Emília Abrantes, da empresa Equiargue, foi reeleita presidente da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, numa votação que decorreu durante a Assembleia-Geral (AG) de 27 de Março, na sede da Associação, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.
Da direcção que irá conduzir a ACIB durante o próximo triénio de fazem ainda parte como vice-presidentes Alfredo Rodrigues, da Diferencial, Rui Filipe Santos, da Higisantos, Rui Reste, do Ponto Fresco, e Rui Santos, da Santos & Cruz, como tesoureiro. Os vogais são Pedro Silva, da Pedro M. Silva – Design Têxtil, Nelson Lopes, da Nélson dos Leitões, Henrique Resende, da Medicértima, Clementina Trindade, da Incograf, Pedro Alegre, da Quinta do Ortigão, Maria Adélia Martins, da Naturadélia, Carlos Ribeiro, da Anadiana, Óscar Damaya, do Hotel Paraíso, Armindo Silva, da Solinar, e Victor Condeço, da Lusogolfe.
Para a Assembleia-Geral, foram reeleitos Miguel Roque, da Porcel, como presidente, Fernando Pinhal, da Kiwicoop, como vice-presidente, e Fernando Silva, da CALCOB, como secretário. Para o Conselho Fiscal, foi eleito como presidente, António Ferreira, da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Bairro, e Jorge Abrantes, da Morol, e João Paulo Sol, da Volumes ao Cubo Courier, como vogais.
Antes da eleição dos novos corpos sociais, a ACIB reuniu em Assembleia Geral Ordinária para realizar a apreciação e a votação do relatório e contas da Associação respeitante a 2011.
Dentro de dois meses, o concelho de Anadia vai ficar coberto com uma rede de espaços internet de acesso gratuito. O Município vai instalar uma estrutura de rede sem fios, vulgo pontos de acesso wireless, nos principais centros urbanos do concelho, com o intuito de disponibilizar acesso livre à internet aos munícipes e visitantes.
O projecto foi dado a conhecer, na passada sexta-feira, dia 23, pelo executivo anadiense. A vice-presidente, Teresa Belém, em traços gerais, falou da rede que envolve as 15 Juntas de Freguesias e 14 Instituições de Solidariedade Social do concelho que têm resposta social, no âmbito da Terceira Idade. O investimento ronda os 590 mil euros. É financiado em 80 por cento pelos Fundos Comunitários. Os restantes 20 por cento são suportados pela autarquia.
A rede assenta em quatro eixos de acção. O primeiro visa dotar as 15 Juntas de Freguesia com um Espaço internet de acesso público. Nesse sentido serão colocados dois computadores em cada sede. As Juntas terão apenas que disponibilizar o espaço, a energia e fazer a divulgação do serviço.
O segundo é o prolongamento destes espaços internet em alguns locais de carácter público, social e de grande frequência de munícipes. Haverá 59 postos de acessos.
O terceiro passa por implementar em diversos espaços públicos do concelho (equipamentos desportivos e sociais), pontos de rede wireless garantindo o acesso gratuito à internet a todos os cidadãos que utilizem esses espaços.
Finalmente, um quarto que é a promoção da sociedade de informação e da internet aos utentes das IPSS’s do concelho, com a deslocação de técnicos e computadores às instituições em visitas periódicas. Cada sessão terá a duração de duas horas, com duas a três sessões por mês. Estas unidades móveis arrancam já no dia 2 de Abril, com a Associação Social de Avelãs de Caminho e a Casa do Povo de Amoreira da Gândara, as primeiras instituições a serem visitadas.
A Biblioteca Municipal de Anadia vai ser palco, no dia 31 de Março, pelas 15h00, do I Encontro de Poesia de Anadia. Durante o evento está previsto o lançamento dos livros: “Memória das Cidades”, de Vítor Cintra e “Máscara da Luz”, de António M.R. Martins.
Haverá também declamação de poesia de Albino Silva, Armando Pereira, Belarmina Martins, Maria do Céu Castelo-Branco, Noémia Davim e Vanda Paz.
O palco do encontro foi a sede da Associação da Rota da Bairrada, na Curia, onde os representantes das Rotas do Vinho voltaram a sentar-se à mesma mesa, tendo por finalidade encontrar uma acção concertada para a promoção turística a nível nacional. Mas não só. Os participantes querem também estar unidos para poderem «potenciar parcerias em termos europeus, com entidades congéneres».
A ideia destes encontros entre as Rotas do Vinho, para a concertação de uma estratégia única partiu da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMVP), no sentido de «promover o território que ocupam e definir estratégias comuns, apresentando um produto único e individual», como sublinhou o presidente desta estrutura, José Arruda, antes do início dos trabalhos, que se prolongaram por todo o dia.
Em nota aos pais e encarregados de educação o Colégio Nossa Senhora da Assunção, na pessoa da directora pedagógica, Ir. Idalina, deu a conhecer a decisão da Instituição em relação à Viagem de Finalistas dos Alunos do Secundário:
A Viagem de Finalistas realiza-se, pela última vez, de 28/03 a 01/04. A partir do próximo ano letivo, os
alunos do Ensino Secundário que desejarem participar em viagens, inscrever-se-ão nas que serão
organizadas pelo Colégio, no decorrer no ano letivo
Artigo de Opinião Março 2012, Semanário da Região Bairradina
1. Na passada semana foi destruída a entrada do antigo Mercado Municipal, com os seus arcos e azulejaria, deixando apenas uma parede lateral para proteção do estaleiro.
Foi mais um passo no já longo executivo caminho de destruição da memória histórica e arquitetónica de Anadia: SMAS, Cine-Teatro, Mercado Municipal...Apenas o Matadouro subsiste, de forma agonizante e porque não pode ser demolido! - quando deveria ser valorizado, recuperando-o para instalar os serviços de educação e juventude municipais, disponibilizando o espaço às instituições culturais municipais, para sede do Conselho Municipal da Juventude...
Uma sociedade que teima em aterrar a sua História e reescrevê-la com mega-empreendimentos sub-utilizados (o edifício que substituiu os SMAS não tem plena utilização comercial e não tem habitantes!), não pode construir um frutuoso futuro! Uma comunidade que aceita, sem manifestações de oposição e repúdio, a devassidão, a menorização inteletual, as promessas de criação de super-espaços, está condenada a regredir continuamente.
Não é por acaso que Anadia é, na Bairrada, o Município com maior perda populacional, que regionalmente mais poder de influência perde: destrói o seu passado, recusa-se a planear o seu Futuro e vive num presente medíocre!
As Marchas dos Santos Populares de Anadia vão sair à rua, no dia 23 de junho, pelas 21h, dia de abertura de mais uma edição da Feira da Vinha e do Vinho, de Anadia.
As inscrições já se encontram abertas e poderão ser efetuadas até 25 de maio, na Câmara Municipal de Anadia.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal lança um apelo e desafio às 15 freguesias do concelho para que participem nesta grande festa. Por isso, no cartaz alusivo ao evento, é referido: “participe com alegria numa marcha da sua freguesia”, desafiando todos a participar.
A exibição das marchas segue o figurino de anos anteriores. Com concentração na Rua Adriano Henriques (Pavilhão Municipal de Desportos de Anadia), o desfile segue pela Avenida 5 de Outubro, passa pela Rua Fausto Sampaio, contorna a Praça Cândido dos Reis e a Praça do Município. Em seguida, percorre a Rua Júlio Maia e sobe o arruamento do Centro Cultural de Anadia para exibição no anfiteatro do Vale Santo.
De referir que este ano a Feira da Vinha e do Vinho realiza-se uma semana depois da data habitual, começando a 23 de junho e termina a 1 de julho.
A Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo, que em Fevereiro comemorou 15 anos de atividades, vai participar a 24 e 25 de Março no Dia pela Vida 2012 (Relais pour la Vie, no original), organizado pela Fundação Cancro, daquele país. O evento tem por objetivo demonstrar publicamente a olidariedade da população para com todos os pacientes com cancro e a Associação Cultural e Humanitária da Bairrada estará presente com um stand a representar Portugal.
A iniciativa, na qual participam equipas de todo o país, foi concebido para ser uma demonstração de solidariedade para com todos os pacientes com cancro e ainda para a angariação de fundos: 97 por cento da receita é usada no apoio a iniciativas de prevenção da doença realizadas pela Fundação Cancro e os restantes três por cento são destinadas à prevenção de cancro nos países em desenvolvimento.
É neste evento, a realizar no pavilhão multiúsos Coque, que a Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo (ACHBL) irá marcar presença, ao integrar o stand da Embaixada de Portugal no Luxemburgo, em representação do país. “Vamos lá estar os dois dias com material de divulgação cedido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, para ser distribuído aos portugueses e lusófonos que por lá passarem”, explicou a este jornal o presidente a ACHBL, Rogério Oliveira.
15 anos de solidariedade
No passado dia 11 de fevereiro, a instituição comemorou 15 anos de atividade, com um jantar espetáculo que decorreu no Centro Cultural de Strassen. Uma noite de festa que a direção da Associação aproveitou para mais uma recolha de fundos, que já tem um destinatário, desta vez no Luxemburgo. “Vamos fazer a entrega de mil euros, angariados durante a noite da festa, à Fundação Krübskrank Kanner, uma fundação luxemburguesa que atua na luta contra o cancro nas crianças”, explicou Rogério Oliveira, por telefone, a O Emigrante/Mundo Português.
A noite de aniversário contou com a presença de representante do Governo e do Estado português, com destaque para o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que condecorou a Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesa no grau Ouro.
A ACHBL foi fundada em Janeiro de 1997 por 13 portugueses, maioritariamente do concelho da Anadia, distrito de Aveiro. Atualmente, a instituição conta com cerca de 300 associados, oriundos de várias localidades de Portugal. Mais de 90 por cento do trabalho realizado pela Associação é humanitário, feito através da realização de jantares a favor de entidades ou pessoas necessitadas, mediante os pedidos que recebem, maioritariamente enviados por instituições e particulares de Portugal.
A Ceia de Natal para os sem-abrigo é uma das ações que a Associação realiza todos os anos e dirige-se a pessoas de todas as nacionalidades residentes no Luxemburgo que se encontram nesta grave situação social. Para reunir os géneros necessários à confeção da refeição, a direção da Associação conta sempre com a ajuda de empresários, comerciantes e anónimos, no fornecimento dos ingredientes principais à preparação do jantar.
Mas a ACHBL apoia maioritariamente instituições portuguesas que fazem chegar à direção os mais variados pedidos de ajuda. O apoio prestado pela associação é entregue sempre em géneros, já que as verbas que angariam são usadas para a aquisição dos materiais pedidos. É o caso de uma das mais recentes ações de solidariedade realizadas pela ACHBL que foi destinada à Associação de Apoio à Infância de Santo Antão, em Cabo Verde. A instituição necessitava de um fogão industrial especial para fazer as refeições das crianças, mas enfrentava dificuldades financeiras. O jantar realizado pela ACHBL reuniu os 65.900 escudos caboverdianos (cerca de 600 euros) necessários à compra do fogão.
O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior do complexo desportivo da cidade encabeça um conjunto de cinco centros nacionais que vão fazer parte do projecto Ambição Olímpica, que vai promover a presença portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
A iniciativa vai decorrer durante os próximos quatro meses na promoção do espírito olímpico e dos princípios da Carta Olímpica ao salientar o papel dos centros de alto rendimento - Rio Maior (natação), Jamor (atletismo, ténis, rugby, tiro com arco e golfe), Montemor-o-Velho (triatlo), Anadia (ciclismo) e Caldas da Rainha (badminton) - na preparação dos atletas para as competições e a cativar os portugueses para uma grande onda de apoio aos atletas do projecto olímpico de 2012.
O projecto resulta de parceria entre o Comité Olímpico de Portugal e a Ambição Olímpica, marca criada por Luís Segadães que já esteve ligado aos eventos “7 Maravilhas”, relacionados com património, natureza e gastronomia. Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, que o ministro José Relvas tutela, e que esteve presente sexta-feira no centro de estágios de Rio Maior.
Rostos do sucesso de Portugal em jogos olímpicos também estiveram em Rio Maior, como os ex-campeões Rosa Mota, Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, passando por Nuno Delgado, adjunto da missão olímpica portuguesa, ou do saltador Nelson Évora.
A Ambição Olímpica vai realizar, a 8 de Julho, um grande evento de despedida à comitiva portuguesa que segue para Londres. Será no Terreiro do Paço, em Lisboa, com transmissão directa na televisão.
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover uma sessão de esclarecimentos com o objectivo de informar sobre os novos projectos do QREN no âmbito da Inovação, Qualificação e Internacionalização das PME e apoios à exportação, a 26 de Março, pelas 15h, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.
Esta sessão destina-se a empresários, administradores/gestores, directores de empresas.
A sessão será conduzida por Marízia Miguel, da Liconsultores, que irá explicar os novos concursos do QREN: Inovação Produtiva (SI Inovação); Programa Estratégico +E+I - Projectos de Empreendedorismo Qualificado (SI Inovação) e Programa Estratégico +E+I – Projectos Individuais (SI Qualificação de PME); e pelo banco BPI, que irá apresentar o produto BPI Exportação Segura.
As candidaturas ao sistema de incentivo Inovação Produtiva decorrem até 26 de Abril. Este projecto destina-se a apoiar investimentos empresariais que reforcem a capacidade das empresas de forma a assegurar ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação do produto interno, para a procura externa. Para tal foram criadas dotações orçamentais direccionadas para as “Empresas Exportadoras”, para os “Novos Exportadores” e para a “Valorização Oferta Nacional”.
No que toca ao Programa Estratégico +E+I - Projectos de Empreendedorismo Qualificado, as candidaturas decorrem também até 26 de Abril e destina-se a apoiar investimentos empresariais que reforcem a capacidade das empresas de forma a assegurar ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação do produto interno para a procura externa, privilegiando o surgimento de novas empresas com perfil exportador.
As candidaturas ao sistema de incentivo Programa Estratégico +E+I – Projectos Individuais l decorrem até 16 de Abril. Este concurso destina-se a apoiar investimentos empresariais que reforcem a capacidade das empresas no sentido de assegurar ganhos mais rápidos em termos de uma maior orientação do produto interno para a procura externa. Os projectos candidatos deverão assim visar a promoção da competitividade das PME através da presença activa no mercado global.
Para mais informações e/ou inscrições, contacte a ACIB através do telefone 234 730 320 ou via o e-mail: acib@acib.pt.
A 9.ª edição do rali da Bairrada, realizada no passado dia 10 de março (sábado), teve como vencedoras a dupla Ana Valente (Coimbra) e Magda Ferreira (Lisboa) no VW Golf GTI da equipa Eurorentlei Rent a Car, que se classificaram em primeiro lugar da geral com apenas 57 pontos de penalização.
A dupla Cipriano Antunes e António Caldeira em Audi Quattro ficaram em segundo lugar com 68 pontos de penalização enquanto Parcidio Summavielle e Jorge Oliveira em Opel 1904 SR ocuparam o terceiro posto da classificação com 73 pontos de penalização.
“Este ano vencemos o rali sem estrelinhas da sorte, ficámos em primeiro lugar nas três secções da prova, vencemos o rali com grande determinação”, referiu Ana Valente.
De referir que a dupla Luis Pereira e Carpinteiro Albino em Renualt 5 Turbo andou nas duas primeiras secções muito próximos da equipa feminina, apenas somando mais três pontos de penalização na 1.ª secção e mais um ponto na 2.ª secção. No entanto, deitou tudo a perder na última secção, que ligou Sever do Vouga a Anadia, realizada de noite, com uma penalização de 268 pontos.
Para o diretor de prova, Carlos Cruz, da Demoporto, este rali teve uma dificuldade crescente: “a primeira secção realizada no concelho de Anadia, teve nas estradas das freguesias de São Lourenço, Vilarinho do Bairro e Amoreira da Gandara o seu trajeto mais importante, com as vinhas como cenário, esta primeira secção foi muito acessível para as equipas”.
“A segunda secção, que ligou Sangalhos a Sever do Vouga, foi mais difícil, exigindo muita atenção. Por último, a secção noturna, que geralmente decide os ralis ,foi bastante complicada, exigindo muita concentração do piloto e co-piloto, não só pelo facto de ser de noite, mas também pelo cansaço e pela pressão que normalmente tem com o aproximar do fim da prova”.
Para terminar, Carlos Cruz fez o seguinte balanço do rali: “Foi um bom rali, realizado nos moldes mais atuais, com apenas um dia de prova, muito ao gosto das equipas, com a participação de 39 equipas, o que é excelente dado que não existe este ano um troféu nacional por falta de provas e de patrocinadores”.
Quanto à classificação final das três super-especiais (Sangalhos, Sever do Vouga e Anadia), a vitória sorriu a dupla da equipa do Ferodo Queimado, Paulo Marques e João Martins em BMW 1600.
O rali terminou com a habitual entrega de prémios, este ano antecipada para o jantar de sábado no Museu do Vinho Bairrada, com uma ementa típica da Bairrada da qual fez parte a tradicional cabidela de leitão, seguida do Leitão da Bairrada, acompanhado pelos vinhos branco, tinto e espumantes desta região demarcada.
No jantar participou o vereador do desporto da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, que afirmou: “para o ano iremos realizar a 10.ª edição, uma década de ralis em Anadia, a qual já começámos a preparar em conjunto com a Demoporto. Temos algumas ideias e que podem vir a ser implementadas de forma a marcar o décimo aniversário do nosso rali”.
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada informa que até 05 de Março não foram reclamados todos os prémios do Sorteio de Natal de 2011, pelo que os mesmos reverterão para os suplentes, que terão 30 dias para os reclamar, a partir de 05 de Março.
A listagem dos suplentes dos prémios a concurso é:
- 3º prémio: Natércia da Silva Martins, de Oliveira do Bairro;
- 5º prémio: Emília Campos, de Oliveira do Bairro;
- 7º prémio: Isilda Silva, de Lavandeira, Oliveira do Bairro;
- 11º prémio: Licínia Costa, Sangalhos;
- 12º prémio: Vítor M. Meneses, de Aguada de Baixo;
- 13º prémio: Maria da Conceição Lopes, de Oliveira do Bairro;
- 16º prémio: Marta Costa, de Sangalhos;
- 17º prémio: Idalina Ferreira Santos, de Bustos;
- 18º prémio: Claudete Natércia Nogueira, de Oliveira do Bairro;
- 19º prémio: Armindo Valemos, de São João da Azenha;
- 21º prémio: Ana Gabriela Pinheiro, de Aguada de Cima;
- 23º prémio: Maria Pinto, do Troviscal;
- 24º prémio: Cristina Maria S. Henriques, de Oiã;
- 25º prémio: Adélia L. Nunes, de Oliveira do Bairro;
- 26º prémio: Benilde Fernandes, de Oiã;
- 28º prémio: Liliana Isabel Rodrigues Duarte, Avelãs de Caminho;
- 29º prémio: Eliseu Pereira, de Passadouro, Troviscal;
- 30º prémio: Alda Maria Batista S. Miguéis, do Troviscal;
- 31º prémio: Maria de Fátima B. Estima, de Oliveira do Bairro;
- 32º prémio: Adriano Lucena Santos, Avelãs de Caminho;
- 33º prémio: Fernanda Oliveira, de Lavandeira, Oliveira do Bairro.
Vai decorrer no Porto (Solinca Dragão e Monte Aventino) entre os dias 31 de Março e 3 de Abril o Campeonato Europeu Individual sub 19. E entre os dias 5 a 9 de Abril o Campeonato Europeu de Países sub 19.
Para este Campeonato Europeu foram convocadas duas jogadoras anadienses, Sara Neves e Alexandra Santos.
Haverá jogadores de vinte países a participar nestes dois campeonatos. Dezassete deles apresentam jogadores para disputar o campeonato individual, enquanto que dezoito irão disputar o campeonato de equipas.
Os países participantes são: Áustria, Bélgica, Republica Checa, Inglaterra, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Israel, Holanda, Polónia, Portugal, Escócia, Espanha, Suécia, Suiça, e Pais de Gales.
Em mais uma demonstração de toda a sua categoria, Leonel Coutinho sagrou-se nos passados dias 4 e 5 de Março, Campeão Nacional de Sub-23 de Velocidade em Pista, prova que decorreu no Velódromo Nacional, Sangalhos.
Ao longo de dois dias de competição estiveram presentes mais de cem corredores e foram atribuídos 33 títulos de campeão nacional. O crescente nível dos corredores nacionais de pista ficou bem patente na melhoria de cinco dos melhores registos do ano.
No passado dia 03 de Março (Sábado), ocorreu a eleição directa do Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, com a reeleição do Dr. Pedro Passos Coelho.
No mesmo dia ocorreu a eleição dos Delegados da Secção de Anadia ao XXXIV Congresso Nacional do PSD, que se realizará em Lisboa, entre os dias 23 e 25 de Março do corrente ano. De referir que a sufrágio só se apresentou uma única lista (Lista A), composta pelos seguintes membros:
A paragem das obras da futura Escola Básica e Secundária de Anadia incendiou os ânimos na última Assembleia Municipal de Anadia, realizada na última segunda-feira.
No período antes da ordem do dia, o deputado centrista João Tiago Castelo-Branco e o autarca Litério Marques envolveram-se numa acesa discussão por causa da interrupção das obras da futura Secundária.
O deputado quis ouvir da boca do autarca se, de facto, as obras estão paradas, qual a razão para essa paragem e que medidas a Câmara tomou face a esta situação.
A reação de Litério Marques não se fez esperar e num tom hostil avançou que “a decisão foi do Governo e que não se trata de uma obra municipal”, desafiando mesmo o deputado a “perguntar à sua mãe [Maria do Céu Castelo-Branco, diretora regional adjunta da DREC], pois ela é que deve saber e poder responder a essas questões”. Esta resposta, em jeito de provocação, não impediu que o deputado fizesse novas e desconcertadas questões, no sentido de saber concretamente em que ponto ficou o negócio da permuta de terrenos com a Parque Escolar.
Tiago Castelo-Branco diz que Litério Marques permitiu o início da construção da nova escola em terreno do município, antes de ter efetuado o contrato de permuta com os terrenos do Ministério da Educação, onde se encontram as atuais escolas EB 2/3 e Secundária, contrariando o voto do CDS/PP de Anadia, que na Assembleia Municipal de 28 de janeiro de 2011, chamou a atenção para o “trunfo que seria efetuar o negócio de permuta antes de dar luz verde à construção pela Parque Escolar da nova Escola”.
Embora nunca tenha respondido diretamente às acusações formuladas, Litério Marques não deixou de lamentar o facto da DREC ter aceite a paragem da obra, sem dar qualquer esclarecimento à Câmara Municipal. “Eu sempre disse que a DREC era uma comissão liquidatária e pelos vistos não me enganei” disse, referindo que “a DREC não teve força para defender esta obra”. “Responsabilizo de forma total a DREC e o Ministério da Educação por esta paragem e talvez ainda o Ministério das Finanças e a Troika”, concluiu.
Na oportunidade, o deputado social-democrata, Rafael Timóteo, esclareceu que a “ Parque Escolar fez asneiras em lançar obras atrás de obras, para fazer subir a taxa de execução de 14 para 30%. Agora, existe dificuldade em pagar o que já está feito, quanto mais o que está para fazer”, explicou.
A JB, Elói Gomes, diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, confirmou que as obras estão, de facto, prestes a serem suspensas, referindo que a “Parque Escolar foi confrontada, pelo Ministério da Educação, com a necessidade de reduzir ao seu Orçamento para 2012, cerca de 110 milhões de euros, uma situação que obrigou a um reajustamento das obras em curso, estabelecendo prioridades”. “Para já, existe a promessa de que a interrupção da obra por um ano, sendo retomada em 2013”, concluiu aquele responsável. A nova escola tinha um prazo de execução inicialmente previsto de 18 meses.
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, após ter recebido, por parte dos seus associados, várias reclamações sobre os atrasos que se têm verificado no reembolso do IVA, enviou uma carta ao Ministro das Finanças, Vítor Gaspar a alertar sobre a situação e a solicitar a resolução da mesma.
Na missiva, a ACIB solicita a intervenção do ministro das Finanças neste assunto, no sentido de evitar que situações como estas, comprometam ainda mais a saúde financeira das nossas empresas, já por si, debilitada.
Na sequência da aprovação do Orçamento do Estado para 2012, o Governo comprometeu-se em agilizar o reembolso do IVA às empresas. Volvidos que estão, praticamente, dois meses da entrada em vigor do Orçamento do Estado esta intenção do Governo não se concretizou.
Efectivamente, os atrasos no reembolso do IVA estão a provocar graves constrangimentos financeiros às empresas portuguesas com efeitos directos nas suas disponibilidades de tesouraria, o que se traduz na rápida deterioração do tecido empresarial, levando a que muitas empresas estejam já em incumprimento perante os seus fornecedores e impedidas de comprar matérias-primas, além de se verem confrontadas com a impossibilidade do pagamento de salários aos seus colaboradores.
Numa altura em que tantos sacrifícios são pedidos aos portugueses e em que se apela ao dinamismo do tecido empresarial português, como forma de ultrapassar a crise, a ACIB espera que o Governo cumpra as suas obrigações atempadamente.
A CGD deverá vender o negócio hospitalar do grupo no primeiro semestre, disse hoje Faria de Oliveira, que adiantou ainda que a área seguradora pode ser alienada ainda este ano.
Na saúde, segundo o portal da CGD na Internet, esta é a dona do grupo HPP Saúde, com cinco hospitais em todo o país (Hospital da Boavista, Hospital da Misericórdia de Sangalhos, Hospital dos Lusíadas, Hospital de Santa Maria de Faro e Hospital São Gonçalo de Lagos). Além disso, gere ainda o Hospital de Cascais em regime de parceria público-privada.
O 36º Tribunal de Controlo da Área Metropolitana de Caracas condenou dois homens a penas que variam entre 12 e 14 anos de prisão pelo homicídio do empresário aveirense Armindo Seabra de Almeida.
O desfecho deste caso, que remonta a Setembro de 2008, foi dado a conhecer esta quinta-feira pela Radio Nacional da Venezuela, citando um comunicado do Ministério Público.
Face às provas apresentadas pela acusação e à confissão quanto à responsabilidade no homicídio do emigrante português, de 59 anos, o Tribunal decretou 14 anos e 2 meses de prisão para Johan Jesús Rangel Domínguez; e 12 anos e 10 meses para Orasma Ortuño.
Ambos vão cumprir as penas na Penitenciária Geral da Venezuela, situada em San Juan de Los Morros, Estado de Guárico.
O Tribunal deu como provado que a 6 de Setembro de 2008, por volta as 5h30 horas, a vítima saiu de casa, em La Trinidad, Município de Baruta, para rumar à sua empresa, a Darpaca, situada na auto-estrada Pan-americana. Foi nessa altura que foi surpreendido pelos dois indivíduos agora condenados e outros homens armados que, sob ameaça de morte, coagiram o empresário a passar para os assentos traseiros do seu veículo.
Quando seguiam em direcção à zona do Litoral Central, os sequestradores decidiram imobilizar o veículo em cima de um viaduto, do cimo do qual vieram a atirar o empresário, ainda com vida. Armindo Seabra terá tido morte imediata. Por esclarecer ficaram as razões que levaram os condenados a cometer este acto.
O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição, cerca de uma semana depois do sequestro, próximo da berma da estrada velha que liga Caracas a La Guaira, uma zona montanhosa que liga a capital do país ao vizinho Estado de Vargas.
Armindo Seabra de Almeida era natural de Sangalhos, concelho de Anadia, Aveiro, e proprietário da Arpaca, uma importante empresa de distribuição de papel e materiais plásticos. Era também uma pessoa muito respeitada pela comunidade portuguesa radicada neste país sul-americano, principalmente a de Caracas, onde era sócio do Centro Português e membro da direcção do Instituto Português de Cultura.
A crise imobiliária custou 216 mil euros por dia aos cofres das 308 autarquias, que em 2011 arrecadaram, através do Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT), 397,6 milhões de euros até Setembro.
Mas a quebra de receitas começou a sentir-se antes e só o município de Oeiras perdeu 11 721 milhões de euros do IMT em 2010, segundo dados do anuário da Ordem dos Técnicos de Contas. A autarquia, que recebeu 28 760 milhões do IMT em 2009, no ano seguinte cobrou pouco mais de 17 milhões.
Apesar das dificuldades, ainda resistem exemplos de gestão eficiente, como a autarquia da Amadora que, a par de Vila Franca de Xira, lidera o ranking dos municípios com melhor gestão financeira. A avaliação da OTOC reúne um conjunto de critérios como endividamento líquido, prazo de pagamentos ou as dívidas a fornecedores. No somatório final dos grandes municípios (com mais de cem mil habitantes) a Amadora, liderada por Joaquim Raposo, sobe da quinta posição que ocupava em 2009.
Dos municípios médios, que têm entre 20 e 100 mil habitantes, cabe à Anadia, no distrito de Aveiro, a posição cimeira. Penalva do Castelo mostrou as melhores contas entre os municípios com menos de vinte mil habitantes.