Se espreitarem a página do JB sobre Anadia verão que a coisa está mesmo fraquinha. O mais importante que encontrei foi "Moita:Barragem da Gralheira sofre danos avultados". Ainda pensei que houvesse fuga de água e que fosse desta que Anadia desaparecia do mapa. Afinal foram umas acácias que caíram sobre o parque de lazer.
O presidente da Junta fez as contas ao prejuízo e o resultado é, segundo o JB, "elevados". Dir-me-ão que o JB usa como fonte o senhor presidente da Junta. Por mim tudo bem, mas o jornalista tem que ir a fundo e saber quanto é exactamente. Ora, se a Junta já fez as contas... não é?
Pronto... não é grave! Eu é que não tenho mais nada para dizer.
Ao ler a 1ª página do Região Bairradina, da semana passada, fiquei com a duvida, quantas inaugurações já teve a escola...
É que já não é a 1ª vez que é anunciada a inauguração...
Candidatura aprovada permite que, em 2012, todos os munícipes do concelho tenham saneamento básico
A Câmara Municipal de Anadia viu aprovada a candidatura feita ao Programa Operacional Temático (Eixo 2), destinada à implementação do Sistema Integrado de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais. A candidatura vai permitir à autarquia dotar o concelho de uma cobertura integral ao nível de saneamento básico, que nesta altura se situa nos 71,4%.
A aprovação desta candidatura é, para o presidente da autarquia, Litério Marques, motivo de “satisfação redobrada”, já que, ontem, o autarca confessou que as suas expectativas que tal viesse a acontecer eram bastante moderadas. E tudo porque o município de Anadia é um dos poucos que não aderiu ao sistema inter-municipal de gestão das águas. “E pelos vistos eu tinha razão em mostrar reservas nesta adesão, porque as notícias mais recentes dão conta que as câmaras municipais já devem às Águas de Portugal uma quantia de 350 milhões de euros, por falta de capacidade financeira para o fazer”, desabafou Litério Marques, sublinhando que, no concelho de Anadia, “a água continua a ser das mais baratas e asseguro que não temos tido prejuízo”.
Decorreu no fim de semana passado, nas instalações do Solinca Dragão, a 2º prova do Circuito Nacional Squash, organizado pela Federação Nacional Squash.
No sector feminino, Sara Neves defrontou na primeira ronda Carolina Barahal (Porto) e venceu por 3-0. De seguida venceu Inês Duarte (Porto), voltando a vencer por 3-0. Nas meias finais a anadiense defrontou Catarina Nunes (Porto) e venceu por 3-2, chegando assim pela segunda vez consecutiva á final de uma prova do Circuito Nacional.
Na final Sara Neves defrontou Teresa Quelhas (Porto) e acabou derrrotada por 1-3.
Também no feminino, Aleaxandra Santos defrontou e venceu na primeira ronda Fatima Nunes (Porto) por 3-0. Nos quartos de final a anadiense encontrou Rita Quintas (Porto) e foi derrotada por 1-3. Alexandra Santos foi disputar o 5º ao 8º lugares, e neste primeiro encontro saiu derrotada contra Ana Domimgues (Lisboa) por 0-3. Na disputa do 7º /8º lugares, a anadiense perdeu com Francisca Santos por 0-3. De referir que Alexandra Santos apenas tem 13 anos (sub 15), e começa já a afirmar como uma promessa do squash nacional.
No masculino, Custodio Dias defrontou José Soares na pre-qualificação e saiu derrotado por 2-3.Seguiu para a placa C, onde defrontou Tiago Balão e venceu por 3-1. Nos quartos de final da Placa C, encontrou Nuno Alves e perdeu por 0-3.
Salientamos ainda que Pedro Esteves, foi eliminado nos quarttos de final da Placa B, por Paulo Alves (Viseu) por 2-3, e Jorge Faria venceu esta mesma placa, pelo resultado de 3-2 na final, com Miguel Mascaranhas (Porto).
O Anadia Squash Clube - Agrupamento de Escolas de Anadia, conta com o apoio da Camara Municipal de Anadia e Desporto Escolar.
Workshop de fotojornalismo decorre em Aveiro, dia 19, e é da responsabilidade de Ana Jesus Ribeiro.
O workshop começa pelas 9 horas com uma aula de conceitos teóricos.
Após o almoço, explica Ana Ribeiro, “teremos três horas de exercícios pelas ruas da cidade, simulando a situação de sermos requisitados por um jornal diário, sobre um determinado local ou situação (real, de agenda) para a edição do dia seguinte, uma vez que esse é que é o verdadeiro espírito do fotojornalismo”.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar Ana Jesus Ribeiro através do e-mail, jribeiro.ana@gmail.com.
Vocês pediram e o workshop descentraliza-se, numa parceria com o recente estúdio “NVilhena” em Aguim no concelho de Anadia, sai de Lisboa e vai até a zona Centro do País, contamos novamente com o apoio do site www.serfreelancer.com, uma das referências nacionais sobre o assunto, vai ser um Workshop mais em modo de conferência, vocacionado para todos os que estão a iniciar-se ou já são Trabalhadores por Conta Própria os chamados Freelancer, serve também para desmistificar e esclarecer algumas dúvidas, e passar alguma da experiência do formador a quem está a começar e depara-se com essas questões.
Tópicos a Abordar:
o Iniciar-se como freelancer.
o Legislação necessária.
o Planeamento e organização
o Saber Calcular o valor do seu trabalho.
o Apresentação do seu trabalho.
o Cativar e angariar clientes.
o Perguntas e Respostas
Formador:
Carlos Rodrigues é um fotografo profissional estabelecido em Lisboa, tirou o curso de Fotografia na ETIC e é fotografo freelancer desde 2000, nas áreas de Moda, Publicidade, Eventos e Desportos, é um dos fotógrafos oficiais do Estoril Open e da Volta a Portugal em Bicicleta, colabora com várias agências de imagem e publica as suas fotografias mensalmente em diversos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, dos quais destaca-mos a Revista Futebolista (Portugal), Revistas FranceFootball e L´Equipe (França), e tem nos seus clientes nomes como Holmes Place, João Lagos Sports, Grupo Jerónimo Martins e o Grupo PT Comunicações entre outros.
Data: Dia 26 de Fevereiro das 14h00 as 18h00
Local: Estúdio NVilhena - Rua do Apeadeiro, nº16 Aguim (junto à estação CP)
(concelho de Anadia, Portugal)
GPS: 40º 24' 58'' N
8º 27' 25'' W
Preço: 50€ (Cinquenta Euros)
Total de Vagas disponíveis: 15 (quinze)
O Workshop só se realizará com um mínimo de 10 vagas preenchidas.
A III Edição do Circuito Anadia Squash Clube decorre ao longo do ano de 2011.Este ano com a novidade de ser constituído por cinco etapas.
O Masters, como já vem sendo hábito, realizar-se-á em Janeiro de 2012, para os dezasseis primeiros que tenham participado em pelo menos 3 etapas do Circuito.
Cupido irá “disparar” flechas de amor aos transeuntes
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover, a 12 de Fevereiro, animação de rua alusiva ao Dia dos Namorados, em Anadia e Oliveira do Bairro.
Durante a manhã, um cupido irá “disparar” flechas de amor aos transeuntes, relembrando que o Dia dos Namorados está próximo e que o melhor sitio para comprar uma prenda à cara-metade é no comércio tradicional.
Esta actividade é realizada no âmbito do MODCOM e tem o apoio das Câmaras Municipais de Anadia e Oliveira do Bairro, bem como da Companhia da Galhofa.
Algumas autarquias portuguesas já estudam a hipótese de fusão de freguesias, sobretudo freguesias que se encontrem na rede urbana. Em Anadia essa questão não se coloca. Mas coloca-se outras. Basta analisar o mapa e verificar a disparidade territorial entre freguesias como Avelãs de Cima e Mogofores ou Moita e Óis do Bairro.
Um debate sobre a reforma administrativa é positivo e o ASG parte para este debate sem opinião formada e sem posição.
É necessário compreender que o mundo está em constante transformação
O Bairrada Digital endereça as maiores felicidades ao blogue Anadia Sem Gente que comemora, hoje, o seu 2º aniversário. É um projecto que tem dado uma lufada de ar fresco à região da Bairrada.
É necessário compreender que o mundo está em constante transformação, e a forma como comunicamos está a mudar ainda mais depressa. O projecto Anadia Sem Gente tem sabido conduzir o seu destino, interligando o blogue às redes sociais. Este é o caminho.
O blogue Anadia100Gente comemora o seu segundo aniversário: num município onde as iniciativas, não sendo tantas quanto as desejadas, raramente são conhecidas, este blogue funciona desde logo com plataforma convergente, como o arauto maior da cultura e recreio de Anadia.
Mais importante: num município tão avesso à diferença, tão crítico com as vozes discordantes, que deseja silenciar, Anadia100Gente tem, com frontalidade e correcção, procurado dar a conhecer o que entre nós se passa, de positivo e negativo, nunca se furtando ao debate.
Espaços de liberdade são sempre poucos, de troca de ideias também: não percam a vossa chama!
Hoje à noite, por volta das 21h30m, Helena Fernandes, uma jovem de 27 anos, natural de Aguim, irá aparecer na RTP1.
A Lena (ou "Lenita da Loja" como também é apelidada) esteve a servir, em Missão, em São Tomé e Príncipe através da organização Leigos para o Desenvolvimento.
O programa de hoje da RTP, intitulado "Príncipes do Nada", mostra Catarina Furtado neste país e conta-nos o que lá se passa.
O testemunho da Lena é sentido e partilhado com todo o mundo através da caixinha mágica.
Este contador do blogger apenas começou a funcionar a partir de Julho de 2010. É-nos difícil (não impossível) saber as visualizações de páginas que tínhamos antes desta dada pois dávamos preferência ao número de visitantes únicos por dia.
Desde que o blogger abriu esta funcionalidade que o número de páginas lidas por dia tem vindo a aumentar. Nos últimos 30 dias registámos mais de 10 200 visualizações. Desde Julho, contabilizamos quase 61 mil. Registamos, nos últimos dois anos, uma média de 130 visitas diárias, tendo havido dias em que atingimos a casa das 4 centenas.
No que respeita a posts mais lidos a tabela é a seguinte:
Quanto a sites de referência, são todos os anteriores mais o google e o blogue alpa1967.blogspot.com.
Por fim, sublinhamos que nas pesquisas em motores de busca somos escolhidos e preferidos para prestar informações sobre «fiacoba 2010 cartaz» e «expofacic 2010 programa».
Já passaram dois anos. O balanço que fazemos é extremamente positivo. Foram dois anos a tentar fazer a diferença no que respeita à blogosfera anadiense e bairradina.
O ASG é hoje um blogue cotado pelo ranking do google (PageRank) como sendo de nível 4 (escala de 0 a 10). Humoristicamente podemos dizer que "até o Google confia em nós". Para terem uma ideia, o ASG tem a mesma cotação que o site do Região Bairradina, e apenas é batido, na Bairrada pelo site do JB, que é de nível 5.
No Facebook, e após a alteração da página, começámos do 0 e já temos 23 amigos! Queremos voltar à casa dos mil (1000) amigos. Podem clicar no topo direito da página do blogue, onde aparece «Encontra-nos no Facebook» e seguir as nossas postagens. Comentem, façam "likes" e partilhem!
No Twitter já temos 10 Followers. Queremos crescer nesta rede social, apesar de não haver muitos anadienses a utilizarem o Twitter.
E por fim, a nossa página mobile. Em poucas semanas triplicámos as visualizações de página a partir de dispositivos móveis. Sem dúvida um passo em frente.
"Para que a crise não seja a da liberdade de expressão"
Num país que tantos anos viveu amordaçado, parece que num ápice o seu povo aprendeu a intervir e a exigir mais a quem tinha os destinos do país na mão. Mais de 30 anos alguns de nós sentem-se desiludios por verem diluídos alguns dos objectivos da liberdade. Mas ainda bem que há outros que não se "cansam" de fazer valer os seus direitos, em especial o de exprimirem livremente a sua opinião.
De forma séria, com mais ou menos humor, pouco ou muito formal, nós os "muralistas" da Internet damos conta das realidades que nos rodeiam, partilhando pensamentos, dando voz a quem tinha pouca ou nenhuma ou mostrando a realidade sob outros ângulos.
Bloggar vai continuar a entusiasmar o criador e o leitor num universo cada vez mais repleto de ideias, assim espero.
Para que a crise não seja a da liberdade de expressão, votos de longevidade para o vizinho ASG.
Os blogues podem cumprir uma função essencial na vivência e identidade de uma comunidade. Quando em Abril de 2004 surgimos na internet (Bustos do Passado e do Presente) logo avançámos com um lema essencial, “canta a tua aldeia e cantarás o mundo.”
Depois deste primeiro ensaio surge o Notícias de Bustos (Maio de 2005) com um grande objectivo; estabelecer laços, trocar informação, falar de Bustos visando uma comunidade espalhada por Portugal e pelo Mundo. Por outro lado pretendeu-se estimular a vivência democrática na nossa terra, porque sem debate de ideias, sem o estímulo ao sentido crítico, sem uma informação constante não há verdadeira democracia. A ignorância e o desconhecimento são inimigos da liberdade e do desenvolvimento.
É como se fossemos um jornal de parede (digital) que estimula a crítica e o debate político sem se envolver em campanhas partidárias. Divulgamos o passado e o presente de uma terra, porque a nossa gente e a sua memória são um património, uma identidade a defender. De um único sectarismo poderemos ser acusados: somos bairristas! Bustos é o nosso tema, quase exclusivo.
Seis anos depois, já perto de cumprir o sétimo aniversário, o balanço é francamento positivo. Neste período publicámos mais de 2 mil posts numa média anual que ultrapassa uma publicação por dia. Hoje, instituições como o Orfeão ou a União Desportiva de Bustos já têm acesso directo ao blogue e fazem as suas publicações sem interferência da administração. A nossa vontade é que outras instituições, incluindo a Junta de Freguesia, também o possam fazer. Queremos que o NB seja uma plataforma partilhada colectivamente pelos vários agentes da nossa comunidade. Em total liberdade e sem dependências económicas ou políticas. Como escrevíamos em Abril de 2004, “a porta está aberta, é só entrar.”
A secção de Hóquei do Anadia Futebol Clube dá os PARABENS ao blog Anadia Sem Gente pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver no seio desta comunidade, o qual assume grande importância não só por divulgar eventos culturais e desportivos, mas também por apontar o que melhor e pior se faz e existe no município.
Muito obrigado também por se preocuparem com a nossa causa do Hóquei em Patins em Anadia, que ainda está numa fase quase embrionária e que necessita de todo o apoio, para se poder desenvolver e afirmar, como é nossa pretensão.
Blog ASG, muito obrigado pelo vosso trabalho e parabéns pelo 2º aniversário.
O ASG, no âmbito do seu aniversário, lançou um desafio a outros blogs (e também à imprensa) para que o dia de hoje fosse um dia sobre a blogosfera. Ao longo do dia iremos postar os textos que nos chegaram e aqueles que ainda possam vir a chegar.
Aproveitamos para, desde já, agradecer à Gloria Ishizaka o seu contacto e os votos de parabéns e de sucesso que nos endereçou (ainda antes de fazermos o post de aniversário).
Paulo Portas estará hoje à noite, pelas 20h30, no Museu do Vinho.
A visita do líder do CDS-PP prende-se com a apresentação do Documento de Orientação Política, no âmbito da campanha à presidência do CDS-PP (IV Directas 2011).
A autarquia de Anadia entendeu avançar com os trabalhos de requalificação do Estádio Municipal, mas ainda não tem quaisquer garantias que os mesmos venham a ser financiados. Um risco calculado e assumido pela Câmara Municipal de Anadia, como confessou ao nosso jornal Litério Marques, presidente da edilidade. “A candidatura foi feita mas não temos qualquer certeza que as obras do Estádio Municipal venham a ser co-financiadas”, disse o autarca, acrescentando que “estamos conscientes que o momento não é o melhor para podermos ter expectativas elevadas, é um risco que assumimos porque efectivamente trata-se de um empreendimento que há muitos precisava de obras, e queremos continuar a oferecer um complexo desportivo de qualidade aos nossos munícipes, não podíamos esperar mais tempo”.
O grupo angolano Prébuild, SGPS, adquiriu no início do ano a empresa de cerâmica Goldcer, sediada na Malaposta. A holding já detinha, em Ílhavo, a Extruverde, que actualmente se denomina de Prébuild Alumínios.
Mais recentemente, os angolanos acabaram mesmo por comprar o Grupo Levira (grupo ao qual pertencia a Goldcer). O negócio, que foi concluído esta semana, envolve oito das dez empresas do Grupo, seis portuguesas e duas estrangeiras.
De fora do negócio ficou a Gráfica Ideal e a Levimpex por não se coadunarem com a estratégia da Prébuild.
O grupo angolano tem ainda investimentos recentes no Brasil.
O título do JN sobre o Pólo Escolar de Anadia: «Escola de sonho abre em 2012»! Uma escola que vem substituir dois "pesadelos" não é necessariamente de "sonho", pois não?! E só leva 1500 alunos! 2012, "se não houver derrapagens no tempo previsto para a obra"!
Vou esperar para ver...
A Escola Básica e Secundária de Anadia - que vai substituir as actuais Secundária e EB 2,3 - deverá acolher alunos em 2012. As obras, que custarão 16 milhões de euros - arrancam em Março. Alunos, professores e Câmara estão perto de ver concretizado um sonho.
O director do Agrupamento de Escolas de Anadia, Luís Santos, apelidou-a de "sonho antigo". O presidente da Câmara, Litério Marques, considerou-a a "melhor escola da zona Centro". São imagens que dão uma ideia da importância e grandeza para o município da Escola Básica e Secundária de Anadia, a infra-estrutura que vai substituir e juntar as actuais Secundária e EB 2,3, que há muito pediam a "reforma" por não terem condições mínimas. Segundo a previsão da Parque Escolar - empresa pública responsável pela modernização da rede de escolas secundárias e outras afectas ao Ministério da Educação e que vai investir 16 milhões de euros na escola de Anadia - a escola deverá estar pronta em Setembro de 2012.
Se não houver derrapagens no tempo previsto para a obra (18 meses após o início previsto para Março próximo), os cerca de 1200 alunos que habitualmente frequentam a Secundária de Anadia (800) e a EB 2,3 (400) vão iniciar o ano lectivo 2012/13 nas novas instalações localizadas junto ao campus desportivo de Anadia.