O TRAÇADO DO TGV NO CONCELHO DE ANADIA

2/08/2010 03:50:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Terminou no passado dia 5 de Fevereiro de 2010, sexta-feira, a fase de consulta pública do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), durante a qual os interessados poderiam pronunciar-se sobre as opções em avaliação e consultar o Estudo de Impacte Ambiental na Câmara Municipal (no concelho de Anadia existem duas opções, tendo-se de optar pelo EIXO 4 ou EIXO 5).
...

Salvo melhor entendimento, da consulta efectuada sobressai o seguinte:
...
O EIXO 4 ocupa menos o concelho e destrói uma ou duas habitações, a moderna "Adega Quinta do Encontro" e vinhedos circundantes ( pertencentes à moderna "Adega Campo Largo");
...
O EIXO 5 ocupa mais o concelho, destrói cerca de 25 habitações e passa mais perto das localidades de Tamengos, Óis do bairro e Ancas.

Seguidamente, haverá uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA), da competência do Secretário de Estado do Ambiente, e será aprovada a alternativa de traçado a implementar, após a qual a RAVE dará início ao desenvolvimento do projecto de execução, de maior detalhe, em que serão optimizadas as soluções a implementar, e cuja conformidade com a DIA será verificada através do correspondente Relatório Descritivo da Conformidade do Projecto de Execução (RECAPE).




Relembro ainda que:
  1. Litério Marques, o Homem que deixou o Hospital de Anadia ficar sem especialidade não tendo aceite a proposta do então ministro (e que acreditava que era impossível o Governo encerrar as urgências de Anadia), não acreditava que o TGV fosse sequer construído. Nem acredita(va) que a passagem do TGV deva ser muito nociva para a agricultura. “Há quem lhe tenha feito bem pior”, desabafou;
  2. A CM da Mealhada defende o troço (trajecto) número 4;

3 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    O povo de Anadia tem tão somente o que merece. Reposicionou o lider, agora aguente-o; este quando se reformar, não só leva as alterações do PDM a seu favor, como deixa o TGV no seu concelho, com todas as mais-valias e menos-avalias... mas para essas quem vier atrás que feche a portinha sff.

  2. Anónimo disse...

    Ja agora para quem não sabe, além da vala entre vinhedos que vai abrir, os que dela proximo residirem terão de sae habituar a um novo ruido; em já ouviu o barulho que faz o TGV a passar de dia, e de noite.... vale a pena ouvir!

  3. Anónimo disse...

    Não é possivel que isto nos esteja a acontecer!
    Procuro alternativas, coisas que se possam fazer para não permitir a construção do TGV. Como é que podemos permitir que arruinem a nossa terra?
    Por favor, quem estiver por dentro dos processos legais e tenha alguma ideia para que nos possamos mover neste sentido, deixe aqui uma sugestão.
    Existem já grupos de discussão no facebook que devem ser apoiados "contra a construção do TGV Lisboa-Porto" e "Não ao TGV em Portugal" assim como várias petições que aí encontrarão.É altura de agir! Já que as autoridades a quem delegamos o poder, nada fizeram!