APELO AOS ANADIENSES! "Doar medula para salvar Alguém!"

1/25/2010 01:16:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


CADES promove registo de dadores de medula óssea no sábado, dia 30, na Secundária da Mealhada.

O Núcleo de Saúde da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social vai realizar no próximo sábado, dia 30 de Janeiro, na Escola Secundária da Mealhada, uma sessão de recolha de registo de dadores de medula óssea, que vai decorrer entre as 9 e as 13 horas da parte da manhã e das 14 as 17 horas à tarde.
...
Uma brigada do Centro de Histocompatibilidade do Centro (CHCCentro) – composta por um médico, um técnico de análises clínicas e uma assistente social – vai estar presente durante todo o dia na Mealhada, na Escola Secundária, para recolher amostras de sangue de voluntários que se queiram inscrever no “Registo Português de Dadores de Medula Óssea” e para esclarecer sobre todos os procedimentos.
...
São algumas as condições de participação:
É necessário que cada voluntário tenha entre 18 e 45 anos; que apresente um peso mínimo de 50 quilogramas; tem necessariamente de ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue.
...
Os participantes nesta campanha para o registo de dadores de medula óssea não devem ir em jejum e têm de fazer-se acompanhar do respectivo Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.
...
Recolher o maior número de pessoas para se registarem como potenciais dadores de medula óssea e sensibilizar a população para as leucemias, assim como cativar a atenção das pessoas para estes simples, mas tão importantes actos de solidariedade são os objectivos desta actividade do Núcleo de Saúde da CADES.
...
Desmistificar as técnicas de recolha de células da medula óssea é outro dos objectivos.
...
Joana Fernandes e Carole de Oliveira, coordenadoras do Núcleo de Saúde da CADES, lançam o apelo para a participação da comunidade em “tão nobre causa”. “Não custa nada e podemos salvar uma vida, um dia, ou quem sabe podemos ser nós a precisar ou alguém por quem faríamos tudo para arranjar compatibilidade. E não dói nada”.

[Cooperação Artística Desportiva Educativa e Social]

0 comentário(s):