É só uma questão de contas (mais uma vez)

2/11/2010 07:29:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Noticia o Jornal Litoral que o "Cine-Teatro Municipal de Anadia já recebeu oito mil pessoas um ano depois da inauguração".
...
Ainda segundo o mesmo periódico "a infra-estrutura conta com cerca de 270 lugares sentados, mais oito lugares para deficientes". Na mesma noticia pode-se saber que "o Cine-Teatro Municipal de Anadia passou a dispor de cinema, sendo que o total de espectadores das 70 sessões de cinema exibidas, até Janeiro último, foi de cerca de quatro mil pessoas.
...
Pode-se ainda ler que "o equipamento contou também com apresentações de espectáculos das associações culturais e grupos de teatro do Município, que assim contribuíram para “o êxito de afluência de espectadores”, conforme referiu Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia."
...
E é aqui que começam as contas:
  1. 4 mil espectadores a dividir pr 70 sessões de cinema é igual a 57,14 espectadores por sessão. O cinema tem "270 lugares sentados, mais oito lugares para deficientes";
  2. 4 mil espectadores a divir por cerca de 20 eventos que se realizaram no último ano é igual a 200 espectadores por sessão.
Se uma média de 200 espectadores numa sala que leva 278 lugares é muito boa (mesmo que alguns dos eventos aí realizados tenham sido conferências). Uma média de 57,14 espectadores por sessão em 70 sessões de cinema é muito abaixo do desejado.
...
Não consigo entender duas coisas:
  1. Como é que LM diz que há um "êxito de afluência de espectadores";
  2. Como é que não há mais afluência ao Cineteatro sobretudo do pessoal mais jovem;

3 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    São número, caro Jolly...para os políticos isso é q conta.Aliás eles acham que as pessoas não sabem fazer contas (muitas não sabem mesmo e acreditam nestas "estatisticas"...).E há um aspecto muito importante: não gozem com as associações!merecem o respeito pois são voluntários que trabalham para a cultura, solidariedade e o bem comum.E esta Câmara não sabe o que é uma associação, ou um grupo de amigos, não apoia mediante o mérito e qualidade das iniciativas. Resultado: não temos projectos culturais e associativos senão de nível concelhio.Depois querem que as pessoas gostem de ver concertos e ver teatro.

  2. Anónimo disse...

    Bem, creio que existe alguma falta de informação, ie, pelos numeros, factos e afins, posso concluir que as pessoas que estiveram a usufruir do Cine no ano de 2009, foram contadas à entrada é há saida, dai um leve aumento de espectadores para o dobro...
    O facto da aderencia ser maior no pessoal mais novo, é só para enganar!

  3. Anónimo disse...

    Só falta o Prof. LM, vir dizer no jornal, que o Velodromo de Sangalhos, desde a sua inauguração, já foi visto por milhares de pessoas; sim visto, porque o usufruto além de condicionado é inexistente, face ao investimento.
    Mas interessa fazer publicidade; e uma grande mentira, muitas vezes repetida, assume o estatuto de verdade!