Julgamento do homem acusado de matar, em Dezembro do ano passado, uma romena de 20 anos que se dedicava à prostituição em Aveiro Sul poderá ser adiado por ainda não terem sido concluídas todas as perícias.
Um conjunto de informações “prementes ao processo” em falta no inquérito conduzido pela Polícia Judiciária (PJ) que a defesa entendeu ser necessário requerer no inicio deste mês, já com a primeira audiência agendada para Outubro próximo.
O autor confesso do homicídio, de 35 anos, encontra-se em prisão domiciliária com vigilância electrónica, na residência dos pais, em Couvelha, Anadia, curiosamente o mesmo local onde, de acordo com as investigações, cometeu um dos crimes pelos quais vai responder na barra do tribunal.
Um dos pontos centrais de actuação das forças partidárias deve ser a proximidade aos eleitores, muito especialmente aos seus militantes. Aliás, este deve ser um esforço e um objectivo permanente, numa demonstração de transparência política. A Comissão Política de Secção do PSD de Anadia (PSD/Anadia), desde o primeiro dia de mandato, entendeu descentralizar algumas das suas iniciativas.
O PSD/Anadia dá mais um passo neste propósito, tendo, oportunamente, deliberado realizar as suas Assembleias de Secção, fora da sua sede concelhia, deslocando-se assim, na medida do possível, a algumas freguesias do nosso concelho. Neste sentido, decidiram os Órgãos de Secção do PSD/Anadia realizar a próxima Assembleia de Secção (Plenário de Militantes) na freguesia de Vilarinho do Bairro, uns dos bastiões laranja no concelho de Anadia (e no País) e a freguesia com mais militantes desta Secção.
Para esta iniciativa, obteve a prestimosa colaboração dos Órgãos Sociais da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, a quem, reconhecidamente, se agradece. Deste modo, Assembleia de Secção do PSD/Anadia será realizada no próximo dia 03 de Setembro (Sábado), pelas 21 horas, no Salão da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, sito na Rua da Vila, em Vilarinho do Bairro, pelas 21 horas, sendo um evento dirigido exclusivamente aos militantes do PSD/Anadia.
A Associação Rota da Bairrada promove mais um workhop de guitarra a partir de Outubro, Espaço Bairrada, antigo edificio da estação da Curia. As sessões serão em horário flexivel, não perca esta oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos musicais.
Mais informações em :info@rotadabairrada.pt
Aulas de guitarra eléctrica e guitarra acústica para iniciação, principiantes e intermédios, desenvolvido para que o formando adquira ferramentas imprescindíveis à performance musical, em qualquer estilo da música popular contemporânea (blues, rock, funk, pop, country, jazz, etc…), com exemplos práticos e um repertório seleccionado de temas e estudos.
Formação com: Prof. Carlos Viegas (A.L.C.M., Tutor ITA Certificado Oficialmente, Certificado de M.B.A.), dirigente do projecto musical "Academia Livre de PCM".
No dia 1 de Setembro o Clube de Squash do Agrupamento de Escolas de Anadia inicia as suas actividades para 2011/2012.
Perspectiva-se para este ano um aumento do numero de atletas, e um aumento na qualidade dos atletas que já compõem este clube.
Em termos competitivos o Clube de Squash do Agrupamento de Escolas de Anadia tem como objectivos consolidar-se como o maior e melhor clube de formação de squash a nível nacional.
O squash é uma modalidade em crescimento em Portugal e em todo o mundo, é mesmo um dos desportos que poderá tornar-se olímpico.
O Clube conta já com campeões nacionais masculinos e femininos, jogadores seleccionados para representar Portugal em competições europeias, e um grupo de jogadores com muito potencial e que rapidamente mostrarão o seu valor.
Todos os jovens e menos jovens interessados em iniciarem-se ou aperfeiçoarem-se nesta modalidade poderão contactar o Prof. Paulo Mamede pelo mail squashesa@gmail.com ou através do telemóvel 915193276.
O Clube de Squash do Agrupamento de Escolas de Anadia é aberto a toda a comunidade, os seus jogadores para alem dos treinos /aulas, representarão este clube em competições locais, regionais, nacionais e mesmo internacionais.
Assim que o nome de Fernando Idalécio Martins foi anunciado para dirigir o jogo entre o Beira--Mar e o Sporting, todos os olhares em Vila Nova de Monsarros (Anadia) ficaram colados à televisão, não para verem o jogo mas sim para ver a actuação deste árbitro dos regionais. "Não liguei muito ao jogo porque a partir daquela altura o importante era o árbitro", recorda António Barges, colega de trabalho de Fernando Martins, na Sanindusa, na Zona Industrial Aveiro Sul. "Foi um grande orgulho vê-lo ali a apitar um jogo daquela responsabilidade", acrescenta João Reis.
Ontem, na empresa ninguém falava de outra coisa e todos quiseram dar os parabéns ao árbitro de 43 anos que no domingo à noite teve os seus 90’ de fama. "É estranho todo este protagonismo", admite Fernando Martins, depois de uma noite mal dormida. "Estavam todos em casa à minha espera e ninguém se deitou", conta.
No café Rampinha, no lugar de Monsarros, os amigos estavam à espera de Fernando Martins. Todos queriam cumprimentar o homem do momento: "Estivemos a torcer pelo árbitro e acho que foi ele o grande vencedor do encontro", explica Valter Neves. "Nem era para ver o jogo, mas quando soube que era o Fernando que ia apitar já não tirei os olhos da televisão", acrescenta António Peralta, perante o sorriso envergonhado do árbitro que se vai repartindo em cumprimentos e felicitações.
Paulino Duarte confessa-se sportinguista, mas vibrou mais com a entrada do vizinho em campo. Só no final consciencializou-se do empate da sua equipa em Aveiro. "O jogo deixou de ter importância", explica. "Só o árbitro importava, o jogo nem por isso", acrescenta o também vizinho Carlos Neves.
"FOI UMA OPORTUNIDADE A NÃO PERDER"
Fernando Martins garante que estava nas bancadas para ver o jogo na companhia dos amigos e do filho de 10 anos, adepto do Sporting. Assim que o coordenador técnico falou com ele, não pensou duas vezes e agarrou a oportunidade que nunca lhe sorriu nos 19 anos de apito. "Não é todos os dias que temos a oportunidade de apitar um jogo destes, além disso os regulamentos não me permitiam recusar", disse, garantindo que o facto de já ter sido quarto árbitro no escalão superior o ajudou a entrar sereno no relvado.
A reorganização da rede escolar leva ao encerramento de várias escolas do 1.º Ciclo. Santa Maria da Feira é o concelho que perde mais estabelecimentos de ensino
No distrito de Aveiro, serão 18 as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico que irão encerrar. O Ministério da Educação e Ciência anunciou, na quarta-feira, o encerramento de 297 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico no próximo ano lectivo, no âmbito da reorganização da rede escolar (e com o acordo das respectivas autarquias).
Na região de Aveiro, Santa Maria da Feira é o concelho que perde mais escolas – quatro estabelecimentos de ensino vão encerrar. No município de Aveiro, confirma-se, também, o fecho da escola de Vilar.
A lista divulgada pelo Ministério da Educação confirma o encerramento de uma escola em Arouca, a EB Tojal, duas em Albergaria-a-Velha, a EB Outeirinho e a EB Paus, e uma em Ílhavo, a EB da Carvalheira. Na Mealhada, está confirmado o fecho da EB Lameira de S. Pedro, e em Oliveira do Bairro encerra a EB Passadouro.
No Norte do distrito, Santa Maria da Feira aparece em destaque com o fecho de quatro estabelecimentos: EB da Proselha, EB de Agoncida, EB de Igreja (Espargo), EB de Goim (Romariz). No município de Oliveira de Azeméis, encerram duas escolas, a EB Prof. D. Elvina Fernandes Dias e a EB de S. Roque, em Vila Chã de S. Roque.
Sever do Vouga é outro dos municípios que salta à vista na lista dos municípios do distrito que irão ver encerradas algumas escolas. O concelho perde três estabelecimentos de ensino: EB Rocas de Vouga, EB Sanfins e EB Couto de Esteves. Já Vale de Cambra perde a EB Santa Cruz e em Anadia fecha a EB Pedralva.
Em Aveiro, confirma-se o fecho da Escola de Vilar.
A Fenprof alertou esta segunda-feira para o que disse ser a "catástrofe" provocada pelas medidas do Ministério da Educação que vão levar ao "despedimento de milhares de docentes" e a um "inédito" número de professores com horário zero.
No dia em que termina o concurso para o destacamento por ausência de componente lectiva ainda não existem números oficiais sobre os professores que terão "horário zero", mas tanto Ministério da Educação e Ciência (MEC) como sindicatos sabem já que haverá um aumento do número de professores sem horário.
Numa audição parlamentar na semana passada, o ministro Nuno Crato admitiu que este ano haveria menos contratações e um aumento de "horários zero". O responsável da Federação Nacional de Professores (FENPROF) Luís Lobo considerou à Lusa que a actual situação é "uma catástrofe".
"Foi meticulosamente preparado o maior despedimento colectivo de professores contratados, cuja expressão maior terá lugar já em Setembro", denunciou a Fenprof, que fala em "milhares de 'horários zero' nas escolas".
Listando um grupo de estabelecimentos de ensino onde a situação é "dramática", Luís Lobo deu exemplos práticos, como uma escola em Ermesinde onde há nove "horários zero" ou a Escola Secundária de Ílhavo, com 32 "horários zero". O agrupamento de escolas do Carregal do Sal, com 35 casos, e o agrupamento de Anadia, são outras das escolas referidas.
A JSD de Anadia vai realizar nos próximos dias 11 a 15 de Agosto, em Cortegaça - Ovar a segunda edição do seu Campo de Férias. Este evento teve um enorme sucesso no ano transacto pelo que a CP da JSD de Anadia resolveu realizar mais uma edição, criando um momento de confraternização, lazer e união entre os seus militantes e simpatizantes.
Esta iniciativa está associada ao Festival Ecológico SurfatNight (http://www.surfatnight.org/) que terá lugar nessa localidade.
Este evento é aberto a todos os militantes e amigos da JSD de Anadia e visa promover o convívio, o exercício físico e a consciencialização ambiental.
O Campo de Férias contará com diversas actividades, entre as quais: torneios de praia, concertos musicais, paintball, escalada, aulas de surf entre muitas outras actividades.
Toda a informação disponível em www.jsdanadia.wordpress.com .
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do endereço electrónico:
anadia.jsd@gmail.com ou por telefone para: 910563787 (Edgar Bento)
A República da Irlanda vai preparar a sua participação nos Jogos Paralímpicos de Londres2012 na cidade portuguesa de Coimbra, anunciou hoje a empresa encarregue da organização do estágio.
A comitiva paralímpica irlandesa, de cerca de 80 elementos, vai também utilizar as instalações do velódromo de Sangalhos, Anadia, onde decorreram na semana passada os Europeus de sub-23 e juniores de ciclismo em pista.
A equipa estará em Portugal de 05 a 13 de Agosto de 2011, regressando em 2012, antes do evento paralímpico, agendado para a capital inglesa, entre 29 de Agosto e 09 de Setembro.
O chefe de missão da Federação Paralímpica da Irlanda, Liam Harbison, afirmou que a "escolha termina um processo de prospecção de cerca de dois anos entre inúmeros locais pré-seleccionados", classificando as infra-estruturas encontradas como a "perfeita combinação" para as modalidades de natação, atletismo, ténis de mesa, futebol, remo e ciclismo.
Mulher que tinha fugido da prisão foi ao posto da GNR de Anadia e foi identificada. Foi entregue novamente ao estabelecimento prisional
Foi de uma forma insólita que uma reclusa de 48 anos que fugira da prisão há seis regressou novamente ao estabelecimento prisional onde estava a cumprir sete anos de pena: a condenada foi presa no posto da GNR de Anadia, onde tinha ido buscar dois familiares, alegadamente vítimas de violência doméstica.
Na noite de anteontem, pelas 22 horas, militares da guarda foram chamados a intervir numa situação de agressões de um homem sobre a sua companheira e um menor, na cidade de Anadia. A guarda acabou por retirar as vítimas do local e transportá-las ao hospital para realizarem exames médico-legais.
Já nas instalações do posto, apareceu uma mulher, prima da vítima, que pretendia levá-las para um local seguro, longe do agressor. Então, os agentes da autoridade pediram a sua identificação “mas aperceberam-se de que ela estava relutante e, após algumas diligências, acabaram por concluir que a mulher já tinha tido problemas com a justiça e fugira do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo em 2005”, disse fonte da GNR ao Diário de Aveiro.
Com a saída, no mês de Julho, do Ranking Nacional Absoluto Feminino - da Federação Nacional de Squash - constata-se que a anadiense Sara Neves consolidou a primeira posição. Distanciou-se mais do segundo lugar após a vitoria no Viseu Squash Open 2012, que se realizou no Palácio do Gelo.
Realça-se também a subida do 5º para o 4º lugar do mesmo ranking da, também, atleta anadiense Alexandra Santos. Ambas as jovens atletas do Clube de Squash do Agrupamento de Escolas de Anadia irão disputar a próxima prova, (sétima etapa de nove que constituí o circuito nacional) que se realizará em Setembro.
No sector masculino estão classificados seis jogadores anadienses nos seguintes lugares: , em # 24 JorgeFaria, # 29 Pedro Esteves, # 47 Custodio Dias, # 78 Diogo Dias, # 86 exequo Simão Neves e Leonel Santos.