Novo blogue II

9/10/2009 11:30:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Um novo blogue no concelho. Opinião Livre a partir de Vale da Mó.
...
ANÁLISE ECONÓMICA DA AUTARQUIA DE ANADIA

Não é possível a análise económica porque a autarquia não respeita o estipulado no artº 49º da Lei 2/2007 – Lei das Fianças Locais, que obriga a publicitar em papel e no sítio de Internet as suas contas, para que os munícipes as possam analisar “com rigor e não no joelho”.

Não é possível saber o custo efectivo de cada obra realizada pela Autarquia.

Dos milhões gastos, quais e quantos foram os investimentos, o seu valor e onde está a análise custos-benefícios?
Onde está a estatística sobre a utilização e sustentabilidade dos equipamentos criados, receitas e custos? Onde estão as contas por actividades?

Quem quer ser transparente, não pode omitir o dever de informar, muito mais do que publicitar festas e romarias.

Pesquisámos e obtivemos alguns valores, de algumas obras:

Ø 2,1 milhões gastos no cine-teatro. O Tribunal de Contas colocou o visto em 1,2 milhões e diz que a Câmara cometeu ilegalidades que não deve voltar a repetir.
Ø 4 milhões de empréstimo a contrair para a Regeneração do Centro urbano.
Ø 6 milhões de empréstimo a contrair para a Aldeia Termal do Vale da Mó.
Ø A Câmara deu inicio ás obras de recuperação da estação da Cúria, tendo chegado a acordo com a Refer!!! – Jornal da Bairrada de Maio de 2005. Realidade: Nada foi feito.
Ø 0,6 milhões de Euros – Mercado.
Ø 2,5 milhões de Euros - Biblioteca Municipal .
Ø 3,2 milhões – Centro escolar de Arcos, – a construir em 2009/2010
Ø …? milhões gastos no Centro Cultural vs utentes utilizadores
Ø …? milhões gastos nos Pavilhões Desportivos vs utentes utilizadores
Ø …?milhões gastos em infra-estruturas desportivas vs utentes utilizadores
Ø …? O valor gasto no Cúria Terno Parque vs empresas criadas e a funcionar em cada ano. Em 2009 eram 5 sendo 2 escritórios de empresas estrangeiras.
Ø Espaços Internet vs nº de utilizadores.
Ø …? milhões gastos no museu do vinho vs expansão das empresas do sector.
Ø …? milhões gastos em requalificação de praças e pracetas, vs utilização das mesmas.
Ø …? milhões gastos em instalações desportivas das freguesias, vs utentes utilizadores
Ø …? Piscinas, campos de ténis, campos de relva sintética, estádio (tudo muito bom no campo desportivo) mas … em termos de utilização e de sustentabilidade?

Comparativamente com as autarquias vizinhas de Cantanhede, Mealhada, Mortágua, Oliveira do Bairro e Águeda, Anadia é a única que não apresenta contas aos munícipes!!! Porquê?

Não tem parque industrial infra-estruturado e a preços acessíveis. O ninho de empresas do Curia Tecno Parque é um deserto. O equipamento serve fundamentalmente a Universidade sénior e de realização de conferências.
...
Publicado em Anadia Opinião Livre

3 comentário(s):

  1. Zé de Lírios disse...

    É verdade!
    Isto é a prova provada da falta de rigor, transparência e partilha, com os cidadãos de Anadia, de muitos aspectos de gestão autárquica, que, mesmo que não fosse obrigatório divulgar e é, seria, pelo menos, uma prova de respeito para com eles.
    Mas, essa falta de respeito,para connosco, é repetidamente confirmada, pelas acções do presidente da cãmara, quer no que respeita à preservação da nossa memória, quer no cuidado com o ambiente,quer na prevalência das suas ideias e opções bacocas, sobre o consenso e a rasoabilidade.
    Mas também temos que ficar cientes de um aspecto muito importante. A cãmara não apresenta contas porque ão tem uma contabilidade analítica,ou outra, que permita indexar, com rigor, despesas, ás respectivas acções.
    É isto que temos e continuaremos a ter votando em Litério Marques. fazêndo-o também nós seremos, quer queiramos ou não, cuniventes com esta política obscura e duvidosa.

  2. Sérgio Bandeira disse...

    Contas, quais contas?

    Se nem umas simples contas da Feira da Vinha e do Vinho são capazes de fazer...


    Isto é só para poupar!
    Fica-se com o dinheiro do tipo que iria fazer as contas. Não se tem que pedir a alguém para dar a volta às contas para não se perceber o que não é para perceberem. Não se tem que perder tempo a analisar as conta a ver se se encontra como é que deram a volta às contas para a soma do saldo inicial com as receitas ser inferior à diferença entre o saldo final e as despesas.

  3. Hakeem disse...

    Gastar papel e dinheiro para quê? Só meia dúzia de pessoas vão ler os relatórios... O resto orgulha-se de não saber... Triste situação. Só quando virem que já não sobra dinheiro para alcatroar a rua do Ex.mo Sr Prof, Dr ou Eng é que se vai ouvir algum barulho... Pena o "povo" preferir apenas vinho e leitão... Triste...