências e mudar mentalidades.
    Boa ideia!
    Não a abandonem!

  3. Hakeem disse...

    Pelo que já li à muito tempo, na Lituânia conseguiram limpar toda a floresta do país num único dia. Podem ter a certeza que se fossem eliminados 50% das lixeiras e vazadouros que existem escondidos no meio dos "montes" estaríamos a preparar um futuro melhor para o país.