O Jornal da Bairrada tem acompanhado o tempo. O design do jornal, a entrada e adaptação ao meio online... e agora com a Agenda do Cidadão. Vem tudo explicadinho na edição da passada semana!
O objectivo é académico, mas poderá ter fortes resultados no meio profissional. A ideia é que o cidadão se aproxime do jornal, mostrando aquilo que gostaria de ver noticiado.
Bem, para aqueles que dizem que os jornais só noticiam isto ou aquilo, é chegada a hora de participar neste projecto que o JB, em parceria, está a desenvolver.
Desde já deixamos os mais sinceros parabéns a toda a equipa JB, com votos de que esse estudo tenha resultados frutuosos.
Concerto de solidariedade para a APPACDM de Anadia irá acontecer dia 28 de Maio pelas 21h30, na Sala de Cinema do Hotel das Termas da Curia, organizado pelos Rotaract Clube Curia-Bairrada.
24 de Junho, pelas 22h, na Feira da Vinha e do Vinho
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, no âmbito das actividades da candidatura ao MODCOM e em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, vai promover mais uma edição do Anadia Fashion, a 24 de Junho, pelas 22h, na Feira da Vinha e do Vinho.
O objectivo desta iniciativa é divulgar a oferta do concelho, ao nível do vestuário, acessórios, cabeleireiro e maquilhagem como forma de apelar ao consumo no comércio local.
Os estabelecimentos que estejam interessados em participar poderão inscrever-se junto da ACIB, até 01 de Junho.
Em caso de um elevado número de inscrições, será dada preferência a estabelecimentos associados da ACIB.
- 29.Mai (Dom) - 08:30hs - Mercado de Vilarinho do Bairro.
As iniciativas vão contar com a presença dos candidatos "laranjas" pelo círculo eleitoral de Aveiro, nomeadamente com o cabeça-de-lista, Couto dos Santos.
O blogue Anadia Sem Gente registou nos últimos 30 dias um número recorde de 15,350 visualizações (o número ainda crescerá mais até ao final do dia de hoje). Isto é, mais de meio milhar de visualizações diárias.
Queremos continuar a crescer! Estamos abertos a novas contribuições! Mesmo que já tenhas um blogue mas penses que a tua contribuição poderá ser importante para o ASG, contacta-nos.
Torna-te um autor no ASG.
O ASG não tem cor política. Portanto, qualquer um pode juntar-se a nós. Seja jovem, ou menos jovem. Seja político ou anti-político. Seja baixo ou alto... Se tens vontade de contribuir para uma sociedade anadiense mais esclarecida, se queres ter voz no meio do ruído, vota ASG! Perdão... milita-te no ASG! Peço imensa desculpa... vocês entenderam, "né"?
Claudio Pinto (Porto) e Sara Neves (Anadia) foram os grandes vencedores do Bairrada Squash Open 2011, 5ª etapa do Circuito Nacional Squash.
Realizou-se nos dias 20, 21 e 22 de Maio no Pavilhão de Desportos de Anadia e no Grande Hotel de Luso, a 3ª edição deste prova que constitui o Circuito Nacional de Squash, com organização da Federação Nacional Squash e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, Complexo Desportivo de Anadia e do Grande Hotel de Luso. O Bairrada Squash Open 2011, contou com a presença dos melhores jogadores nacionais masculinos e femininos, num total de 55 atletas.
Quanto a vencedores, Claudio Pinto (Porto) venceu numa final muito equilibrada Rui Soares(Porto) por 3-2 (12/10; 10/12; 9/11; 11/6; 11/8)
Pelas meias finais haviam ficado Hugo Cabral (Aveiro), que perdeu com Claudio Pinto e André Lima (Porto) que perdeu com Rui Soares.
No sector feminino, e noutra final muito equlibrada, Sara Neves (Anadia) venceu Catarina Nunes por 3-2 (9-11; 9-11; 12-10; 15-13; 11-8).
Outro resultado fantastico foi o terceiro lugar conquistado por Alexandra Santos (Anadia) que venceu Fatima Nunes(Porto) na disputa deste lugar por 3-0.
Tambem na Placa A, do sector masculino, foi conquistada por um anadiense Jorge Faria que venceu Luis Carvalho (Porto) por 3-0.
A placa B foi conquistada por Nuno Alves (Porto) que venceu Vitor Ramos (Porto).
Homens da Luta, Mickael Carreira, Quim Barreiros e Tony Carreira são os cabeças-de-cartaz da VIII Feira da Vinha e do Vinho de Anadia 2011. O evento vai decorrer, no Vale Santo, entre os dias 18 e 26 de Junho. O certame está orçado em cerca de 200 mil euros. A organização espera a visita de mais de cem mil pessoas, ultrapassando assim o número de visitantes da edição passada.
A entrada na VIII edição da Feira da Vinha e do Vinho é gratuita. Segundo Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, “a entrada é gratuita, porque permite divulgar a cidade e facilita a carteira de quem visitar a feira”.
Para o autarca o “cartaz é aliciante e até podia dizer que era a feira da cidade mas o objectivo é divulgar e influenciar o sector socioeconómico da região da Bairrada, pois não se pretende ganhar com a feira em termos financeiros, pretende-se dar a conhecer a cidade de Anadia por dentro”. Adiantou ainda que “a feira é a afirmação dos que querem que o concelho continue a ser conhecido”.
Basta fazer o que a Câmara de Anadia faz! Não anunciar o cartaz, deixar perpetuar dúvidas e incertezas a poucas semanas do seu início!
É que ali ao lado, em Cantanhede, a Expofacic é só em Julho e já têm o cartaz publicado faz muito tempo. Anúncios e apoios em rádios e televisões nacionais.
Escolas do Anadia FC campeões do distrital de Aveiro
A classe de Traquinas da escola de futebol do Anadia FC terminou o Campeonato 2010/11 no escalão de TRAQUINAS A (nascidos em 2002) no 1º lugar da série E da 2ª fase do Campeonato Distrital de Aveiro para este escalão.
Com 13 vitórias em 14 jogos e 118 golos marcados, contra os 17 sofridos nesta segunda fase, fica o amargo sabor de pensar que poderíamos ter ido ainda mais longe.
Mas uma Escola de Futebol deve acreditar que o sucesso não se mede apenas pelos resultados desportivos, mas também pelo desenvolvimento social e humano dos seus alunos. Assim, o principal objectivo é que os jovens jogadores tenham sempre um sentimento de sucesso independentemente da sua habilidade para o jogo.
Parabéns para o grupo de trabalho, constituído por 16 jovens atletas e 3 treinadores, que muito trabalharam para conseguir o êxito absoluto nesta segunda fase e que lançaram sementes robustas para o futuro,
Em suma, se os atletas não tiverem sucesso numa carreira desportiva, que seja por culpa própria e não por falta de oportunidades ou incapacidade dos seus educandos, treinadores e clube que muito fizeram para a sua concretização.
A onde de calor foi registada em Viana do Castelo, Braga, Porto, Penhas Douradas, Anadia, Portalegre, Alcobaça, Santarém, Lisboa, Lavradio, Setúbal, Évora, Sines, Alvalade, Beja e Amareleja.
Esta situação, com duração de seis a oito dias, teve início no dia 9 de maio nas regiões do interior do território continental, enquanto nas regiões do litoral a onda de calor se iniciou um a dois dias depois.
“Esta situação deveu-se à persistência de uma corrente de leste, que transportou ar quente do interior da Península Ibérica”, refere o IM.
Até terça-feira os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar situaram-se acima do valor normal 1971-2000.
Ainda de acordo com o IM, as ondas de calor têm sido frequentes no mês de maio, com registos nos anos de 2001, 2003, 2004, 2006, 2009, 2010.
“Do ponto de vista climatológico, considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura máxima do ar é superior em 5.°C ao respetivo valor médio diário da temperatura máxima (no período de referência 1961-1990)”, explica o IM.
João Vieira Pinto, Vítor Paneira e Carlos Xavier e outras "velhas glórias" de futebol do Sporting e Benfica vão defrontar-se sábado num jogo de solidariedade com a APPACDM local, no Estádio Municipal de Anadia.
O "derby", marcado para as 16:00, integra o programa do "Dia Solidário", organizado pela APPACDM de Anadia e a Associação Bairrada Solidária, para angariar fundos para a "compra de um veículo de transporte para pessoas com mobilidade reduzida".
Já a antiga atleta Aurora Cunha, o "motard" Hélder Rodrigues, os futebolistas João Tomás e a canoísta Beatriz Gomes, entre outros desportistas, vão participar num jantar igualmente solidário, durante o qual serão leiloados vários objectos, como uma camisola de Cristiano Ronaldo.
Domingo à tarde, dia 22 de Maio, no Espaço Bairrada
Saxofones em Concerto no Espaço Bairrada, dia 22 de Maio, pelas 16h30! Venha partilhar connosco mais um momento musical que contará com a participação do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e com o Sócrates Borras.
Um espectáculo que resulta de uma parceria com a Escola de Artes da Bairrada e o Conservatório de Musica de Aveiro Calouste Gulbenkian. Para rematar esta tarde de ricas melodias, abrimos o palco á já habitual JAM SESSION, para quem quiser participar e tocar ao improviso! Contamos consigo!
Esperamos por si no Espaço Bairrada, na Estação da Curia!
A Kelly Services, procura Assistentes de Conta para Anadia/Mealhada.
O Assistente de Conta terá como principais responsabilidades, o acolhimento e atendimento de candidatos, recrutamento e selecção de colaboradores temporários para categorias profissionais específicas, desenvolvimento processual e demais tarefas administrativas inerentes à contratação de colaboradores temporários.
Os candidatos deverão possuir Licenciatura, experiência anterior na área de Recursos Humanos, apetência comercial, facilidade de relacionamento interpessoal, boa capacidade de comunicação, boa capacidade de organização e resistência ao stress.
Na Kelly Services encontrará tudo o que espera de uma grande multinacional em crescimento: desenvolvimento profissional, oportunidades de carreira, formação e regalias sociais em vigor na empresa. Se o seu perfil se enquadra no pretendido, envie-nos a sua candidatura.
Há uma página no Facebook que pretende bater a ideia de trazer o "Abre a porta Tânia" ou os Homens da Luta à Feira da Vinha e do Vinho. ELES QUEREM O AGIR:
Há uma página no Facebook que pretende bater a ideia de trazer o "Abre a porta Tânia" ou os Homens da Luta à Feira da Vinha e do Vinho. ELES QUEREM O AGIR:
Poucas horas depois de ter conquistado o primeiro posto no Grupo C da Liga dos Campeões da Ásia, o técnico português Toni foi despedido do Al-Ittihad. Esta decisão deixou o treinador português surpreendido, conforme o próprio avança em declarações à Desportimedia.
"Conseguimos o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, com o primeiro lugar no Grupo C, o que permite ao Al-Ittihad atuar em casa no jogo único da próxima eliminatória. Recordo que, na época passada, o Al-Ittihad foi eliminado na primeira fase. Além disso, ainda existia a possibilidade de conquistarmos a Taça do Rei", afirmou Toni, de 64 anos.
No comando do emblema saudita, o treinador português garantiu nove vitórias, quatro empates e três derrotas, cotando-se pelo segundo lugar na Liga local.
Nos próximos dias 20,21 e 22 de Maio de 2011, vai realizar-se no Pavilhão de Desportos de Anadia e no Grande Hotel do Luso, a 3ª edição do Bairrada Squash Open, prova que constitui o Circuito Nacional de Squash, com organização da Federação Nacional Squash e o apoio da Câmara Municipal de Anadia, Complexo Desportivo de Anadia e do Grande Hotel de Luso.
Este ano, em que a disputa pelos primeiros lugares do ranking nacional, está ao rubro e muito equilibrada, perspectiva-se um grande torneio, recheado de bons jogos e muita emoção.
Este que é o maior evento de squash da Bairrada, vai juntar não só os melhores jogadores masculinos mas também as melhores jogadoras nacionais.
O Bairrada Squash Open 2011, vai contar este ano, no sector masculino com os bairradinos Jorge Faria (#29 do ranking nacional) Pedro Esteves (#38), Custodio Dias (#70), Paulo Mamede (#116) e Simão Neves (sem ranking). E no sector feminino, com Sara Neves (#3) e Alexandra Santos(#8).
Espera-se a participação dos melhores jogadores portugueses(masculinos e femininos), que vão poder além de competir, usufruir da tranquilidade, da gastronomia, dos vinhos e da cultura que a região da Bairrada oferece.
De certeza que será um fim de semana muito bem passada, e de grande nível competitivo.
Exmo. Senhor
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ANADIA
Considerando que:
1) O problema já se arrasta há vários anos, tendo sido feito, inclusivamente, investimento por particulares, no parque infantil que ladeia o cemitério e capela, no Monte Crasto.
2) No entanto, por inércia do executivo, o respectivo parque mais não é do que um depósito de lixo, com todos os equipamentos já obsoletos.
3) Atrás desta atitude inaceitável, veio o vandalismo, tanto no cemitério, como na capela, tornando um local que num passado recente era aprazível, numa espécie de beco mórbido, onde poucos se atrevem a entrar de dia, quanto mais de noite.
4) Acresce que, em toda a cidade de Anadia não existe um único local que seja para as crianças poderem brincar.
Os Deputados Municipais do CDS-PP requerem a V. Ex.ª, nos termos regimentais, que a Câmara Municipal de Anadia os informe, por escrito e dentro dos prazos legalmente estabelecidos:
- Que medidas estão a ser tomadas para a resolução urgente desta situação?
O Anuário poderá ser visto no link em cima... infelizmente, o formato em que é publicado (nos últimos anos era apresentado em .pdf) dificulta a sua análise rápida... Logo que possa faço a análise cuidada, para quem tiver tempo e paciência fica o link!
À primeira vista parece-me que Anadia mantém bons resultados!
A "troika" quer colocar Portugal a funcionar e já apresentou um belíssimo programa. Muito sinceramente eu votaria FMI se eles concorressem. Entre algumas das propostas está a intenção de melhorar o sistema de saúde, nomeadamente na cobertura dos Centros de Saúde. Mas também na distribuição de médicos de família. Menos taxas moderadoras nas situações verdadeiramente urgentes e preocupantes.
Permitam-me, mesmo correndo o risco de me chamarem troikiano, de vos relembrar um post publicado "há atrasado".
A sério... fechem! Fechem a "consulta aberta" e coloquem recursos humanos e materiais no Centro de Saúde. É preferível esta opção a não ter nada, que é o que realmente se tem em Anadia: um grande nada.
Perdemos as "urgências" e não foi criado um sistema coerente e eficaz para as substituir. Vamos lutar por um serviço de assistência que vá de encontro ás necessidades das populações. Não é lutar contra o regresso das urgências ou por uma Consulta Aberta nos moldes actuais... É, por exemplo, por um Centro de Saúde aberto 24 horas com profissionais suficientes que não tenham que andar entre o Hospital e os Centros de Saúde.
Faltam 19 médicos no agrupamento, mas há uma médica no Centro de Saúde que vai (creio que continua a ir) uma vez por semana para Vila Nova de Monsarrros PERDER uma manhã quando não tem lá doentes. Pois, a população de Vila Nova foi incentivada a registar-se no Centro de Saúde de Anadia.
Continuam a brincar com as populações e a não explicar, porque nem eles sabem, o que é que se necessita fazer.
E a culpa não é (só) do Sócrates, nem do Litério, nem do Correia... É sobretudo destes senhores e senhoras do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga que não têm a coragem de agir contra o sistema. Não querem perder o emprego, não é?
Que liberdade é esta que temos onde ninguém faz nada porque tem medo das consequências?
Com agrado que lemos no Diário de Leiria que Anadia prossegue na senda dos bons pagadores, mesmo em períodos de grandes dificuldades como os que estamos a viver.
Das 303 câmaras consideradas nesta lista (Portugal tem 308), 25 demoram mais de um ano a pagar as suas dívidas e outras 149 pagam a mais de 90 dias.
Apenas 44 municípios pagavam dentro do prazo de um mês.
Em comparação com os resultados do mês homólogo de 2009, a média de pagamento das câmaras a fornecedores aumentou: em Dezembro de 2009 as câmaras demoravam em média 89 dias a efectuar os seus pagamentos (contra os 112 dias que demoravam no final de 2010).
Os municípios que pagam mais rapidamente são Alcoutim e Terras do Bouro, que demoram apenas três dias a efectuar pagamentos, Portel e Pampilhosa da Serra (quatro dias), Vila do Porto, Anadia e Arronches (cinco dias).
Porque no ASG a memória não tende a ser curta, relembramos, ainda, o que foidito há dois anos:
«(...) a Câmara de Anadia tem um prazo médio de pagamentos de 5 dias. "E é por razões burocráticas", dizia-me ele, "senão pagávamos na hora". Isto faz com que a autarquia possa negociar as obras e consiga-as mais baratas que noutros concelhos» Declarações retiradas de Actas Diárias. Post datado de Sábado, 21 de Julho de 2007.
A ser verdade, e a manter-se, a Câmara Municipal de Anadia é sem dúvida alguma um verdadeiro exemplo a seguir.
Na Bairrada, em média, apenas uma das cidades irá manter a repartição de Finanças - segundo o pacote apresentado pela "troika".
Já agora, eu sugeria o fim dos bairrismos e unir a Bairrada num só município!
O acordo entre o Governo e a 'troika' prevê o fecho de uma em cada cinco repartições locais de finanças e que a administração fiscal será constituída por 30 por cento de auditores até ao final de 2012.
Anadia: GNR foi alertada mas ladrões fugiram Trio encapuzado rouba 6 fábricas
Em apenas dois dias, três encapuzados assaltaram seis das nove empresas da Zona Industrial de Amoreira da Gândara, em Anadia, furtando ferramentas eléctricas, portas, caixilhos metálicos e, até, peças do motor de uma carrinha. No último assalto, a GNR foi alertada, mas os ladrões fugiram sem deixar rasto.
"Eu sabia que, na noite anterior, duas das fábricas, uma delas desactivada, tinham sido assaltadas. Passei no local por volta das 00h30 de quinta-feira, mas estava tudo calmo", contou ao CM Luís Portovedo, proprietário da carpintaria, onde os ladrões furtaram ferramentas eléctricas e peças do motor da Ford Transit estacionada no interior da empresa. Tinham destruído o alarme e entrado pela janela. "Quem era sabia o que fazia. Desmontaram e levaram os sensores e outros componentes do motor", explicou o empresário.
O alerta foi dado às 02h45, já a carpintaria tinha sido assaltada, quando Ivo Ambrósio ouviu o alarme da empresa gráfica em frente da sua casa tocar. "Não tocou mais do que uns segundos. Passado pouco tempo vi dois homens encapuzados a sair calmamente ao encontro de um terceiro que estaria cá fora a vigiar", disse ao CM a testemunha que imediatamente alertou a GNR.
"A patrulha demorou três minutos, mas já não havia rasto deles", acrescentou Ivo Ambrósio.
Todas as fábricas, à excepção de uma, estavam protegidas com sistema de alarme, que não foi obstáculo para os ladrões. Em alguns casos, a entrada foi pelas janelas do primeiro andar, em outras foi pelo estroncamento dos canhões das fechaduras. O caso está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Anadia.
O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, presidiu à cerimónia de condecoração, com a Medalha de Mérito Distrital, de instituições do distrito com mais de um século de existência.
Foram 50 as instituições que se deslocaram ao Salão Nobre do Governo Civil, repleto de assistência, para receberem das mãos do Ministro da Administração Interna e do Governador Civil de Aveiro o galardão distrital que “distingue a actividade de pessoas singulares e colectivas que tenham, em razão das suas actividades ou acções, contribuído decisivamente para o engrandecimento do Distrito”.
O Governador Civil de Aveiro, José Mota, aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho das associações, bem como para anunciar um conjunto de iniciativas destinadas à promoção do movimento associativo no distrito. O Governador Civil agradeceu ainda a presença do Ministro da Administração Interna, reconhecendo a “competência, o empenho e a correcção” deste membro do Governo para com os assuntos do distrito de Aveiro.
Rui Pereira felicitou o Governo Civil por esta iniciativa “que promove Aveiro e o trabalho feito na sociedade civil”, ao mesmo tempo que destacou a importância dos Governos Civis, e o seu papel de “grande importância” enquanto intermediários das populações junto do Governo. O Ministro da Administração Interna considerou mesmo que estas estruturas do Estado são como que um “núncio do Governo” no distrito.
Recorde-se que o Governador Civil de Aveiro tomou a decisão de atribuir a Medalha de Mérito Distrital às colectividades do Distrito de Aveiro que tenham já completado 100 anos de existência – e que se mantêm em actividade –, como reconhecimento pela actividade centenária e pelos relevantes serviços prestados ao distrito e ao país.
A condecoração honorífica de Mérito Distrital, cuja atribuição é realizada nos termos de um regulamento aprovado para o efeito, foi instituída no Governo Civil de Aveiro por decisão do Governador Civil, José Mota, âmbito das comemorações dos seus 175 anos.
Anadia recebe, no próximo sábado, dia 30 de Abril, a Taça de Portugal de kickboxing, prova que será pela primeira vez organizada na zona centro com a presença de cerca de 400 atletas. O Curigym da Curia já conquistou a competição por duas vezes (nas épocas 2007/2008 e 2008/2009).
Na ocasião, haverá competição também nas variantes de light-contact e low-kick. A organização é da Federação Portuguesa de kickBoxing e Muaythai, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.