Novo curso de Medicina em Aveiro aproxima Portugal da prática internacional

12/15/2009 03:56:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, autorizou a entrada em funcionamento de um novo curso de Medicina na Universidade de Aveiro a partir do ano lectivo de 2011-2012, no âmbito de um consórcio para o ensino e investigação em Ciências da Saúde a celebrar entre esta Universidade e a Universidade do Porto através do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.

No quadro deste consórcio será criada um Unidade Transversal de Ensino e Investigação em Ciências da Saúde que coordenará os recursos humanos e materiais da Universidade de Aveiro e do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto necessários ao desenvolvimento de programas de ensino e investigação conjuntos.(...)
...
O curso tem a duração de quatro anos e destina-se a candidatos que já tenham uma licenciatura em áreas adequadas.

O curso iniciará o seu funcionamento no ano lectivo de 2011-2012 com um número de admissões anual de 40 alunos, o qual será gradualmente aumentado até atingir 120 novos alunos por ano.(...)
...
O programa de formação apoiar-se-á essencialmente na rede assistencial da região, hospitais e centros de saúde. Pela sua localização geográfica, a Universidade de Aveiro privilegia alguns interlocutores, tendo estabelecido parcerias com o Hospital Infante D. Pedro de Aveiro, o Centro Hospitalar entre Douro e Vouga e o Hospital São Teotónio de Viseu. Para além destes hospitais, existem outras unidades assistenciais que participarão na formação, nomeadamente o Hospital Distrital de Águeda, o Hospital José Luciano de Castro (em Anadia), o Hospital Visconde de Salreu (em Estarreja), o Hospital Dr. Francisco Zagalo (em Ovar), o Centro Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (na Tocha), o Hospital Cândido de Figueiredo (em Tondela) e agrupamentos de centros de saúde e unidades de saúde familiar da região de Entre Douro e Vouga.

Para valências que as unidades acima mencionados não dispõem e sempre que seja necessário em termos formativos, o recurso principal será o Hospital Geral de Santo António (HGSA) do Porto e os seus parceiros do Centro Hospitalar do Porto, bem como outro hospitais parceiros do ICBAS, sem prejuízo de se poderem estabelecer relações de formação com qualquer outra instituição nacional ou internacional. (...)
...
Ver texto completo em Governo de Portugal

0 comentário(s):